Espirito de Família, de Éric Besnard


Imaginem um croissant, bem leve, amanteigado, daqueles bem suaves e perfumados, que te fazem suspirar as papilas gustativas: é exatamente o que você sentirá se deliciando ao assistir a este filme! Com duração de 90 minutos apenas, esta comédia dramática francesa do diretor Éric Besnard é de uma sutileza necessária. Ambientada numa bela casa de praia, digna das páginas de revistas de decoração (bom gosto europeu, claro!), a estória mostra as atribulações de uma família depois que o patriarca morre. Um dos filhos, escritor de romances totalmente apático em sua existência privada, começa a ver e conversar com o pai falecido e nesses diálogos começa a se abrir para a vida e restabelecer contato com os parentes, em situações cômicas e dramáticas ao mesmo tempo e que te fazem chorar feliz ou até rir triste.

Essa família peculiar é composta pelo pai falecido hedonista Jacques, interpretado pelo ator François Berléand, pela mãe excêntrica Marquerite, vivida por Josiane Balasko, pelo filho apático romancista Alexandre, vivido pelo excelente ator Guillaume de Tonquédec, e pelo segundo filho frustrado e agenciador de atletas Vincent, papel do ator Jérémy Lopez. Família grande, ainda temos um neto, noras, atletas visitantes, etc. Muita gente para muita confusão e várias situações hilárias.

Trailer


Ficha Técnica

Título original e ano: L'Esprite de Famille, 2019.  Direção e roteiro: Érica Besnard. Elenco: François Berléand, Josiane Balasko, Guillaume de Tonquédec, Jérémy Lopez,  Isabelle Carré, Émille Caen, Papi Tokotuu, Maria-Julie Baup, Jules Gauzelin, Hugues Jourdain. Gênero: Comédia, Drama. Nacionalidade: França. Trilha Sonora Original: Christophe Julien. Fotografia: Jean-Marie Dreujou. Edição: Christophe Pinel. Distribuição: A2 Filmes. Duração: 1h30min.

Essas situações cômicas não dispensam discussões importantes. O roteiro incorpora, entre seus diálogos divertidos e cenas esdrúxulas de diálogo pós-morte, menções delicadas a paternidade ausente, suicídio, depressão, loucura, infidelidade, solidão, etc. Não esqueçam que é um filme francês, então terá uma quantidade enorme de diálogos adultos e discussões de relações, mas tudo muito leve e delicado, naturalmente incorporado à comédia. E o desdobrar das relações familiares, com as mudanças provocadas pela ausência paterna, é libertador. Aplaudimos a segunda chance que a vida está dando a personagens tão simpáticos, todos terminando melhores do que o vimos ao começo do drama.


A fotografia e a cenografia são lindas! Dá uma super vontade de ir morar nessa casa de praia... Os aspectos técnicos do filme são excelentes. As cenas ao livre, na casa, nas estradas, são muito bem conduzidas. Os diálogos são ternos e cômicos, percebe-se que a família se ama muito, só não percebeu isso ainda. E um morto peladão e dançarino é que revela isto, em um texto saboroso igual a um croissant francês.

É muito provável que o público gostará bastante da película e é uma das super recomendações da semana. Afinal, filmes adultos que tratam com leveza temas importantes despertam sentimentos 'feel good' e são muito bem vindos.

Nota:8/10.

DISPONÍVEL NAS PRINCIPAIS PLATAFORMAS DIGITAIS

Escrito por Marcelino Nobrega

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)