Bia (2.0)


A vida da adolescente Bia (a talentosissíma Maju Souza) muda totalmente de rota quando ela sofre uma desilusão amorosa. Para tirar a filha da fossa e ocupar seu tempo, a mãe a chama para trabalhar na floricultura da família e a jovem aceita. Durante o trabalho, a colega Naty (Ana Carolina Murari), e seu jeito gótico a surpreendem com um convite para conhecer um grupo de palhaçaria e quem sabe se juntar a eles. As duas também levam o espevitado Fabiba (o irreverente Leonardo Silva) e lá conhecem Daniel (Ghilherme Lobo), Will (Júlio Silverio) e Fernanda (Gabriela Yagui). Os dias de Bia começam a ter cor novamente e não demora ela e Daniel caem de amores um pelo outro. Além da vontade de ajudar o próximo, a arte acaba conectando os dois. Ela ama cantar e ele estuda cinema e está produzindo um documentário para o fim do curso na faculdade. 

Com direção da dupla Cristiano Calegari e Lucas Zampieri e roteiro de Calegari com Silvia Seles, a produção foi exibida na semana passada em sessões únicas no Espaço Itaú de Brasilia e São Paulo e esta quarta-feira ganha mais uma exibição também em São Paulo. Produção independente, o filme esteve na Mostra Brasil da Mostra SP, em outubro, e deve estar disponível somente ano que vem nas plataformas digitais.

Trailer

Temos aqui uma trama distinta sobre recomeço, amizade, sonhos e novas jornadas. Personagens com características muito reconhecíveis - o ex-boboca, o amigo engraçado, o jovem preocupado com os outros, a amiga roqueirona, a mãe super encorajadora, o pai cabeça, o namorado fofo e até a ex-dele querendo atrapalhar tudo. Todos eles preenchendo a jornada da protagonista e sendo ou chave para a solução dos conflitos ou um ombro para ela se apoiar.

Aliás, o longa nos introduz a vida de uma jovem doce e que está só começando a vida. Sofremos com suas dores e sorrimos com suas conquistas. Cercada de amigos e pessoas divertidas, não há como não ver a beleza que há em Bia e Maju Souza consegue mostrar várias de suas facetas. Uma delas, a de moça romântica e que tá lá pro que der e vier não só com o namorado como também com os amigos. Maju Souza - que esteve nos longas O Outro Lado do Paraíso,Cora Coralina - Todas as Vidas, e As Duas Irenes (ler comentários aqui) tem no longa também a função de cantar, pois Bia tem o sonho de estudar música, e atriz se saiu maravilhosamente bem, apesar de acreditar ser um grande desafio atuar e cantar na obra, mas como revelou durante a sessão do filme que já fazia aulas de canto anteriormente, ela conseguiu tirar de letra. Seu par romântico, vivido por Ghilherme Lobo tem também muita presença. O ator esteve no aclamado 'Hoje Eu Não Quero Voltar Sozinho' e já demonstra, tanto quanto Maju, que são os atores da nova geração que devemos ficar de olho.  

Daniel (Lobo) e Bia (Souza)

Por ser um filme leve, os dramas pessoais de Daniel e Bia tomam rumos que pesam mais pra um do que pra outro e o filme não se sobressai ai, mas sim quando é engraçado e isto se deve principalmente pela atuação hilária de Leonardo Silva. O ator, apesar de soltar muitas frases de efeito, faz ótimos bate bolas com o resto do elenco e sozinho é ainda mais comédia e é certamente o alivio cômico aqui. Ana Murari tem uma deixa ou outra e seu sotaque paulistano e repleto de gírias mostra uma garota moderna. Os personagens adultos trazem sabedoria aqui e Olivetti Herrera ganha destaque pela forte relação que seu pai amoroso tem com o filho Daniel. 

Não há foco especifico no trabalho voluntário que o grupo realiza e as cenas não são tão profundas ou delicadas. Pelo contrário, tudo é imposto como um meio de suavizar a jornada de cada um trazendo a tona a essência do grupo. Isso faz com que todos alternem de personalidade quando estão transvestidos de palhaços. Até mesmo Bia. 

Will (Silvério), Naty (Murari), Fabiba (Silva) Daniel (Lobo) e Fernanda (Yagui)

Quando chegamos aos créditos finais, entendemos que a jornada de Bia até a comemoração do seu 2.0 foi construída com a ajuda de muitos e até a renuncia de alguns. É possível que o público desconsidere um pouco a trama e pense que ela é superficial, porém, se ele consegue olhar a fundo percebe que sua leveza traz sim bons argumentos e mostra uma jornada de crescimento como a de qualquer garota por ai. 

Calegari e Seles entregam um roteiro jovem escrito em um processo que tomou oito meses e que na direção de Zampieri e do próprio Calegari espelha criatividade e não deixa de mostrar os pontos pessoais de um deles - a obra foi construída a partir de vivências pessoais de Calegari.

A montagem traz cortes lentos, contextualização com a realidade das redes sociais e uma duração certeira. A trilha entoa composições instrumentais delicadas e a fotografia se revela colorida quando deve e mais dark quando se pede. 


Ficha Técnica

Título Original: Bia 2.0. 2018. DireçãoCristiano Calegari e Lucas ZampieriRoteiro: Cristiano Calegari e Silvia Seles. Elenco: Maju Souza, Cris Lopes, Júlio Silvério, Ana Carolina Murari, Leonardo Silva, Ghilherme Lobo, Olivetti Herrera, Thales Paz, Tales Jaloretto e Gabriela Yagui. Gênero: Romance. Nacionalidade: Brasil. Preparação e Direção de Elenco: Gui Dantas. Fotografia: Luiz Felipe Marcondes. Música: Roberto Prado. Montagem: Leonardo Grecco. Produtora: Fat Bear Produções. Duração: 01h30min.

Aquela sessão de cinema que pode ser leve e prazerosa.

Avaliação:  Dois corações artísticos (2/5).

Sessão especial HOJE, às 19hrs, no Espaço Itaú Augusta, Em São Paulo.


See Ya!

B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)