O Dia do Atentado


Depois de 2001, o terrorismo ganhou uma proporção enorme. Todo e qualquer tipo de ataque ao redor do mundo alcança um outro nível de visibilidade e compreensão. Assim, quase 12 anos após o fatídico 11 de setembro os norte-americanos sofreram outro abalo em sua segurança nacional. Duas bombas foram explodidas durante a Maratona de Boston, uma das maiores competições de rua do mundo. O atentado feriu 264 pessoas e causou a morte de três.

A caçada aos culpados se prolongou por dias e não só levou a polícia local e o FBI a se unirem como também a população de Boston. Captada para as telas, a história de sofrimento, dor e união chega aos cinemas hoje em 'O Dia do Atentado'. 

O filme tem direção de Peter Berg e conta com Mark Walhberg, Michelle Monaghan, John Goodman,  J.K. Simmons, Kevin Bacon, Alex Wolff eThemo Melikidze, no elenco.



A produção se alicerça nos acontecimentos reais vividos por alguns civis naquele dia triste de abril de 2013. Entre eles casais, pais, filhos e profissionais que trabalhavam no local. 

O primeiro ato se propõe rapidamente a apresentar ao espectador o personagem de John Goodman, o comissário Ed Davis, e também o policial Tommy Saunders, vivido por Mark Wahlberg. Enquanto o primeiro é baseado em uma pessoal real, o segundo é a representação de diversos policiais. Ainda nesse primeiro tempo de tela conhecemos o jovem policial Sean Collier (Jake Picking), seu interesse amoroso (Lana Condor), o casal Lisa ( Paige MacLean) e Charlie (Billy Smith) e também o pequeno Leo (Lucas Thor Kelley ) e seu pai Steve (Dustin Tucker), o intercambista chinês Du Meng (Jimmy O. Yang), além da esposa de Saunders, Carol, vivida por Michelle Monaghan e ainda o sargento Jeffrey Pugliese (J.K. Simmons) e sua esposa Connie (Martine Assaf). 

A estas imagens também são unidas as primeiras aparições dos irmãos Tsarnaev, Dzhokhar (Alex Wolff) e Tamerlan (Themo Milikdze), em casa assistindo a videos de suas células terroristas. No espaço também vive Katherine Russel (Melissa Benoist) esposa e mãe do filho de Tamerlan. 

Quando começa a caminhar, a película leva o espectador para o dia da Maratona e prepara o público para apresentação de um dos conflitos principais: as explosões. Logo o ocorrido pede que o filme se movimente por outros lugares. Faz os personagens se perceberem, se conectarem e os une de forma comum neste tipo de dor. Há desespero tanto para salvar os feridos como para achar e identificar as vitimas fatais. E tudo ganha um novo olhar quando o governador Deval Patrick (Michael Beach) e o FBI chegam a conclusão de que é melhor declarar estado de alerta na cidade e parar todo o comércio, as escolas e etc para encontrar os responsáveis.



Sim, ''O Dia do Atentado'' é altamente tendencioso, nacionalista e emotivo. Sua tentativa de cinema não é exatamente ruim, mas cai no erro de misturar ficção com realidade 'em exagero'. Se atentar a isto quando chegar ao final da película. Parte quase sempre separada para que as pessoas reais apareçam e falem segundos sobre o ocorrido. Só que os segundos viraram minutos longos.

Trailer


O longa traz imagens reais para deixar a trama ainda mais interessante. Sabe usar todos os seus personagens para chegar ao sucesso da operação. Incrementa ação, drama, suspense e até uma pitada de comédia, mas ao todo se faz apenas em cima da tragédia.

A trilha sonora é assinada por Trent Reznor e Atticus Ross e ajuda a empregar os atos mais fortes. Só não melhora muito a linguagem batida do filme.
Ficha Técnica: Patriots Day, 2017. Direção: Peter Berg. Roteiro: Peter Bergm, Matt Cook, Joshua Zetumer, Paul Tamasy e Eric JohnsonElenco: Mark Wahlberg, John Goodman, Kevin Bacon, Jimmy O. Yang, Jake Pickin, Melissa Benoist, J.K Simmons, Michelle Monaghan, Alex Wolff, Themo Melikidze, Michael Beach, Billy Smith e Paige MacLean. Gênero: Suspense, Drama. Nacionalidade: EUA. Trilha Sonora Original: Trent Reznor e Atticus RossFigurino: Virginia Johnson. Fotografia: Tobias A. Scliessler. Edição: Gabriel Fleming e Colby Parker Jr..  Distribuidora: Paris Filmes. Duração: 02h40min.
Definição de patriotismo, você verá aqui.

Avaliação:  Dois baldes cheios de bandeiras e setenta e cinco olhares de comoção (2,75/5).

Classificação: 14 anos


Hoje nos cinemas!

See Ya!


B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)