Bob Cuspe - Nós Não Gostamos de Gente


 Se você hoje em dia lê quadrinhos e não sabe quem é Arnaldo Angeli Filho, volte 10 casas no jogo da vida e comece a ler! O brasileiro é um dos mais conhecidos cartunistas que temos e um dos artistas dessa esfera mais íncriveis e contestadores que você vai encontrar! 

O chargista, que trabalha desde os anos 70 em jornais, tem mais de vinte obras publicadas e pode se dizer que sua estante de personagens esbanja um arsenal de diversidade e porra louquice. Bob Cuspe, o protagonista da animação em Stop-Motion ''Bob Cuspe - Nós Não Gostamos de Gente'', que chega esta quinta-feira (11) aos cinemas, é um deles e um dos mais hilários por toda a sua simpatia inversa e uma estranha similaridade com o perfil real da pessoa que o Angeli é. 

Dirigido por Cesar Cabral e com roteiro do mesmo em parceria com Leandro Maciel, a produção conta com a presença ilustre de Laerte, também cartunista e que já trabalhou inúmeras vezes com Angeli, e ainda aparecem Paulo Miklos, Milhem Cortaz, André Abujamra e Grace Gianoukas.


O filme é algo incrivelmente genial, pois mistura a jornada da criatura para encontrar seu criador enquanto este está estafado e vivendo uma crise no trabalho. Assim, temos aqui uma aventura e um documentário, além do tom cômico que sentimos no texto. Bob Cuspe ganha a voz de Milhem Cortaz - encaixe perfeito para um punk sujo ter um falar tão imperativo e rasgado e a voz do ator proporciona isto. Bem, ele está nos seus últimos dias vida, pois Angeli decidiu matá-lo. O punk está jogado em um deserto pós apocalíptico quando encontra os irmãos Kowalski, (voz de Paulo Miklos). Estes últimos são dois homens estranhíssimos e gêmeos que começam a andar com Bob em busca de redenção. 

Enquanto nesse universo existe um roadmovie acontecendo, na vida real Angeli está dando entrevistas e falando um pouco do seu trabalho, dos seus personagens, de como os mata e de todas as suas manias. Ele é aparentemente um 'acumulador', mas diz que só guarda coisas importantes. A parceira aparece falando dele em alguns momentos e até o chama para atender uma ligação da Laerte e ele está recluso, sem querer falar com ninguém. Nossa querida Laerte entre em cena para comentar sobre o amigo e é transformada em uma boneca tão parecida consigo mesma que fica difícil não reconhecer. Óbvio que ela se dubla e temos momentos riquíssimos com o seu jeitinho todo louco e até de cigana ela aparece. 

Outros personagens de Angeli também dão as caras aqui para atormentar Bob Cuspe como Rê Bordosa, mas esta nem de longe o faz. Se Bob diz odiar e talvez até comer gente, seu criador pouco se importa em estar perto dessa categoria também. Até diz que adora a palavra ''escrota'' e a usa para falar que existem ''crianças escrotas, velhos escrotos e etc'' - aliás, se você não leu ''Os Skrotinhos'' procure conhecer!

A trilha musical é preenchida com a fase pauleira da banda Titãs - Cabeça Dinossauro basicamente é um hino e ressoa a todo momento. A ambientação pode ser tida como qualquer metrópole do mundo, mas claramente tem gosto e cheiro de São Paulo. A edição é pontual e a diversão que a animação nos entrega até nos faz querer pedir mais e mais. Dá muito orgulho ver algo tão bem feito e dizer '' esse filme é brasileiro e tudo nele é um espetáculo'', pois ele é bem completo e o espectador dificilmente vai sair da sessão sem ter aproveitado toda a magia que foi construída aqui.

Trailer


Ficha Técnica

Título original e ano: Bob Cuspe - Nós Não Gostamos de Gente, 2021Direção: Cesar Cabral. Roteiro. Leandro Maciel e Cesar Cabral. Vozes deMilhem Cortaz, Paulo Miklos, André Abujamra, Grace Gianoukas e Laerte. Gênero: Animação. Nacionalidade: Brasil. Produção Eexecutiva: Cesar Cabral e Ivan Melo. Direção de Fotografia: Alziro Barbosa. Direção de animação: Thomate. Direção de arte: Daniel Bruson. Bonecos: Olyntho Tahara. Montagem: Eva Randolph. Edição de Som e Mixagem: Confraria de Sons & Chartuos. Trilha Sonora: André Abujamra e Márcio Nigro. Imagem e Efeitos: Quanta Post. Direção de Produção: Anália Tahara. Coordenadora de Produção: Stephanie Saito. Produção: Coala Filmes. Coprodução: Canal Brasil.  Produtora Associadas : Cup Filmes, Quanta Post. Patrocinio:  Petrobras, Sabesp, BNDES, BRDE, FSA, ANCINE, PROAC, SPCINE. Distribuição: Vitrine Filmes. Duração: 01h30min.

A produção teve sua estréia na 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e chegou até a ser exibida gratuitamente no vão livre do Masp.  

Se sentir seguro, corra para o cinema e assista!

AVALIAÇÃO: Quatro correntes punks super brilhantes e iradas (4/5).

HOJE NOS CINEMAS

See Ya!
B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)