Músicas que marcaram a memória - versão cinema (parte I)


Há certas músicas que fazem parte da trilha sonora de filmes e ficam no imaginário popular. Às vezes, nem mesmo lembramos de onde conhecemos a canção, mas logo nos empolgamos e começamos a cantar.

Fiz uma lista de algumas músicas que marcaram a minha memória e, muito provavelmente, de várias pessoas. Com certeza não conseguirei colocar em apenas uma lista tudo o que eu quero, então esta será apenas a primeira parte. A ordem não tem a ver com nenhum tipo de classificação que fiz. Só fui colocando à medida que lembrei.

1. The Power of Love - Huey Lewis & the News (De Volta para o Futuro)


Tá, ok, De Volta para o Futuro é o meu filme preferido. Assumo. Maaas, essa música é realmente ótima e empolgante! Para quem gosta do estilo dançante tão propagado nos anos 80, vale a pena colocar The Power of Love na playlist.

2. I Say a Little Prayer - Dionne Warwick (O Casamento do Meu Melhor Amigo)


Provavelmente o meu momento preferido do filme. A música, que também foi regravada pela Aretha Franklin e zilhões de pessoas, é iniciada pelo personagem de Rupert Everett, mas depois passa a ser cantada por quase todos que estão na mesa. Mas o que são a Julia Roberts e o Dermot Mulroney no meio dessa cantoria, não é? Que climão tenso! 

3. Can't Take My Eyes off You - Frankie Valli (10 Coisas que Eu Odeio em Você)



Para prosseguir a sequência de músicas interpretadas pelo próprio elenco e outra canção com trocentas regravações: 10 Coisas que Eu Odeio em Você! O maravilhoso Heath Ledger, que faz uma tremenda falta, marcou toda uma geração ao interpretar Can't Take My Eyes off You no filme adolescente.

4. Girl, You'll Be a Woman Soon - Urge Overkill (Pulp Fiction - Tempo de Violência)



A clássica cena em que Mia Wallace (Uma Thurman) tem uma overdose de cocaína, enquanto Vincent Vega (John Travolta) fala consigo mesmo no banheiro. A melodia, a letra, a dança, as expressões, ahhh... TUDO! Toda a composição é maravilhosa. Essa música (principalmente na cena) me envolve de uma forma absurda.

5. Stand By Me - Ben E. King (Conta Comigo)


Um clássico da Sessão da Tarde! Na minha opinião, um dos mais belos filmes sobre amizade. Para completar, a música tema é a linda Stand By Me, que foi regravada até pelo John Lennon (mas eu prefiro a versão original). Para quem já viu Stranger Things, a série faz várias referências ao longa-metragem. Só de assistir o vídeo, já dá para perceber algumas.

6. The Goonies 'R' Good Enough - Cyndi Lauper (Os Goonies)


Continuando na vibe de filmes sobre crianças/aborrecentes/adolescentes, outro clássico: Os Goonies. Como se não bastasse ser um filmaço, a música tema é da Cyndi Lauper, maior DIVA dos anos 80 - que, como de costume, arrasa também no clipe, que conta com a participação do elenco e cenas do longa-metragem. Vejam o vídeo, vejam Os Goonies! <3

7. Ghostbusters - Ray Parker Jr. (Os Caça-Fantasmas)


Who you gonna call? GHOSTBUSTERS! Como não se empolgar com essa música, ao lembrar dos caça-fantasmas? Logo me vem a imagem do "Slimer" na mente. Anyway... I ain't afraid of no ghost. (mentira)


8. Eye of the Tiger - Survivor (Rocky III)



TAN TAN-TAN-TAN TAN-TAN-TAN... Já dá vontade de golpear o ar, lembrando do Sylvester Stallone. A música foi encomendada exclusivamente para o filme Rocky III, mas também tocou em outras produções, e se tornou o mais famoso hit da Survivor. De qualquer forma, super recomendo conferir a discografia da banda.

9. I Don't Wanna Miss a Thing - Aerosmith (Armagedom)


I don't wanna close my eyes, I don't wanna fall asleep, 'cause I'd miss you, baby... Aí está uma música que quem já amou de verdade, em algum momento, deve ter se identificado com a letra. Só de ouvi-la para colocar no post, meus olhos encheram de lágrimas. A canção foi estreada na trilha sonora do filme sobre um possível fim do mundo e, logo de cara, foi para o topo da Billboard Hot 100.

10. Iris - Goo Goo Dolls (Cidade dos Anjos)



Essa música é definitivamente de partir o coração! Para quem já viu o filme, então... Aí que fica mais emocionante ainda.  Quem não viu, por favor, veja. Mas saiba que é daqueles feitos para chorar muito. "Iris" também foi escrita originalmente para a trilha sonora de Cidade dos Anjos.

11. Cruisin' - Huey Lewis e Gwyneth Paltrow (Duets - Vem Cantar Comigo)



Filme bem mediano, mas Cruisin' se tornou um dos hinos dos karaokês mundo afora. Eu gosto bastante dela, e vivia fazendo duetos no colégio. E que subtítulo desnecessário é "Vem Cantar Comigo", né? Enfim, "let the music take your mind"...

12. Footloose - Kenny Loggins (Footloose - Ritmo Louco)



Filme e música clássicos dos anos 80. Essa toca em toda festa dedicada à década, que eu costumo ir. É super empolgante e tem toda uma coreografia legal de dançar.

13. What a Feeling - Irene Cara (Flashdance)



O que é a Jennifer Beals dançando nesse filme, minha gente? A Alex (Flashdance) e a Bette (The L Word) são minhas personagens preferidas da atriz. Ela arrasa! WHAT A FEEEELING!

14. (I've Had) The Time of My Life - Bill Medley e Jennifer Warnes (Dirty Dancing - Ritmo Quente)


Caramba, brasileiro ama colocar "ritmo" em subtítulos, hein? Essa música, essa cena, essa dança, o Patrick Swayze... Como não lembrar?

15. Unchained Melody - Righteous Brothers (Ghost: Do Outro Lado da Vida) 



Já que citei o Patrick Swayze anteriormente, não posso deixar Ghost de lado. Filme emocionante. Música emocionante. Atuações emocionantes. Tudo emocionante. Lágrimas. Patrick, volta! </3

16. Don't You (Forget About Me) - Simple Minds (Clube dos Cinco)


Outra música que toca em todas as festas de homenagem aos 80s. Sempre que escuto, lembro dos "passinhos" de dança feito pelos cinco personagens. Tudo bem que essa não é a canção que toca enquanto eles dançam, mas "Don't You (Forget About Me)" é a música que marcou Clube dos Cinco. Ele é um dos melhores filmes com temática high school americana, na minha opinião. E é do John Hughes!

17. Twist and Shout - The Beatles (Curtindo a Vida Adoidado)


John Hughes novamente! O nome do diretor/roteirista/produtor é "marca registrada" no que se refere a filmes que retratam a vida adolescente na década de 80. Eu definitivamente não consigo decidir se gosto mais de Curtindo a Vida Adoidado ou Clube dos Cinco, inclusive. Enfim, a cena em que Ferris, o personagem principal, interpreta Twist and Shout é ÓTIMA! Ah, para quem nunca viu, a cena pós-credito de Deadpool é uma super referência ao longa-metragem.

18. Take My Breath Away - Berlin (Top Gun - Ases Indomáveis)


Mais um filme que exalta a guerra, com competição de egos e romance de fundo. Mas essa música... Ela, sim, é uma delícia! Acho interessante analisar os papéis do Tom Cruise novinho, no início da carreira, e comparar com os trabalhos mais recentes.

19. Stayin' Alive - Bee Gees (Os Embalos de Sábado à Noite)


John Travolta arrasando na ~discoteca~, passos de dança dos anos 70, Bee Gees. Precisa falar mais?

20. I Will Always Love You - Whitney Houston (O Guarda-Costas)



Uma das maiores perdas para o mundo musical, uma das vozes mais lindas da história. E quem não conhece essa música, não é mesmo? SÉRIO, ESSA VOZ É DE OUTRO MUNDO, SÓ PODE!

21. Singin' In the Rain - Gene Kelly (Cantando na Chuva) 


Cena SUPER clássica da história do cinema. Música deliciosa de ouvir e cantar. Ver a interpretação do Gene Kelly, os passos, os sapateados e todo o resto é sempre uma ótima experiência. E, claro, não posso deixar de lembrar do filme Laranja Mecânica, no qual o personagem Alex canta "Singin' In the Rain" enquanto pratica atrocidades.

22. My Heart Will Go On - Céline Dion (Titanic)


Nem consegui ouvir até o final. Essa música é de partir o coração. LINDA!

23. That Thing You Do! -  (The Wonders - O Sonho Não Acabou)


Estreia de Tom Hanks na direção e roteiro de um filme (ele também está no elenco). Essa é para levantar e dançar. Acho uma delícia de música! Com certeza, The Wonders é um dos meus "one hit wonders" - termo usado para designar cantor (a)/banda que emplacou somente um hit - preferidos.

24. Over the Rainbow - Judy Garland (O Mágico de Oz)


Música escrita especialmente para destacar a voz talentosa de Judy Garland, no papel de Dorothy. Se tornou uma das músicas mais conhecidas da década de 30. Também amo a versão na voz do cantor Israel Kamakawiwo'ole.

25. Johhny B. Goode - Chuck Berry (De Volta para o Futuro)


Para terminar que nem comecei: Marty McFly! Essa é minha cena preferida de toda a trilogia e, também, minha cena preferida de todos os tempos. As caras e bocas, assim como toda a interpretação, do Michael J. Fox são maravilhosas. É muito bom ver o Marty tocando e cantando empolgado, e a plateia observando com expressões assustadas. Enfim, eu sou obcecada por Back to the Future, desculpa.

Muitas outras músicas surgiram na minha mente, mas vou parar na 25ª, para não ficar muito cansativo. Sério, se eu for colocar tudo aqui, vai ficar um trem imenso. Não tem condição! Em breve, volto com a parte dois e, quem sabe, também com uma terceira. 

Quais músicas que fazem parte da trilha sonora de algum filme são as preferidas de vocês? Contem para mim, vai! <3

P.S.: Também vou fazer listas exclusivamente de músicas instrumentais, de filmes de animação e de musicais, portanto, deixei de colocar várias aqui.



Abraços calorosos,
Deborah

Escrito por Unknown

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)