Top Gun: Maverick | Assista nos Cinemas


Os anos 80 continuam a se fazer presente mais do que nunca no mundo atual, seja nas séries ou em iniciativas cinemáticas que nos fazem retornar à eles. TOP GUN - Ases Indomáveis, de Tony Scott (Amor à Queima Roupa) foi lançado em 1986 e não só foi um sucesso tamanho de bilheteria - alcançando mais de $357 milhões de dólares mundialmente - como confirmou Tom Cruise como um astro. Ele que havia atuado em sete filmes inicialmente e nenhum com tanta popularidade assim, começou a ser escalado para muitas produções e chegou a década de 90 com uma filmografia de invejar muitos. Trabalhou com Dustin Hoffman, Jack Nicholson, Robert Duvall, Paul Newman, Demi Moore, Nicole Kidman, Renée Zellweger e inúmeros outros grandes atores e atrizes provando que sua competência iria além de um rostinho bonito, mas provocava a indústria com um talento enorme que perdurou e se fez valer pelos filmes de ação, temática que ele mais se dedicou, apesar dos diversos dramas que participou.

Há quase vinte anos se fala em um retorno a história do piloto da Marinha norte-americana Maverick, papel de Cruise em Top Gun. Tony Scott acabou falecendo em 2012 e não conseguiu colocar o desejo de uma sequência na tela e, sem sombra de dúvidas, a crescente onda de continuações de filmes acabou dando embalo aos produtores e ao estúdio para não deixar morrer essa vontade de Scott. Assim, trinta e seis anos após o lançamento do primeiro filme, o público poderá rever o personagem e acompanhar mais aventuras dele dentro da Academia de Pilotos, após um retorno forçado para ser instrutor de uma turma que deve voar para uma missão em terras inimigas. 

O elenco tem a volta de Cruise e Val Kilmer aos papéis originais e traz também Milles Teller, Glen Powell, Dany Ramirez, John Hamn, Charles Parnell, Jay Ellis, Monica Barbaro,Jennifer Connelly e Ed Harris. A direção é de Joseph Kosinski (Oblivion e Tron: O Legado). 

Top Gun - Ases Indomáveis e Top Gun Maverick tem um gap de trinta e seis anos

Depois de uma jornada de serviço na Marinha por mais de trinta anos, o Capitão Pete Mitchell, aka Maverick (Cruise), continua seguindo seus instintos e provando aos seus superiores que é possível pilotar de forma veloz e furiosa para combater os inimigos. O programa atual em que ele está participando está prestes a ser encerrado por um de seus superiores, o oficial Chester Cain (Harris), porém um antigo colega da Academia de Pilotos de Elite, ou mais precisamente, o Almirante Tom ''Iceman'' Kazansky (Kilmer), manda o chamar para que ele venha ensinar a nova turma de aviadores como realizar uma missão de alto risco e sairem de lá vivos.

Quando retorna a Academia em que um dia estudou, Maverick revê uma antiga paquera, Penny Benjamim (Connelly), filha de um militar que ele uma vez namorou e que agora é dona de um bar na cidade. No lugar, sente a energia dos pilotos e avista o filho do seu grande amigo Goose (Anthony Edwards), Bladley Bradshaw (Teller), chamado pelo codinome Rooster. Ao tomar posse como instrutor, o Almirante Beau ''Cyclone'' Simpson (Hamn) deixa claro que não queria ele ali e que o homem tem apenas uma missão, ensinar. O Almirante Solomon 'Warlock' Bates (Parnell) até que é mais simpático e tenta amenizar os ares. Maverick vem acompanhado do oficial Hondo (Salahuddin), seu assistente no programa anterior e é quem o ajudará a por a turma na linha. Esta última que é formada por Bob (Pullman), Phoenix (Barbaro), Payback (Ellis),  Fanboy (Ramirez), Hangman (Powell), Coyote (Davis), Rooster (Teller) e outros.

Maverick tem que ensinar aos pilotos a como destruir alvos em um tempo recorde dentro do território inimigo e ainda retornar para casa, porém, como ele uma vez foi jovem e inexperiente, sabe que precisa que a equipe crie laços, se conheça melhor e vá além da competição para chegar a cadeira de líder da missão. Ademais, ele e Rooster precisam também resolver conflitos que foram criados quando o Capitão tentou impedir que este último entrasse para a Academia de Pilotos como forma de proteção e promessa a mãe do garoto. 

Aos poucos o longa vai estabelecendo atmosfera similar a que vimos em Top Gun e também relembra a morte de Goose para que o espectador que não tenha visto o primeiro filme possa compreender as nuances do conflito que se estendem aqui quando Maverick se vê no papel de guardião do filho do amigo falecido.


A produção, apesar de ser uma sequência, segue a mesma estrutura do filme de Scott. Desde a apresentação, a similaridade com cenas e takes ou até mesmo o retorno do sentimento de culpa que Maverick sente pela morte do parceiro de voo. Temos a competição entre os pilotos, muito mais estabelecida entre os personagem de Powell e Teller, a rebeldia do Capitão o deixando em destaque ao mesmo tempo que sendo odiado por seus superiores e, claro, uma dose light de romance. 

Em Ases Indomáveis, o interesse amoroso de Cruise é vivido pela atriz Kelly McGillis. Estonteante na época do filme, os personagens tem cenas quentes ao som de ''Take My Breath Away'', da banda Berlin. Infelizmente, a atriz sequer foi cogitada para estar na película ou tem menção nesta sequência. Afinal, Maverick aparece apenas como um solteirão que ama o trabalho. Para não deixar tal parte de lado, investem em um crush perdido do militar que é citado por alto na película de 86, Penny, e ai inserem Jennifer Connelly com seus 51 anos para agradar o padrão hollywoodiano onde as mulheres, não importa a idade, precisam estar em forma e combinar com seu par de quase 60 anos. É então o único erro e equivoco do filme, pois o carro chefe deste é mesmo a ação.

A película não soube lidar com os personagens femininos do filme e a necessidade de envelhecer

Tom Cruise como grande astro que é pilota, faz os próprios stunts e demandou que o filme não usasse CGI para as cenas de voo dos pilotos, pois se eles conseguiram fazer inúmeros atos práticos no primeiro filme, atualmente a tecnologia ajudaria ainda mais a manter isto. A escolha dos atores foi feita na própria casa do ator a partir de um teste de química e Teller e Powell o impressionaram. Powell, na verdade, ganhou um personagem que nem sequer ainda estava no roteiro e Teller  só tem recebido elogios e mais elogios não só pelo talento como pelo encaixe no papel já que é muito parecido com o o ator que interpretou Goose. A participação mais incrível do filme é de Val Kilmer que mesmo enfermo coube perfeitamente na proposta. 

A direção de Kosinski, que trabalhou em Oblivion (texto aqui) com Cruise, homenageia o trabalho de Scott ao mesmo tempo que é emotiva, dinâmica e modernosa. O tom patriota de ambas são quase idênticos. Isto porquê não exatamente se menciona quem é o inimigo ou que território se está indo invadir, mas que eles são inimigos e pronto. O treinamento dos pilotos nos dão cenas incríveis e empolgantes e o espectador sai do cinema querendo ver de novo essas duas horas de muita testosterona.

Trailer

Ficha Técnica

Título original e ano: Top Gun — Maverick. Direção: Joseph Kosinski. Roteiro: Ehren Kruger, Eric Warren Singer, Christopher McQuarrie com argumentos de Peter Craig e Justin Marks — baseado nos personagens criados por Jim Cash e Jack Epps Jr.. Elenco: Tom Cruise, Val Kilmer, Miles Teller, Jennifer Connelly, John Hamn, Bashir Salahuddin, Charles Parnell, Jean Louisa Kelly, Ed Harris, Glen Powell, Jay Ellis, Monica Barbaro, Danny Ramirez, Kara Wang, Jake Picking, Raymond Lee, Greg Tarzan Davis. e Lyliana Wray. Gênero: Ação, Drama. Nacionalidade: USA, China. Trilha Sonora Original: Lorne Balfe. Fotografia: Claudio Miranda. Edição: Eddie Hamilton. Figurino: Marlene Stewart. Direção de Arte: Clint Wallace. Distribuição: Paramount Pictures Brasil. Duração: 02h11min.
A trilha sonora de Top Gun: Maverick tem músicas evidenciadas no longa de Scott, mas ganhou canção tema potente pela voz de Lady Gaga e o videoclipe tem direção de Kosinski (veja aqui).

Avaliação: Quatro corações rebeldes (4/5)

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)