Shade - Entre Bruxas e Heróis


Uma das vantagens de se assistir filmes estrangeiros é a possibilidade de ver a vida pelos olhos de alguém com uma cultura totalmente diferente da sua, mas ao mesmo tempo, perceber que talvez você e esse novo mundo tenham mais em comum do que se imaginara. 

Seguindo esta premissa, falemos do filme sérvio 'Shade - Entre Heróis e Bruxas' de Rasko Miljkovic. Uma produção que revela ao espectador como certos elementos da vida nunca mudam, não importa sua origem. 

Na trama, Jovan (Mihajlo Milavic), uma criança com paralisia cerebral parcial vive uma vida relativamente normal. Ele têm as suas dificuldades, porém isto não para o garoto de ter uma imaginação ativa e criar uma cidade fictícia onde ele terá uma versão alternativa para pode voar a todos os lados e lutar contra bandidos e vilões. 

Todavia, a vida do menino muda completamente quando Milica (Silma Mahmuti), uma garota do interior, se muda para o colégio dele. Inicialmente, ele se irrita pelo fato da menina começar a dividir a mesa com ele, mas com o passar dos dias eles se tornam amigos. E esta amizade cresce exatamente pelas crenças fantasiosas dos dois. Milica conhece bruxas e Jovan já as considera inimigas, pois elas tem o poder de enfeitiçar seus entes queridos e causar separações. 



O filme faz um ótimo trabalho ao sustentar a visão infantil de situações bem adultas e proporciona momentos em que conseguimos nos identificar. A dupla infantil ali, Jovan e Milica, são incrivelmente reais, graças a atuação de Mihajlo e Silma. O roteiro traz uma escrita suave e que soa familiar. Você nunca sente que está assistindo um diálogo infantilizados demais, falha que alguns roteiristas cometem em muitas películas. 

Assim, em Shade, temos o bom exemplo de diversão para ambos os públicos - crianças e seus progenitores. Isto por que ele se mostra criativo, repleto de histórias e com muitas aventuras. 


Trailer

Ficha Técnica


Título OriginalZlogonje, 20118. Direção: Rasko Miljkovic. Roteiro: Milos Kreckovic e Marko Manojlovic. Elenco: Mihajlo Milavic, Silma Mahmuti, Jelena Djokic. Gênero: Drama / Fantasia. País: Sérvia e Macedonia. Distribuidor: Cineart Filmes. Duração: 90 min. Classificação: 12 anos

Hoje nos cinemas

Escrito por Lucas Pereira

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)