Andrei Tarkovsky: O Cinema como Oração | Russian Film Festival


De 30 de junho a 21 de julho, acontecerá de forma online mais uma edição do Russian Film Festival. Totalmente gratuito, a casa do Festival este ano é a plataforma do Belas Artes À La Carte sob a categoria conhecida de ''Volta Ao Mundo''. Na última semana, o festival foi exibido no período de quatro dias no simpático cinema do Petra Belas Artes, localizado na Avenida Consolação, em São Paulo. O público só precisou retirar os ingressos na bilheteria e conferir o cardápio por dia, que contou com quatro filmes de variados estilos, todos representantes do moderno cinema russo.

O cinema eslavo, desde os tempos da União Soviética, imprimiu uma marca significativa no cinema mundial. São dezenas de obras-primas que são obrigatórias para todos os cinéfilos do mundo. Independente de guerras e imperialismos, a arte russa é maravilhosa e deve ser prestigiada. Um destes gênios da sétima arte que a Rússia nos legou é o Andrei Tarkovsky e o filme de estreia deste festival apresenta uma compilação de imagens caseiras e entrevistas deste sacerdote do cinema. O documentário Andrei Tarkovsky: O Cinema como Oração, dirigido por seu filho Andrei A. Tarkovsky, impressiona como testemunho das ideias deste intelectual que tanto fez em sua curta vida (1932-1986). O filme contou recebeu indicações a prêmios no Nika Awards 2020, na Mostra SP de 2019 e também no Festival de Veneza.

Autor de obras-primas como Solaris, Stalker, Andrei Rublev, O Sacrifício, A Infância de Ivan e detentor de inúmeros prêmios em festivais de cinema importantes, como Veneza e Cannes, Tarkovsky tinha uma visão muito peculiar e intensa da vida. Também poeta, sua junção de arte e espiritualidade, expressa em depoimentos inspiradores, é extasiante, no que a arte tem de provocadora e instigante. Entremeada com cenas de todos seus filmes, essas palavras e imagens criam um painel que elucida a vida de um dos grandes diretores do cinema.

Trailer


Ficha Técnica

  • Título original e ano: Andrei Tarkovsky, A Cinema Prayer,2019. Direção e roteiro: Andrei A. Tarkovsky. Imagens de arquivo de Andrei Tarkovsky. Gênero: Documentário. Nacionalidade: Itália, Rússia e Suécia. Fotografia: Aleksey Naydyonov. Edição: Michal Leszcylowski e Andrey A. Tarkovsky. Departamento de Som: Saverio Damiani e Gianfranco Tortora. Co-produzido por: Katarina Krave, Anthony Muir e Lisa Widén. Duração: 01h37min.

Obviamente este discurso intelectual e profundo demanda muita atenção de quem está assistindo. As ideias deste gênio vão se sucedendo numa montagem hipnótica de fotos, poesias, filmes caseiros e trechos de filmes. E assim vamos descobrindo alguns de seus temas recorrentes: família, natureza, guerra, espiritualidade, poesia. Várias cenas enigmáticas dos seus clássicos têm seus bastidores revelados, e isso é encantador.

Em um determinado ponto do documentário, Tarkovsky comenta que os grandes artistas da humanidade são poetas e aí cita o pintor Leonardo da Vinci, o compositor Bach, o cineasta Bresson, o escritor Tolstói. Ele afirma que o poder criador desses gênios é poesia pura. Não distante deles, podemos ainda acrescentar Tarkovsky a essa lista. Sua obra criadora e remodeladora do mundo nos assombra e extasia até hoje. E este documentário de uma hora e meia é uma pequena amostra disto.

Confiram o Russian Film Festival. O cinema russo é sempre agregador e ótimo de se assistir. Gratuito e variado, o festival contará com inúmeras produções até o dia 21 de julho. Entre elas: A Primeira Neve, O Demônio de Gelo, Efeito Colateral, Um Fôlego, Quero Casar, Alguém Viu a Minha Garota?, Ternura e etc. O Russian Film Festival – Volta ao Mundo, no Brasil, é organizado pela ROSKINO com o apoio do Ministério da Cultura da Federação Russa e do Comitê de Turismo de Moscou. O parceiro do festival é o portal de informações turísticas Discover Moscow.

Nota: 7/10.

Trailer

Serviço:

Russian Film Festival - Volta ao Mundo
Onde? https://www.belasartesalacarte.com.br/ 
Orientações: DISPONÍVEL COM O CÓDIGO PROMOCIONAL RFFMES. Ative a sua assinatura mensal gratuita no site À La Carte. Para isso, você precisa clicar no botão “assinar”, cadastrar-se, selecionar a opção “plano mensal”, inserir o código "RFFMES" e introduzir seus dados. O código promocional é fornecido a usuários não registrados anteriormente e é válido apenas uma vez. Observação: a assinatura é renovada, a menos que seja cancelada manualmente.

Escrito por Marcelino Nobrega

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)