Como Treinar Seu Dragão 3


O canadense Dean DeBlois iniciou sua saga com a série 'Como Treinar Seu Dragão' em 2010, mas antes do conjunto de filmes que dirigiu e roteirizou da franquia foi responsável pela direção do fofinho 'Lilo & Stich' (2002) e também participou da mesa de roteiro de 'Mulan' (1998).

Ganhador de inúmeros prêmios na área de animação, DeBlois também chegou a ser indicado ao Oscar pelas adaptações que realizou da série de livros criada por Cressida Cowell onde um menino da era viking faz amizade com um dragão de espécime única e tem uma vida cheia de aventuras ao lado de seus amigos e familiares.

Esta quinta-feira (17), essa linda e emocionante trama chega a sua conclusão com a chegada do terceiro filme da série aos cinemas e, desta vez, Soluço e Banguela enfrentam juntos um de seus maiores desafios juntos, o de amadurecer e constituir uma família.

Trailer

O primeiro grande contratempo na vida de Soluço (voz do ator Jay Baruchel no áudio original) foi transformar a visão deturpada na qual seu povo, os Vikings da ilha de Berk, nutria sobre os dragões. Afinal, eles caçavam todas essas feras e matavam sem nenhuma dó ou piedade para evitar sofrer o mesmo. Filho do chefe do lugar, o grandalhão Stoico (voz do escocês Gerard Butler), o garoto teve que se provar tanto como um verdadeiro guerreiro tanto como um filho obediente e ele fez melhor e mudou a forma como todos ali viviam e passaram da imagem de matadores a protetores daqueles que uma vez foram seus inimigos. Além disso, Soluço fez uma linda amizade com o dragão fúria da noite 'Banguela'.

Anos mais tarde, a dupla Soluço e Banguela enfrentariam o temido e grotesco Drago Bludvist (voz de Djimon Houson). O homem buscava controlar todas as feras do mundo e o jovem viking contou com a ajuda de sua mãe, Valka (voz de Cate Blanchett), que ele encontrou zelando por milhares de novas espécies de dragões, lutou bravamente e defendeu seus amigos de Bludvist. Ainda que seu coração ficara ferido, pois o pai de Soluço não resistiu a batalha.

Nesta nova e final peripécia, Soluço quer colocar em prática seu grande sonho de achar uma ilha onde os dragões possam viver em paz e sem nenhum medo da vida humana. A vontade fica ainda maior quando o matador de fúrias da noite Grimmel (voz de F. Murray Abraham) está procurando por seu amigo Banguela e todos os outros dragões. Incrivelmente, uma fúria da luz, espécie fêmea  da raça, aparece para jogar charme e encantar Banguela. Soluço também é surpreendido pelos pedidos de seu povo de que tenha uma esposa e lidere seu povo com mais firmeza. E pode ser que ele e Astrid (voz de America Ferrera), se entendam. Seu bando,  Ruffnut (voz da atriz e comediante Kristen Wiig), Tuffnut (voz de Justin Rupple), Snotlout (voz de Jonah Hill), Fishlegs (voz de Christopher Mintz-Plasse), claro também estará presente em todos os momentos de ação.



'' - Esta é a ilha de Berk, filho. E é meu trabalho como líder nos proteger. Um dia você crescerá e esta será a sua função. Mais além, logo após onde vemos o sol se por, está a casa dos dragões e acredito que é seu destino achar este lugar escondido para que assim dragões e humanos não lutem mais. ''
'Como Treinar Seu Dragão 3' entrega muita sensibilidade e inteligência - talvez até mais que os longas que o precedem. O crescimento de Soluço se evidencia e sua luta contra os maus tratos a dragões toma um rumo que talvez nem ele esperava, mas como mostrado em flashbacks em uma conversa ainda pequeno com o pai, fosse seu destino.

Seus amigos e sua mãe estão ali ao seu lado o dando força para liderar e ele continua a libertar dragões onde quer que vá, como é mostrado logo nas cenas iniciais. Algo que foi construído com calma nos filmes anteriores, cresce aqui, que é seu relacionamento com Astrid e isto reformula sua situação com Banguela. Mas este também aos poucos se encontra na trama já que forma um par romântico na metade dela

Soluço (Baruchel) e Astrid (Ferrera) e os dragões

Como o roteiro consegue surpreender, pouco se liga para algumas fragilidades que aparecem na tela. O caminhar do filme prende sim a atenção do espectador e caso crianças mais sensíveis fiquem impressionadas durante a sessão, será apenas pela preocupação com os seus personagens queridos e um abraço fraterno dos pais pode ajudar.

A trilha sonora assinada por John Powell é inteiramente bem ajustada a cadência da aventura e todo o aspecto do técnico da animação vem ainda melhor.  Traços, efeitos, gestos, tudo convence. E temos um visual perfeito aqui.

Só pra fechar, não esqueçam de assistir o vídeo hilário em que banguela faz um teste de cena com o ator Kit Harrington. A estrela de Game Of Trones dá a voz ao persongem 'Eret', na versão legendada. (video).


Ficha Técnica


Título original: How To Train Your Drangon: The Hidden World, 2019. Direção e Roteiro: Dean DuBlois. Vozes originais: Gerard Butler, Cate Blanchett, Jonah Hill, Kit Harington, Kristen Wiig, Jay Baruchel, Christopher Mintz-Plasse, America Ferrera, F. Murray Abraham, Craig Ferguson, AJ Kane, Justin Rupple, Ölafur Darri Ólafsson. Gênero: animação, família, aventura. País: Estados Unidos. Edição: John K. Carr. Supervisor de animação: Sean Sexton. Departamento de arte: Matt Flynn, Iuri Liol, Tron Mal e Floriane Marchix.. Diretor de Fotografia: Gil Zimmerman. Compositor: John Powell. Distribuição: Universal Pictures. Classificação etária: a partir de nove anos. Duração: 01h34min.


O longa não ganhou subtítulo como seu nome original 'Hidden World' - que na tradução literal é algo como 'Mundo Escondido' - e aparece apenas como o terceiro filme da série "Como Treinar Seu Dragão''. De qualquer forma, ele é sim uma ótima opção para as férias em família.

AvaliaçãoQuatro viagens ao mundo desconhecido (4/5 ).

17 de janeiro nos cinemas

See Ya!


B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)