A Espiã Vermelha



Ao ser questionada sobre os motivos que a levaram a vazar documentos oficiais britânicos durante seu período na Associação Britânica de Pesquisa de Metais Não-Ferrosos e trabalhar para a KGB durante anos, Melita Norwood respondeu: “eu fiz o que fiz não para ganhar dinheiro, mas para ajudar a evitar a queda de um novo sistema que, com muito custo, proporcionava às pessoas comuns comida e tarifas que podiam pagar, uma educação e serviço de saúde”. Quando mais papéis acerca de seu envolvimento com aquela organização foram lançados, por um arquivista da KGB, revelou-se que para os soviéticos, ela era muito mais valiosa do que os Cambridge Five - grupo de membros do serviço secreto do Reino Unido que trabalhavam para a União Soviética. Do premiado diretor de teatro Trevor Nunn e com roteiro de Lindsay Shapero, “A Espiã Vermelha” é baseado na história de Melita Norwood que, no filme, é Joan Stanley.

Trailer

Se Melita se mostrava plenamente convicta do que fez e dona de suas próprias decisões, Joan parece alguém que simplesmente estava no lugar errado e na hora errada. Toda a convicção de Melita no Estado socialista é, em “A Espiã Vermelha”, transformada em uma história de amor: ela não acreditava nos soviéticos, mas se apaixonou por um jovem alemão comunista na universidade que a levava em reuniões da juventude socialista britânica onde o grupo debatia as últimas notícias da URSS e assistiam a filmes, e que a convenceu a vazar documentos britânicos sobre o desenvolvimento e produção da bomba atômica. 

 
A narrativa do filme vai e vem, mostrando a trajetória de Joan quando jovem (Sophie Cookson) e mais velha (Judi Dench) quando é interrogada pelas autoridades inglesas. Essa narrativa poderia proporcionar ao público um maior entendimento da história de Joan e de seus motivos para se alinhar com a KGB mas, ao invés disso, prefere inserir personagens masculinos que tentam, cada um a sua maneira, controlar a vida de Joan. No passado há o jovem Leo Galich (Tom Hughes) por quem ela se apaixona e que a apresenta ao círculos dos jovens comunistas da Universidade; é ele quem a incentiva a vazar as informações as quais ela tem acesso por conta de seu trabalho. No presente há seu filho Nick (Ben Miles), um advogado burocrata que de início tenta entender o posicionamento de sua mãe, mas logo se volta contra ela.

A direção parece tentar dar profundidade aos personagens e se mostra bastante atenta aos detalhes ao redor de Joan, principalmente nas cenas em que ela está nos laboratórios da Universidade, onde estudou Ciências Físicas. O trabalho da produção de design, feita por Cristina Casali, é incrivelmente detalhado e atencioso à época na qual o filme se passa, porém o roteiro do filme parece não só não valorizar a atuação de Sophie Cookson e, principalmente, a de Judi Dench, como também não se mostra entender a grandiosidade por trás da história de Melita Norwood. 

Não recomendado para menos de 14 anos. 

FICHA TÉCNICA
Título original e ano: Red Joan,2018. Direção: Trevor Nunn. Roteiro: Elenco: Judi Dench, Sophie Cookson, Tom Hughes. Gênero: Drama, espionagem, suspense. País: Reino Unido. Trilha Sonora Original: George Fenton. Fotografia: Zac Nicholson. Edição: Kristina Hetherington. Direção de Arte: Sion Clarke. Design de Produção: Cristina Casali. Figurino: Charlotte Walter. Distribuição: Califórnia Filmes. Duração: 101 min
 
16 de maio nos cinemas.

Escrito por Raísa Maris

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)