Chacrinha, O Velho Guerreiro | Assista no Telecine


As cinebiografias têm se consolidado como um dos gêneros cinematográficos mais populares no Brasil. Ainda que as comédias continuem sendo as responsáveis por lotarem as sessões de filmes nacionais, produções cujos roteiros são inspirados na vida de personalidades reais continuam chamando bastante atenção do público e rendendo boas cifras em bilheteria. Ou, pelo menos, é o que sugere a grande quantidade de filmes deste tipo que estreiam nos cinemas brasileiros ano após ano, sem que se note um esgotamento da fórmula.

A Globo Filmes é responsável por coproduzir boa parte das cinebiografias do cinema nacional, tendo levado para as telonas adaptações da vida de celebridades como Elis Regina, Cazuza e Chico Xavier. Denominador comum a estes longas, opinião de parte do público e da mídia especializada, é uma suposta superficialidade dos fatos retratados, uma vez que a estrutura fílmica de cerca de duas horas nem sempre é suficiente para cobrir de forma satisfatória (ou justa) décadas de acontecimentos na vida de uma pessoa pública.


Este acaba por ser justamente o caso de Chacrinha: O Velho Guerreiro, filme de Andrucha Waddington que ficcionaliza a polêmica carreira do comunicador brasileiro Abelardo Barbosa, mais conhecido por seu apelido que dá título ao filme. Lançada 30 anos após a morte do apresentador, a obra acompanha desde sua chegada conturbada ao Rio de Janeiro e o início de sua trajetória no Rádio, ainda na juventude, até sua velhice como grande showman da TV brasileira. Nesta compilação de episódios marcantes da vida do artista (expostos de forma efetiva, mas não necessariamente coesa), ele é mostrado como figura ora cativante, ora controversa; querido pelo público, mas fonte de dor de cabeça para produtores de TV, com quem constantemente tinha atritos por causa de suas ideias extravagantes e ousadas para a época. Tamanha dedicação em imprimir sua personalidade a seu trabalho foi tornando cada vez mais difícil de separar Abelardo de Chacrinha.

É nesse momento que o longa ganha um tom mais sério. Entre dramas familiares, mudanças de emissoras, censura pela Ditadura Militar e problemas de saúde que o afastaram da TV, a má fase da vida de Chacrinha é retratada sem que se aprofunde em nenhum destes acontecimentos ou personagens. A peça central é realmente o protagonista, Chacrinha. Com muita simpatia e sagacidade quando jovem, interpretado por Eduardo Sterblitch, e como o Velho Guerreiro da TV, interpretado magistralmente por Stephan Nercessian. Por vezes é possível se esquecer de que não se trata do verdadeiro Chacrinha em tela. Parte desta magia também se deve ao ótimo trabalho de reconstituição da época, que reproduz tanto a ambientação do Rio de Janeiro nos anos 1930 e 1940 quanto dos programas de auditório apresentados pelo artista na TV.


A abordagem um tanto simplista do roteiro não chega a ser um demérito, uma vez que o filme visa mais homenagear o comunicador e entreter do que em ser uma obra com profunda fidelidade histórica. Esta é uma responsabilidade do documentário Chacrinha – Eu Vim para Confundir e Não para Explicar (ler os comentários aqui), um ótimo complemento para quem quer conhecer mais da história desta figura imortal da cultura brasileira. Se depender destas duas obras, o legado de Abelardo Barbosa ainda será lembrado com carinho pelo público por várias gerações.

Trailer



Ficha Técnica
Título original e ano: Chacrinha, O Velho Guerreiro, 2018. Direção: Andrucha Wadington. Roteiro: Carla Faour, Cláudia Paiva, Júlia Spadaccini. Elenco: Stepan Nercessian, Eduardo Sterblitch, Carla Ribas, Rodrigo Pandolfo, Criolo, Ney Matrogrosso, Gianne Albertoni, Marcelo Serrado, Antônio Grassi. Gênero: Drama, Ficção. Nacionalidade: Brasil. Trilha Sonora Original: Gabriel Ferreira, Felipe Kim e Antonio Pinto. Fotografia: Fernado Young. Direção de Arte: Rafael Targat. Edição: Thiago Lima e Sérgio Mekler. Figurino: Marcelo Pies. Distribuição: Paris Filmes e Downtown Filmes. Duração: 01h54min.

DISPONÍVEL NO TELECINE.

Escrito por Petterson Costa

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)