Livros Para Aquecer o Coração


Se você não leu a primeira parte desta série especial, clique aqui.

Como prometido trago para vocês 10 livros perfeitos para uma tarde ociosa de domingo ou depois daquele dia irritante de trabalho. São livros leves, divertidos, em alguns casos românticos e que deixam seu coração quentinho. Como já dizia os Beatles, ALL WE NEED IS LOVE (tan tan tana nan).

A Irmandade do Jeans Viajante

Resultado de imagem para ann brashares
"Talvez a verdade é que há um pouco de perdedores em todos nós. Ser feliz não é ser tudo perfeito na sua vida. Talvez seja sobre juntar todas as pequenas coisas."

Autor: Ann Brashares
Editora: Rocco
Sinopse: Era uma vez um par de calças. Um simples par de calças jeans. Mas essas, as Calças Viajantes, têm o poder de fazer coisas grandiosas. E aqui está justamente a história de quatro amigas que colocam em prática esse poder. Lena se faz acompanhar pelas Calças em sua viagem à Grécia. Mas no momento em que se despe das calças, para mergulhar, nua, num lago deserto, detona tantas confusões que, de repente, a pessoa em que menos confia passa a ser ela mesma. Tibby convida as Calças para um papel especial no ´sacomentário´, espécie de documentário que pretende dirigir para mostrar tudo que é capaz de incomodá-la bastante. Bridget, em um ato de coragem, veste as Calças na colônia de férias em que está na Califórnia, esperando receber aquela ´forcinha´ para uma conquista amorosa. Carmen sente vergonha ao perceber que as Calças testemunharam sua transformação em enteada malvada quando as férias de verão não correm como o previsto. Quatro grandes amigas, o melhor verão de suas vidas e as calças mágicas que realizam todos os sonhos. Uma deliciosa celebração da vida, do riso, das raízes e da autodescoberta.

Eu li o livro depois que vi o filme, mas claro, o livro é bem melhor. Peguei emprestado na biblioteca da escola, mas lá só tinha os dois primeiros da série. Amei tanto que fiz meus pais rodarem a cidade todinha procurando os últimos dois volumes, que estavam em falta. As quatro personagens da série são todas carismáticas; certeza que você vai se identificar pelo menos com uma delas. A amizade que elas nutrem durante toda a vida é muito linda e inspiradora. Você vai ficar morrendo de vontade de marcar um rolê cazamiga!

Obs: Como disse, o livro virou filme. São dois, na verdade, só que o segundo acabou pulando o volume 2 e 3 e adaptando logo o último. Por isso, o primeiro é até fiel, mas o segundo é bem diferente. Os filmes são protagonizados por Alexis Bledel (Gilmore Girls), Blake Lively (Gossip Girl), America Ferrera (Ugly Betty) e Amber Tamblyn (Joan of Arcadua). O mais legal é que as quatro se tornaram MUITO amigas desde a época das filmagens do primeiro filme! Elas estão sempre se encontrando e apoiando os projetos uma das outras.

Obs 2: Foi publicado em 2011 um quinto livro da série, "Sisterhood Everlasting", mas eu ainda não li. Teria que reler a série toda porque minha memória é péssima. rs Sem falar que fiquei meio revoltado quando descobri um spoiler.

Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo

Imagem relacionada
"Nós todos lutamos nossas próprias guerras interiores"

Autor: Benjamin Alire Saenz
Editora: Seguinte
Sinopse: Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão.Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas - e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo.

Um dos meus livros preferidos... Preciso admitir que ele é uma leitura um pouco angustiante, principalmente se você se identifica com os sintomas de depressão do Ari, porém decidi colocar na lista porque acompanhar a história é uma jornada muito emocionante. Ari e Dante formam um laço tão especial, tão bonito, que quando você chegar ao final do livro seu coração vai estar querendo explodir.

Obs 1: Foram anunciadas uma sequencia e uma adaptação cinematográfica do livro. Infelizmente ainda não há previsão de lançamento de nenhum dos dois.

Extraordinário


Resultado de imagem para wonder book coverResultado de imagem para r j palacio

"Se todo mundo nesta sala transformar em regra, onde estiver e da forma que puder, tentar agir um pouco mais gentil que o necessário o mundo será realmente um lugar melhor. E se você fizer isso, se você agir só um pouco mais gentil que o necessário, alguém, em algum lugar, algum dia, pode reconhecer em você, em cada um de vocês, a face de Deus"

Autor: R J Palacio
Editora: Intrínseca
Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações medicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... ate agora. Todo mundo sabe que e difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tao diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele e um menino igual a todos os outros.

Mais um livro para te emocionar. É infantil, então a linguagem dele é bem simples e flui fácil. Mas mesmo o público alvo sendo as crianças, os grandinhos também precisam conhecer a história do Auggie. É uma lição de compaixão, perseverança e empatia. Algo que tem muito adulto por aí precisando aprender, neh? Depois de ter lido o livro, reli com a minha irmã. Se você tem crianças em casa, pode fazer o mesmo!

Obs: A autora se inspirou em um menino real para escrever a história de Auggie. Nathaniel Newman nasceu com uma uma condição chamada "Síndrome de Treacher Collins", que causa deformidade facial. Só no seu primeiro ano de vida, o garoto passou por 10 cirurgias! Quando ele tinha 11 anos, começou a frequentar a escola pela primeira vez e comoveu ao enviar uma carta para as outras crianças explicando porque ele era diferente e pedindo a compreensão. É emocionante! Se quiser, você pode ler a cartinha - em inglês - aqui.

Resultado de imagem para nathaniel newman jacob
Nathaniel com o  Jabob Tremblay, que interpretou o Auggie na adaptação do livro.

Obs 2: Outra inspiração para Palacio foi a música "Wonder" (que acabou sendo também o título do livro), da cantora Natalie Merchant. Clique aqui para escutar!

Fiquei Com Seu Número

Resultado de imagem para i've got your numberResultado de imagem para sophie kinsella
"Eu não sei se ela me ama. Eu não sei se eu a amo. Tudo que posso dizer é que ela é aquela em quem eu penso. O tempo inteiro. Ela é a voz que eu quero escutar. Ela é o rosto que eu espero ver."

Autor: Sophie Kinsella
Editora: Record
Sinopse: A jovem Poppy Wyatt está prestes a se casar com o homem perfeito e não podia estar mais feliz... Até que, numa bela tarde, ela não só perde o anel de noivado (que está na família do noivo há três gerações) como também seu celular. Mas ela acaba encontrando um telefone abandonado no hotel em que está hospedada. Perfeito! Agora os funcionários podem ligar para ela quando encontrarem seu anel. Quem não gosta nada da história é o dono do celular, o executivo Sam Roxton, que não suporta a ideia de haver alguém bisbilhotando suas mensagens e sua vida pessoal. Mas, depois de alguns torpedos, Poppy e Sam acabam ficando cada vez mais próximos e ela percebe que a maior surpresa da sua vida ainda está por vir.

Eu falei sobre o livro neste post aqui, onde listo minhas obras preferidas da Sophie. Dizem que rir é o melhor remédio e se isso for verdade, "Fiquei Com Seu Numero" é a cura perfeita! Sem dúvidas, um dos livros mais divertidos que eu já li. 

Marley & Eu

Resultado de imagem para marley and me book coverResultado de imagem para john grogan
"Para um cão, você não precisa de carrões, de grandes casas ou roupas de marca. Símbolos de status não significavam nada para ele. Um pedaço de madeira já está ótimo. Um cachorro não se importa se você é rico ou pobre, inteligente ou idiota, esperto ou burro. Um cão não julga os outros por sua cor, credo ou classe, mas por quem são por dentro. Dê seu coração a ele, e ele lhe dará o dele. É realmente muito simples, mas, mesmo assim, nós humanos, tão mais sábios e sofisticados, sempre tivemos problemas para descobrir o que realmente importa ou não. De quantas pessoas você pode falar isso? Quantas pessoas fazem você se sentir raro, puro e especial? Quantas pessoas fazem você se sentir extraordinário?"
Autor: John Grogan
Editora: Ediouro
Sinopse: John e Jenny eram jovens, apaixonados e estavam começando a sua vida juntos, sem grandes preocupações, até ao momento em que levaram para casa Marley, "um bola de pêlo amarelo em forma de cachorro", que, rapidamente, se transformou num labrador enorme e encorpado de 43 quilos. Era um cão como não havia outro nas redondezas: arrombava portas, esgadanhava paredes, babava nas visitas, comia roupa do varal alheio e abocanhava tudo a que pudesse. De nada lhe valeram os tranqüilizantes receitados pelo veterinário, nem a "escola de boas maneiras", de onde, aliás, foi expulso. Mas, acima de tudo, Marley tinha um coração puro e a sua lealdade era incondicional. Imperdível.

Quando foi lançado, este livro fez tanto sucesso que eu acho bem difícil você já não ter lido, mas decidi colocar na lista mesmo assim. É curioso o laço afetivo que cachorros e donos conseguem formar e o Marley, apesar de ser um capetinha, impactou muito a vida dos seus donos. É uma história cativante, que te faz rir e chorar com a mesma intensidade. Se você tem um dogginho, vai querer dormir abraçado a ele depois de ler!

Obs: O filme estreou em 2008 e tem Owen Wilson e Jennifer Anniston no elenco. O Marley foi interpretado por 22 labradores diferentes! 

O Pequeno Príncipe

Resultado de imagem para le petit princeResultado de imagem para antoine de saint exupery
"Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós."

Autor: Antoine de Saint-Exupéry
Editora: Agir
Sinopse: Um avião pousado no deserto com o motor avariado, um piloto com uma pequena quantidade de água, muito calor durante o dia e frio durante a noite. Neste cenário nada promissor, o Pequeno Príncipe chega para fazer companhia ao solitário piloto. O menino narra suas aventuras até chegar ali na Terra, fazendo reflexões sobre a essência humana e os reais valores da vida. O consagrado poeta Mario Quintana, traduziu com beleza e sensibilidade o clássico poema em prosa do autor-aviador Antoine de Saint Exupéry.

Lançado como obra infantil, em 1943, o livro se tornou um clássico. Porém, rapidamente, ele se provou muito mais do que uma história de ninar. Seu conteúdo altamente filosófico leva o leitor à um verdadeiro processo catártico. É aquele tipo de narrativa que vai te fazer ficar refletindo por dias e levar para a vida inteira.

Obs: o livro tem um legado tão grande que no Japão há até um museu só dedicado ao Pequeno Príncipe.O personagem também deu nome à uma avenida em Florianópolis.

Obs 2: O livro é o quinto livro mais vendido de todos os tempos, com aproximadamente 140 milhões de cópias vendidas pelo mundo. (livros religiosos e ideológicos não entram na lista)

Pollyanna
Resultado de imagem para pollyanna book coverImagem relacionada
 "O que homens e mulheres precisam é encorajamento. Seus poderes naturais de resiliência devem ser fortalecidos, não enfraquecidos... Ao invés de sempre apontar as falhas de alguém, diga a ele suas virtudes. Tente tirá-lo de sua rotina. Mostre para ele o melhor dele.... o seu melhor que pode ousar e realizar e vencer! As pessoas radiam o que está em suas mentes e em seus corações."
Autor: Eleanor H Porter
Editora: Martin Claret
Sinopse: A pequena Beldingsville, uma típica cidadezinha do início do século XX na Nova Inglaterra, Estados Unidos, nunca mais seria a mesma depois da chegada de Pollyanna, uma órfã de 11 anos que vai morar com a tia, a irascível e angustiada Polly Harrington. Por influência da menina, de uma hora para outras tudo começa a mudar no lugar. Tia Polly aos poucos torna-se uma pessoa melhor, mais amável, e o mesmo acontece com praticamente todos os que conhecem a garota e seu incrível "Jogo do Contente". Uma otimista incurável, Pollyana não aceita desculpas para a infelicidade e emprenha-se de corpo e alma em ensinar às pessoas o caminho de superar a tristeza.

Pollyanna, foi provavelmente o primeiro livro sem figuras que li sozinho.  Eu devia ter uns 10 anos e fiquei completamente encantado pela história da menina orfã que transbordava positividade. Hoje eu entendo que o "Jogo do Contente" é ingênuo (a tristeza também é importante, people! Lembrem-se de "Divertida Mente"), mas eu ainda acho que é uma excelente obra, capaz de te alegrar em dias difíceis.

Obs: Sim, a novelinha infantil atualmente no ar no SBT foi inspirado nesse livro. Não é a única adaptação. Há 4 filmes e 1 série de TV baseadas na obra.

Obs: a autora lançou uma sequência, chamada "Pollyanna Moça". Esse eu já não gostei tanto. A personagem voltou a vida pelas mãos de outras autoras. Seis autoras diferentes ao longo dos anos lançaram livros usando a personagem.

Quinze Dias


Resultado de imagem para quinze dias
“Acho que eu sempre me mantive tão ocupado tentando não ficar mal, que eu acabei esquecendo de tentar ficar bem.” 

Autor: Vitor Martins
Editora: Globo Alt
Sinopse: Felipe está esperando por esse momento desde que as aulas começaram: o início das férias de julho. Finalmente ele vai poder passar alguns dias longe da escola e dos colegas que o maltratam. Os planos envolvem se afundar nos episódios atrasados de suas séries favoritas, colocar a leitura em dia e aprender com tutoriais no YouTube coisas novas que ele nunca vai colocar em prática. Mas as coisas fogem um pouco do controle quando a mãe de Felipe informa que concordou em hospedar Caio, o vizinho do 57, por longos quinze dias, enquanto os pais dele estão viajando. Felipe entra em desespero porque a) Caio foi sua primeira paixãozinha na infância (e existe uma grande possibilidade dessa paixão não ter passado até hoje) e b) Felipe coleciona uma lista infinita de inseguranças e não tem a menor ideia de como interagir com o vizinho.Os dias que prometiam paz, tranquilidade e maratonas épicas de Netflix acabam trazendo um turbilhão de sentimentos, que obrigarão Felipe a mergulhar em todas as questões mal resolvidas que ele tem consigo mesmo

Eu li esse livro em uma madrugada. Ele é leve, apaixonante e cheios de referencias à cultura pop. Quantos livros com protagonistas gordos você já leu? Pois é, não é tão comum. Trazer um personagem cheio de inseguranças, mas que aprende ao longo das páginas a valorizar a si mesmo quebra barreiras na literatura LGBT (eu percebi ao longo dos anos que nem tudo são arco-íris na comunidade gay e que a gordofobia é muito forte no meio).  O Vitor é uma grande promessa da literatura brasileira. Vale muito a pena conhecer!

Obs: siga o autor nas redes sociais!

📷 INSTAGRAM: http://instagram.com/vitormrtns 🐣 TWITTER: https://twitter.com/vitormrtns 📚 GOODREADS: http://goo.gl/Fkqp8U 📝 DIÁRIO DE ESCRITA: https://vitormartins.co/ 🍕 TUMBLR: http://emergencypizzaparty.tumblr.com/

Obs 2: Uma das personagens do livro, Becca, tem esse nome por causa de uma das maiores inspirações do Vitor, a Becky Albertalli, autora de "Simon vs A Agenda do Homo Sapiens" (que ano passado virou o filme "Love, Simon"). Posso confessar? Na minha opinião o livro é melhor que o da Becky ushaus

Simplesmente Acontece


Resultado de imagem para love rosie book coverResultado de imagem para cecelia ahern
"Você merece alguém que te ame com toda a batida de seu coração; alguém que pense em você constantemente; alguém que passe cada minuto de cada dia só se se perguntando o que você está fazendo, onde você está, com quem você está, se você está bem. Você precisa de alguém que a ajude a alcançar seus sonhos e protegê-la dos seus medo. Você precisa de alguém que a trate com respeito, ame cada parte de ti, especialmente seus defeitos. Você deveria estar com alguém capaz de te fazer feliz, verdadeiramente feliz, o tipo que te faz querer dançar no ar". 
Autor: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Sinopse: O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para outra simplesmente não conseguem ficar juntas? Todo mundo acha que Rosie e Alex nasceram para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família para os Estados Unidos. Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de emails e cartas. Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples.

O amor nem sempre é fácil. As vezes, a vida joga um monte de obstáculos, e um romance pode ser marcado de encontros e desencontros. A história de Rose e Alex é assim. E confesso que tanto entrave no relacionamento dos dois até frustra um pouco. Mas eu sou romântico. É uma história que aquece meu coração porque me faz acreditar acreditar no amor e que o que tiver de ser, será.

Obs: O livro virou filme em 2014, mas eu achei uma adaptação HORRÍVEL. Pena, porque gosto dos atores (Lily Collins e Sam Caflin).

Um Mais Um

Resultado de imagem para one plus one book cover
"Sabe, você passa sua vida toda achando que você não se encaixa em lugar algum. Então, você entra lgum dia em um lugar, pode ser na universidade, em um escritório ou algum tipo de clube e você pensa 'Ah. Pronto'. E você se sente em casa"
Autor: Jojo Moyers
Editora: Intrinseca
Sinopse: Há dez anos, Jess Thomas ficou grávida e largou a escola para se casar com Marty. Dois anos atrás, Marty saiu de casa e nunca mais voltou. Fazendo faxinas de manhã e trabalhando como garçonete em um pub à noite, Jess mal ganha o suficiente para sustentar a filha Tanzie e o enteado Nicky, que ela cria há oito anos. Jess está muito preocupada com o sensível Nicky, um adolescente gótico e mal-humorado que vive apanhando dos colegas. Já Tanzie, o pequeno gênio da matemática, tem outro problema: ela acabou de receber uma generosa bolsa de estudos em uma escola particular, mas Jess não tem condições de pagar a diferença. Sua única esperança é que a menina vença uma Olimpíada de Matemática que será disputada na Escócia. Mas como eles farão para chegar lá?

Enquanto isso, um dos clientes de faxina de Jess, o gênio da computação Ed Nicholls, decide se refugiar em sua casa de praia por causa de uma denúncia de práticas ilegais envolvendo sua empresa. Entre ele e Jess ocorre o que pode ser chamado de ódio à primeira vista. Mas quando Ed fica bêbado no pub em que Jess trabalha, ela faz questão de deixá-lo em casa, em segurança. Em parte agradecido, mas principalmente para escapar da pressão dos advogados, da ex-mulher e da irmã — que insiste em que ele vá visitar o pai doente —, Ed oferece uma carona a Jess, os filhos e o enorme cão da família até a cidade onde acontecerá o torneio.Começa então uma viagem repleta de enjoos, comida ruim e engarrafamentos. A situação perfeita para o início de uma história de amor entre uma mãe solteira falida e um geek milionário.

Eu adoro uma boa road trip. O livro é mais uma daquelas leituras rápidas, mas cativantes. É uma histórica muito dinâmica, que quando você vê já acabou e te deixa com gostinho de quero mais. Além disso, nos faz pensar em todos os sacrifícios que nossas mães fazem pela gente.

!Extra! Outro xará meu, o brasileiro Victor Lopes, está lançando contos sazonais que são um amorzinho. Só saiu um por enquanto, mas a ideia é lançar um a cada estação.  É uma leitura super rápida e transborda fofura. Vale a pena! Eu já falei do Victor na minha lista de melhores leituras de 2017. Ele é um grande talento. Consegue construir narrativas de forma tão envolvente e com uma habilidade impressionante! Adquira o livro pela Amazon clicando aqui. Aproveita e segue o autor no twitter.

Ele salvou o meu verão (Projeto Estações Livro 1) por [Lopes, Victor]

Então é isso. Tá achando que tá faltando algum livro na lista? Comenta aí! Amanhã sai a listinha com SÉRIES para aquecer o coração. Não perca!

Escrito por Vitor Souza

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)