A Crônica Francesa | Abertura | 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

 

A 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em 2021 realizou sua abertura de uma maneira inédita. Em nove salas de cinemas de São Paulo, em paralelo e às 20 horas, com filmes diferentes e ansiosamente esperados, deu-se o pontapé inicial nesse evento tão importante no cenário cultural nacional. Tive o prazer de estar numa das salas do Espaço Itaú, do Shopping Frei Caneca, nesta noite tão especial, assistindo o novo filme do diretor Wes Anderson, A Crônica Francesa

Após os discursos iniciais comuns a uma abertura, em que falaram os organizadores e patrocinadores destacando a importância da cultura, do cinema e de iniciativas culturais como essa, a tela de cinema mais uma vez se iluminou com a vinheta da Mostra e assim começou a exibição, marcando o retorno, com toda a segurança, do público às salas de cinema, em sequência à imunização por vacinação de uma boa parte da população.

O longa é uma joia de tão bonito. Preto e branco alternando com a palheta de cores suaves tão característica do Wes Anderson, em cenários deslumbrantes e pitorescos de uma cidade provinciana francesa fictícia, com atuações propositadamente anti-naturais de um elenco estelar que traz Owen Wilson, Timothée Chalamet, Frances McDormand, Christoph Waltz, Léa Seydoux, Bill Murray, Tilda Swinton, Adrien Brody, Anjelica Houston, Willem Dafoe, Jeffrey Wright, Mathieu Amalric, Rupert Friend, Saoirse Ronan, Bob Balaban, Elisabeth Moss, Edward Norton, Liev Schreiber, Jason Scwartzman e Benicio Del Toro. A película deslumbra pela sua criatividade e originalidade. Fiquei maravilhado com essa abertura!
A saber que ''The French Dispatch Magazine'' é uma revista em território francês criada pelo milionário exilado americano Arthur Howitzer Jr. (Murray). O empresário falece no começo do enredo e, por decisão testamentária, a revista será fechada.  Os jornalistas então preparam sua última tiragem. As estórias que são mostradas na tela são o último número dessa revista, famosa mundialmente por seus escritores.  Os artigos em si são irregulares, o que é esperado pois são cenários e enfoques diferentes, alguns irão impressionar mais que outros, conforme o gosto do espectador. O trecho com a jornalista Lucinda Krementz (McDormand) e o estudante Zeffirelli (Chalamet), para mim, é uma obra-prima indiscutível, o meu preferido. E de cada episódio tive uma impressão diferente.


Ficha Técnica

Titulo original e ano: The French Dispatch, 2021. Direção: Wes Anderson. Roteiro: Wes Anderson, Roman Coppola, Hugo Guinness, Jason Schwartzman. Elenco: Owen Wilson, Timothée Chalamet, Frances McDormand, Christoph Waltz, Léa Seydoux, Bill Murray, Tilda Swinton, Adrien Brody, Anjelica Houston, Willem Dafoe, Jeffrey Wright, Mathieu Amalric, Rupert Friend, Saoirse Ronan, Bob Balaban, Elisabeth Moss, Edward Norton, Liev Schreiber, Jason Scwartzman, Jarvis Cocker, Henry Winkler, e Benicio Del Toro. Gênero: Drama, comédia e romance. Nacionalidade: EUA. Trilha Sonora Original: Alexander Desplat. Fotografia: Robert D. Yeoman. Figurino: Milena Canonero. Direção de arte: Sthéphane Cressend. Edição: Andrew Weisblum. Distribuição: 20th Century Studios. Duração: 01h47 min.

O roteiro vem no formato de sketches, mimetizando uma revista com vários artigos. E nessa defesa e homenagem comoventes da imprensa escrita e da literatura, as estórias mudam no decorrer do filme, com elencos distintos e alternâncias nas escolhas de fotografias e cenários, mas mantendo sempre a beleza e a originalidade da direção. Wes Anderson é um grande diretor, sem dúvida nenhuma. Suas decisões estéticas sempre impressionam pela elegância e inteligência, até animações foram inseridas na película.

O décimo filme da carreira de Anderson esteve na seleção de Cannes 2020 e conseguiu ser ovacionado por nove minutos, após a sua exibição. Além da sua passagem pela MOSTRA SP, está prevista estreia comercial em todo o Brasil para a segunda quinzena de novembro.

Assistam e se deliciem com esta pérola da sétima arte, com seus variados contos e um grupo de atores conhecidíssimo!

Nota: 8,5/10.

Escrito por Marcelino Nobrega

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)