Hermanoteu na Terra de Godah | Premiére Telecine


A companhia de teatro ''Os Melhores do Mundo'' tem uma carreira nos palcos que vem sendo construída desde meado dos anos 90. Na TV, alguns dos membros chegaram a trabalhar em humorísticos globais e se apresentaram algumas vezes no falecido, mas eterno, ''Programa do Jô''. Peças fenomenais como ''Hermanoteu na Terra do Godah, Tormentas da Paixão e Sexo - A Comédia'' datam dos primeiros anos de trabalho do grupo (95 e 99). Durante os anos 2000, vieram ainda as engraçadissimas ''Notícias Populares, Dingou Béus e Os Melhores do Mundo Futebol Clube'' e muitas, muitas, muitas outras. Os textos super bem escritos e uma perfomance que destaca cada um dos integrantes em seus inúmeros papéis foi dando a Jovane Nunes, Ricardo Pipo, Welder Rodrigues, Victor Leal, Adriana Nunes e Adriano Siri reconhecimento nacional e a cia viajou o Brasil para apresentar quase toda a sua obra. Fizeram espetáculo fora do país, gravaram dvd's e, sinceramente, para eles realmente faltava chegar aos cinemas em conjunto.

Com vinte e sete anos de estrada, a peça que revela a jornada de Hermanoteu, o irmão da saudosa Micalatéia e filho de Holonéia, a procura da terra de Godah foi então adaptada e filmada em ambientações do Rio de Janeiro e o deserto do Atacama, no Chile. A comédia ''bíblica'' tem direção de Homero Olivetto e traz não só o grupo em atuações hilárias como participações dos ilustres Milton Gonçalves, Jonas Bloch e Marcos Caruso. Após a chegada e longa duração da pandemia, que ainda perdura, o filme foi redirecionado para estrear no streaming do Telecine, agora integrado ao Globoplay.

A comédia está na plataforma desde o dia 10 de fevereiro e estreou na rede de canais, pela sessão Premiére Telecine, oficialmente neste sábado (12), às 22 horas. A previsão também é que ganhe reprise no domingo à noite.

Trailer


Ficha Técnica
Título original e ano: Hermanoteu na Terra de Godah, 2022. Direção: Homero Olivetto. Elenco: Jovane Nunes, Ricardo Pipo, Welder Rodrigues, Victor Leal, Adrianes Nunes, Adriano Siri  Milton, Gonçalves, Jonas Bloch e Marcos Caruso. Gênero: Comédia. Nacionalidade: Brasil. Produção: Casé Estudios. Co-produção: 20th Century Studios. Distribuição: Warner Bros Pictures Brasil. Duração: 84min.
Os créditos iniciais do longa exibem o vaticano em momento da escolha de um novo líder. No entanto, para que o santo padre, papel de Jonas Bloch, assuma o cargo, a instituição senta com ele em um momento privado a portas fechadas para contar um segredo que é mantido a sete chaves: a saga do jovem pentescopéio Hermanoteu, interpretado por Ricardo Pipo. O homem viveu na mesma época que Jesus Cristo (em cena Adriano Siri encarna o personagem e muitos outros) e talvez tenha sido o responsável por diversas trapalhadas que culminaram na ressurreição de Cristo.

Hermanoteu vive a dar golpes com o amigo Isaac (o íncrivel Welder Rodrigues). Belo dia, recebe de um ''anjo suspeito'' (Victor Leal) uma missão divina. Terá de encontrar o povo de Godah e os libertar, mas passa por inúmeras dificuldades já que um banqueiro lhe toma tudo o que tem. Durante sua caminhada de sete anos pelo deserto conhece cidades pequeninissimas como ''Gião'', é ainda tentado pelo Diabo, revê o ex-parceiro de armações Isaac, que agora trabalha para a rainha Cleópatra (Adriana Nunes), e tenta o ajudar.  É preso, perseguido e posto a lutar contra gladiadores para agradar o nada hétero César (Jovane Nunes). Também conhece Jesus e seus discípulos e até chega a cear com ele. Conversa com Deus inúmeras vezes por toda a viagem e sempre é lembrado de como sua irmã é querida por todos - eeeeeh, Micalatéia!.

Ao fim, Hermanoteu descobre que o que quer que seja que ele precisasse encontrar estava próximo dele todo o tempo. E as lições que experenciou o fizeram crescer para entender isto. 


Com um texto conhecido, o grupo entrega novidades e retira quase todo o escracho da peça teatral - piadas, sotaques, palavrões. Nas apresentações em cada Estado e Cidade do país, sempre se percebe que OS MM buscam preencher seus diálogos com memes. Incluem até mesmo críticas ao governo ou zoam acontecimentos recentes. No filme, conseguem criar uma noção política e histórica da coisa toda, mas perdemos a oportunidade de vê-los brincar mais. 

Personagens que são extremamente cômicos, visto o corneteiro que anuncia a entrada de César e precisa o agraciar arrumando sua almofada ou até sacerdotisas que ele encontra pelo caminho, foram excluídos. Aliás, quase 30 minutos de peça não entram aqui. Assim, a comédia se torna mais lapidada e menos exagerada. Para alguns, isto talvez prejudique o resultado final do filme. Todavia, a criatividade da apresentação não se perde e o longa é sim convincente. 


Há ainda um bom trabalho textual com a cultura pop e quando não, certamente as referências bíblicas aparecem e são efetivas. Easters Eggs? temos sim. Lembra do Jajá? preste atenção na cena dos gladiadores. Pode ser que ele apareça por ali conversando com a esposa. O roteiro também não esquece a conotação sexual que a peça tem e sempre assistimos os personagens, em maioria masculinos, se jogarem cantadas e indiretas e é sim engraçadíssimo.

O aspecto técnico do filme é de fazer os olhos brilharem. Fotografia e figurino são dois dos que mais se destacam. os tons pastéis e as cores quentes preenchem a tela. O figurino é renovado e mais sofisticado. A direção brinca com o talento do grupo e os direciona conforme a história pede: muito dinamismo, takes abertos, fechados e construção de suspense quando é preciso, seguida de uma quebra para a comédia. Todos eles interpretam inúmeros personagens e o são super competentes.

Vale ressaltar, que a voz de Deus é do grande Chico Anysio, assim como na peça, mas para que isto fosse possível a família do melhor comediante que já habitou a terra precisou autorizar. Foi o que contou o grupo em coletiva, na última terça-feira (08), com a imprensa e os parceiros do Telecine. Eles também comentaram a alegria de estrear finalmente e a possibilidade de atingir um público ainda maior com a estrutura toda do streaming. 

Para os brasilienses, é sim um baita orgulho ver o grupo chegando na casa de todo mundo no resto do país. Afinal, eles tem um humor único e uma criatividade pouco vista por ai. Assim, espera-se que todos assistam e se deliciem com esta baita estréia. 

Avaliação: Três Micalatéias empoderadas (3/5).

SUPER ESTREIA PREMIERE TELECINE (clique aqui e assista).

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)