Vem ai o Festival Varilux de Cinema Francês 2020

O ano de 2020 não foi fácil para ninguém, muito menos para o cinema, mas ainda assim a união de muita gente fez com que ele encontrasse palco em plataformas de streaming ou em pré-estreias exclusivas em canais da tevê fechada. Festivais também tiveram que se reinventar e muitos serão lembrados por sua resistência e perseverança.

O Varilux, festival voltado para a apresentação da produção francesa é um dos mais renomados no Brasil, e, durante a pandemia, disponibilizou cerca de cinquenta filmes para o público assistir na plataforma LOOKE sem cobrar nada e por um período de quatro meses. Com a reabertura das salas, a equipe organizadora conseguiu estabelecer a programação de 2020 e o evento que, geralmente, acontece ao meio do ano se dará então de 19 de novembro a 3 de dezembro com uma lista que contém o clássico ''Acossado'', de Jean Luc-Godard, em homenagem aos 60 anos da Nouvelle Vague, e também dezessete produções, lançadas em 2019 ou com lançamento para 2020.  Entre elas:

Verão de 85” (Eté 85), de François Ozon;

DNA” (Adn), de Maïwenn;

Minhas férias com Patrick” (Antoinette Dans Les Cévennes), de Caroline Vignal;

Slalom” (Slalom), de Charlène Favier, 

Gagarine” (Gagarine), de Fanny Liatard e Jérémy Trouilh.

Além de filmes que receberam prêmios em no Festival de Berlim, César (o Oscar francês) e na  Fondation Gan pour le Cinéma como:

Apagar o Histórico” (Effacer l'historique), de Benoît Delépine e Gustave Kervern;

“Belle Epoque” (La Belle Époque), de Nicolas Bedos,

A famosa invasão dos ursos na Sicília” (La fameuse invasion des ours en Sicile), de Lorenzo Mattotti.

Vinheta


Ah, e claro teremos também longas que foram sucesso de bilheteria na França. São Eles:

Sou Francês e Preto” (Tout Simplement Noir), de Jean-Pascal Zadi e John Wax;

“Minhas Férias com Patrick”, de Caroline Vignal, 

"Meu Primo" (Mon Cousin), de Jan Kounen.

Carinhas conhecidas também vão dar as caras no festival. A maravilhosa e necessária atriz Juliette Binoche estará no Varilux como protagonista de “A Boa Esposa”(La Bonne Épouse)de Martin Provost. Já o quase brasileiro Vincent Cassel poderá ser visto em Mais que Especiais” (Hors Normes) de Eric Toledano e Olivier Nakache, diretores dos aclamados “Os Intocáveis” e “Samba” que também estiveram em edições passadas do Festival.  Roschdy Zem, outro que volta e meia aparece na lista do Varilux estará em dois filmes: “Persona non grata” e “A Garota da Pulseira” (La fille au bracelet) O ator Jérémie Renier integra o elenco de Slalom, produção que acaba de estrear na França.


Para alegrar ainda mais a vida dos fãs do audiovisual francês, o evento trará como atividade paralela gratuita, uma mostra com oito filmes de cineastas integrantes da Nouvelle Vague e palestra on-line com Jean-Michel Frodon, crítico e ex-diretor do Cahiers du Cinéma, sobre o movimento francês que teve início no fim da década de 1950.

Outra boa iniciativa dentro do festival será a sessão online do filme “Sou Francês e Preto”, de Jean-Pascal Zadi e John Wax, que ocorre no próximo dia 20 de novembro (sexta-feira), às 18h para homenagear o dia a Consciência Negra. A exibição será gratuita e seguida de bate-papo, às 19h30m.  O cineasta e crítico de cinema Clementino Jr. media a conversa que conta com a participação do cineasta Joel Zito Araújo; da pesquisadora e coordenadora do FICNE (Fórum Itinerante de Cinema Negro) Janaína Oliveira e do ator, diretor e roteirista Alberto Pereira Jr..

Devido a pandemia, o debate ocorrerá de forma remota e terá transmissão simultânea no Facebook (link aqui) e no YouTube (link aqui). Não é preciso pagar nada ou se inscrever para assistir o bate-papo que será transmitido pelo YouTube e Facebook e o público poderá ainda enviar perguntas pelo chat ao vivo

Quer participar da sessão? se inscreva no link abaixo:

https://www.eventbrite.com.br/e/sessao-sou-frances-e-preto-festival-varilux-de-cinema-frances-2020-tickets-129484133529 

A exibição do filme será legendada e terá liberação aos primeiros 300 inscritos e os contemplados receberão, no dia 20/11, um link com senha para acesso pelo vimeo.



Sinopse: JP, um ator mal-sucedido de 40 anos, decide organizar o primeiro grande protesto pela causa negra na França, mas seus encontros, muitas vezes burlescos, com personalidades influentes da comunidade e o apoio entusiasta de Fary, o fazem hesitar entre o desejo de estar à frente dos palcos e seu engajamento enquanto militante.

Realizado pela produtora Bonfilm e com patrocínio principal da Essilor/Varilux, além do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura; a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura. Outros parceiros importantes são a rede das Alianças Francesas em todo Brasil, a Embaixada da França no Brasil, as distribuidoras dos filmes - Bonfilm, Bretz/ MyMamma, California Filmes, Diamond Films, Vitrine Filmes e Zeta Filmes - e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial.

SERVIÇO

Festival Varilux de Cinema Francês 2020

Datas: 19 de novembro a 3 de dezembro

Os valores dos ingressos são os praticados por cada rede exibidora

Cidades confirmadas até 10.11:


Aracaju (SE), Araçatuba (SP), Balneário Camboriú (SC), Barueri (SP), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Botucatu (SP), Brasília (DF), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Caxias do Sul (RS), Cotia (SP), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Indaiatuba (SP), Jaboatão dos Guararapes (PE), João Pessoa (PB), Jundiaí (SP), Londrina (PR), Maceió (AL), Manaus (AM), Maringá (PR), Natal (RN), Niterói (RJ), Pelotas (RS), Petrópolis (RJ), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande (RS), Salvador (BA), Santos (SP), São Luís (MA), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP), Sorocaba (SP), Teresina (PI), Vitória (ES) e, Vitória da Conquista (BA).

 

Novas cidades e os cinemas participantes podem ser conferidos no site

http://variluxcinefrances.com/2020


See Ya!



B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)