O Irlandês, de Martin Scorsese


Ano passado, a Netflix fez história sendo a primeira plataforma de streaming que conseguiu produzir e lançar uma produção que chegou ao patamar de ganhar Oscar em duas das categorias mais aclamadas: Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Diretor (Roma de Alfonso Cuarón). Com o feito, não é surpresa que novamente a produtora de conteúdo trabalhe para chegar a lista de indicados. Para isso eles seguem as regras, como qualquer outra distribuidora, onde o filme é exibido nos cinemas, ao redor do mundo e também nos Estados Unidos, ainda que em poucos screenings ou de forma limitada - independente se a plataforma lança o filme na internet antes ou depois, aliás, a regra de exclusividade cabe mais a Festivais de Cinema como Cannes e etc. 


Desta vez, a Netflix caminha em ambiente seguro, nada de filme em preto e branco com um elenco desconhecido. O big lançamento da vez é o longa 'O Irlandês', dirigido pelo aclamado Martin Scorsese, com atuações de Robert DeNiro, Al Pacino e Joe Pesci, uma reunião única entre os atores e também Scorcese. Baseado no livro homônimo de Charles Brandt (ver aqui) que, apesar de ter sido desacreditado, diz-se ser real, O Irlandês conta a história de vida de Frank Sheeran (De Niro), um caminhoneiro nos anos cinquenta que acabou se envolvendo com a máfia italiana. Focado, principalmente, na relação de Frank com Russell Bufalino (Pesci) e que eventualmente é direcionada para a amizade com Jimmy Hoffa (Al Pacino), um importante e famoso líder do sindicatos de caminhoneiros nos estados unidos.

No Brasil, o longa estréia em cinemas específicos em algumas cidades do país nesta quinta-feira (14).

Trailer


Ficha Técnica
Título original e ano: The Irishman, 2019. Direção: Martin Scorsese. Roteiro: Steven Zaillan - adaptação do livro de Charles Brandt. Elenco: Robert De Niro, Al Pacino, Joe Pesci, Harvey Keitel, Ray Romano, Bobby Cannavale, Anna Paquin, Stephen Graham, Stephanie Kurtzuba, Jack Huston, Kathrine Narducci, Jesse Plemons, Domenick Lombardozzi, Paul Herman, Gary Basaraba, Marin Ireland. Gênero: Crime, Biografia, Drama. Nacionalidade: EUA. Trilha Sonora Original: .FotografiaRodrigo Prieto. EdiçãoThelma Schoonmaker. Figurino: Christopher Peterson, Sandy Powell. Produção: Martin Scorsese, Robert De Niro, Jane Rosenthal, Emma Tillinger Koskoff, Irwin Winkler, Gerald Chamales, Gaston Pavlovich, Randall Emmett. Produção: Bob Shaw. Distribuição: NETFLIX. Duração: 03h29min.


A trama é fantástica e as três horas de duração da película são completamente justificadas pela imensidão de sua própria magnificência. O personagem de De Niro, Frank Sheeran, apresenta nos a história e este a narra como se estivesse conversando com os seus, de forma íntima. Tal perspectiva cria - aliada a trilha sonora e toda a técnica da direção - a sensação magistral do filme. 


O Irlandês não é especificamente sobre mafiosos, porém, discorre sobre uma época e um acontecimento marcante ao período nos Estados Unidos. Assim, trata do grande mistério sobre o desaparecimento do lendário líder sindical Jimmy Hoffa e vasculha o caminho que o crime organizado construiu. Avaliando desde suas ferramentas e rixas a como a associações políticas comuns àqueles anos.

Jimmy Hoffa é tão protagonista quanto Frank e o filme foca na relação entre a dupla. Ainda tira tempo para sentir como os conflitos vão afetando Hoffa. Aqui, temos facilmente mais uma das muitas atuações de Al Pacino que se sobressaem. O casting todo entrega um trabalho impressionante, claro, mas ele rouba a atenção em toda e qualquer cena na qual aparece.

  
Faz anos que Scorsese não nos presenteava com uma obra de arte deste tamanho e vigor. E seu vigésimo sexto filme trabalha com calma e mantem o foco no submundo norte-americano, algo que o diretor tem sagacidade em exibir, como em O Lobo de Wallstreet. 

Preocupado com a técnica de 'rejuvenescimento', ele contou muito mais com o trabalho dos profissionais de maquiagem do que exatamente dos processos de 'tela verde' e os efeitos que podem ser alterados ali, mas também usou destes.


Confira a programação de 14 a 20/11

SÃO PAULO
• Petra Belas Artes - 15h30 e 19h30
Qui, Sex e Sab também as 23h30
Venda de ingressos somente online: bit.ly/OIrlandes-SaoPaulo
____

RIO DE JANEIRO
• Estação NET RIO - 14h, 16h30 e 20h20
• Estação Gávea -  14h, 16h30 e 20h20
Venda de ingressos somente online: bit.ly/OIrlandes-RioDeJaneiro
____

BELÉM
• Cine Líbero Luxardo
____

BRASÍLIA
• Cine Cultura Liberty Mall - 15h e 19h
____

CURITIBA
• Cine Passeio - 19h (exceto segunda)
Venda de ingressos: bit.ly/OIrlandes-Curitiba
____

FLORIANÓPOLIS
• Cinemulti - 20h15
• Paradigma CineArte - 20h30
Venda de ingressos: bit.ly/OIrlandes-Florianopolis
____

FORTALEZA
• Cine Teatro São Luiz - 14h e 18h
• Cinema do Dragão - 14/11 às 14h e 18h
15 a 21/11 às 14h e 18h
Venda de ingressos: bit.ly/OIrlandes-Fortaleza
____

NITERÓI
• CineArt UFF
14/11 (16h10), 15/11 (15h40), 16/11 (19h10), 17/11 (16h40), 18/11 (19h10), 19/11 (14h40), 20/11 (16h40)
Venda de ingressos: bit.ly/OIrlandes-Niteroi
____

PALMAS
• Cine Cultura Palmas - 19h
Venda de ingressos somente online: bit.ly/Palmas-OIrlandes
____

PORTO ALEGRE
• Guion Center Cinemas
14h, 17h30 e 21h10
____

RECIFE
• MoveiMax Rosa e Silva - 15h20 e 20h50 
____

SALVADOR
• Sala de Arte Cine Passeo - 19h10
• Sala de Arte Museu
Venda de ingressos: bit.ly/OIrlandes-Salvador
____

SANTOS
• Roxy Pátio Ipiranga - 14h45 e 18h45
Venda de ingressos: bit.ly/OIrlandes-Santos
____

TERESINA
• Cinemas Teresina - 17h e 21h
Venda de ingressos: bit.ly/OIrlandes-Teresina
____

VITÓRIA
• Cine Sesc Glória 


O filme estréia na plataforma em 27 de novembro. 

Escrito por Lucas Pereira

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)