Boa Sorte, Leo Grande | Assista nos Cinemas


A sexualidade feminina é a temática principal a ser explorada no precioso filme ''Boa Sorte, Leo Grande''. A produção britânica é escrita por Katy Brand e dirigida por Sophie Hyde e contou com pré-estréias pagas por todo o país prévia a sua chegada oficial as salas nesta semana. Com distribuição da Paris Filmes, na película, a ganhadora de Oscar Emma Thompson e o ator irlandês Daryl McCormack, ainda galgando passos no mundo da tv e do cinema, vivem Nancy Thompson e Leo Grande, respectivamente. O nome da dupla, aliás, também é fictícia devido ao encontro dos dois se dar mediante um acordo financeiro para manter relações sexuais e Leo Grande é o profissional do sexo em questão que fará Nancy aliviar não só a vida como a tensão que teve por toda ela.  

O filme lembra bastante o formato de uma peça teatral, pois se dá a partir dos vários encontros que a professora Nancy (Thompson) tem com Leo Grande (McCormack) e tem um texto peculiar e muito bem trabalhado. A mulher, que é viúva nos dias atuais e não encontra nos filhos nenhum tipo de companhia, decide começar a pagar pela mesma e se libertar aos poucos de diversos preconceitos impostos por sua criação ou casamento. O cavalheirismo e calma de Leo Grande ajudam Nancy também a se conhecer melhor e entender seu corpo. Logo, a cada encontro que os dois tem, sente-se que um muro acaba desmoronando no mundo da viúva e barreiras são rompidas.

A película, altamente indicada ao público feminino, discute não só o medo que as mulheres com mais idade tem do próprio desejo sexual e talvez de explorá-los com homens mais jovens, algo que a sociedade não julga que os homens façam, mas é implacável quando o mesmo é feito pelo sexo oposto, como também retrata este outro personagem e sua história, o profissional do sexo. Tido muitas vezes como alguém pervertido ou sem qualquer traço ético, o garoto de programa ganha aqui humanidade e simbologia. Algo talvez até raro de se ver pela indústria do cinema.

Trailer


 Ficha Técnica

Título original e ano: Good Luck To You, Leo Grande, 2022. Direção: Sophie Hyde. Roteiro e criação: Katy Brand. Elenco: Emma Thompson, Daryl McCormack, Les Mabaleka, Lennie Beare, Carina Lopes, Charlotte Ware, Isabella Laughland. Gênero: Drama, romance. Nacionalidade: Reino Unido. Trilha Sonora Original: Stephen Rennicks. Fotografia e Edição: Bryan Mason. Figurino: Sian Jenkins. Distribuidora: Paris Filmes: Duração: 01h37min.

Gravado de forma linear para que os próprios atores sentissem o crescimento dos personagens dentro da narrativa e pelo curto período de dezenove dias, Boa Sorte, Leo Grande apresenta um primeiro ato em que a ação ocorre no bate bola entre os atores. O homem contratado para satisfazer Nancy tenta acalmá-la e deixá-la leve para que tudo flua sem que ela se sinta mal. Afinal, ela se julga muito por estar ali naquela situação e muito mais por não ter tido a oportunidade de experimentar a vida com mais liberdade antes de ser mãe e se tornar uma mulher casada. Explica por quase todo o momento em que está com Leo que seu marido era um homem prático e se contentava em se dar prazer não em dar a ela o mesmo e este foi o único homem com quem ela manteve relações sexuais por toda a sua caminhada até ali. 

A mulher a todo tempo tenta saber mais de Leo e de suas experiências ou de como ele é fora daquele quarto de hotel. Não consegue compreender com facilidade de que tudo pode ser um ''teatrinho'' e prefere tentar também entender o porquê aquele jovem tão bonito e inteligente trabalha vendendo sua companhia, e, por consequência, seu sexo. Ele nos primeiros momentos reverte o jogo e a informa bastante de que está ali por ela e que tem apenas um dever que é satisfazê-la, pois a vida dele em si não está no contrato, mas chega a revelar um ou outro segredo. Contudo, a necessidade de Nancy por saber e conhecer melhor o homem com quem vem transando a deixa em maus lençóis com o garoto que foge rapidamente dela e fica extremamente chateado com as atitudes invasivas da mulher.

O final dessa história nos entrega uma ótima resolução e todas as barreiras que foram construídas, de ambos os lados, ou proteções que eram necessárias para ambos se sentirem confortáveis com o momento todo, são vencidas ou destruídas. Nancy percebe quem é após a experiência. E Leo Grande acaba entendendo que seu passado e futuro não o fazem menor ou maior que ninguém, mas que tudo pode sim se resolver com a família que o abandonou após um incidente intimo.

A australiana Sophie Hyde já produziu vinte produções, tem em sua filmografia seis roteiros escritos e quatorze trabalhos como diretora, sendo estes curtas e séries também. Conduz o longa com maestria, pois explora seus personagens passo a passo e acompanha o progresso destes. Consegue talvez enervar o espectador aqui e ali, no entanto, chega a bons lugares. A criadora e roteirista Katy Brand é também uma super artista, pois além de escrever é atriz, diretora, produtora e já teve seu próprio show. Brand trabalhou com Thompson em ''Nanny McPhee e as Lições Mágicas'' e agora escreve o texto em que Thompson se desnuda na frente da câmera literalmente. 

O longa teve sua pré estréia no Festival de Sundance deste ano e por lá Emma Thompson disse que as cenas nuas ''foram uma das coisas mais difíceis que já fez, pois ela, Daryl e Sophie ensaiaram e bateram o texto nus ''. Conversaram também naquele momento sobre seus corpos e sobre o corpo do outro. Uma prática que ajudou e muito a vermos na tela o crescimento da confiança da personagem da atriz. Ela que atuou em filmes de época, na saga Harry Potter e em comédias como ''Mais Estranho Que a Ficção'' pouco foi vista em papéis que exploravam esta parte da atuação. E, sinceramente, ela arrasa. Constrói com credibilidade alguém real e cheio de questionamentos sobre como vencer o próprio medo do desconhecido. Em certa cena, a personagem, inclusive, lista que nunca fez sexo oral ou recebeu e até que isto se dê (não explicitamente, claro) a conversa entre Nancy e Leo dá muitas voltas para logo então decolar rumo ao sucesso.

Daryl McComarck tem um sotaque irlandês encantador e é um vislumbre aos olhos. O ator iniciou sua caminhada em 2015 e já esteve em diversas séries, entre elas, a queridinha dos fiéis da Netflix ''Peaky Blinders'', que é uma produção original da BBC. Também esteve no longa ''Pixie'' (2020) e nas series ''A Roda do Tempo, do Amazon Prime Video, e Vikings. 

Boa Sorte, Leo Grande pode não ser um filme para toda a família, todavia, é um que deve chegar aos que estão interessados em refletir sobre a temática, sejam estes homens ou mulheres.

Avaliação: Três encontros fora do Tinder e meia garrafa de vinho (3,5/5) 

EM CARTAZ

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)