É chegada a hora| 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo


Uma das melhores temporadas para o cinema finalmente aponta na esquina, é a 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O Festival ocorrerá entre os dias de 21 de outubro a 03 de novembro, em São Paulo. Por conta da pandemia, ele continuará com sessões online e o cinéfilo de qualquer parte do Brasil poderá conferir as produções pelo MOSTRA PLAY. Para quem está por Sampa, e devido a vacinação ter sido uma das mais rápidas do país, será possível acompanhar o evento presencialmente nas salas de cinema ou do sofá de casa. Retornam ao cardápio as seções tituladas Perspectiva Internacional, Competição Novos Diretores e Mostra Brasil responsáveis por apresentar 265 títulos de vários países. É importante lembrar que as plataformas Sesc Digital, Itaú Cultural Play, também trabalharão em conjunto com a Mostra Play e ambas podem ser acessadas via site oficial da Mostra (www.mostra.org).

Haverá sessões gratuitas de duas formas. Presenciais, que serão no Vão Livre do Masp, Vale do Anhangabaú, Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso e Centro Cultural Tiradentes, e virtuais nas plataformas Sesc Digital e Itaú Cultural Play. Também será possível comprar sessões para as salas de cinema de sampa a valor promocional no circuito Spcine (Centro Cultural São Paulo e Biblioteca Roberto Santos).

Para aqueles que nunca acompanharam a Mostra SP, é uma ótima oportunidade para o fazer. Como o ano passado, o festival trará um seleção preocupada em não só trazer excelentes películas, de todos os lugares do mundo, mas também exibir filmes que retratem o impacto que o globo inteiro sofreu com a chegada repentina e assustadora da Covid-19.

Vinheta da Mostra


Sobre o pôster: Toda edição da Mostra algo bem marcante e que toma destaque por todo o festival é o pôster do evento. Este ano a arte do cartaz é assinada pelo cartunista e escritor Ziraldo, responsável por histórias que todo nós conhecemos pela memória afetiva e sucesso que fizeram, entre elas, ''O Menino Maluquinho, Turma do Pererê e o Joelho Juvenal''. Criado nos anos 70, a imagem mostra um viajante espacial e sua perspicácia em admirar o planeta terra de longe, além das estrelas do sistema solar. Filmes sobre a obra de Ziraldo devem passar por esta edição.

Sobre valores: O festival terá dois tipos de pacotes de ingresso: os exclusivos para as exibições digitais e outros apenas para as sessões presenciais. Alguns títulos da seleção serão exibidos com exclusividade nos cinemas. 

Sobre as apresentações das obras: Tendo em vista que a 45ª Mostra terá número reduzido de convidados, além das apresentações presenciais nos cinemas, a presença dos diretores e profissionais da área se dará também por meio de vídeos enviados previamente. Debates e entrevistas serão apresentados virtualmente no Canal da Mostra do Youtube e pelo site da Mostra.

No último sábado (09), a lista de filmes e demais informações foram apresentadas pela diretora do evento, Renata Almeida, em Coletiva de Imprensa.

Lista de Filmes por Sessões

SEÇÃO: Apresentação Especial


Foto de Divulgação: Fantasmas de Bergman, de Gabe Klinger.

ATO, de Bárbara Paz / BRASIL.

A TÁVOLA DE ROCHA, de Samuel Barbosa / PORTUGAL.

A VOZ HUMANA (THE HUMAN VOICE), de Pedro Almodóvar / ESPANHA.

FANTASMAS DE BERGMAN (BERGMAN'S GHOSTS), de Gabe Klinger.

MEDUSA, de Anita Rocha da Silveira / BRASIL.

O REI DA NOITE, de Hector Babenco / BRASIL.

PARASITA PB (GISAENGCHUNG), de Bong Joon Ho / CORÉIA DO SUL.

SUMMER OF SOUL (...OU, QUANDO A REVOLUÇÃO NÃO PODE SER TELEVISIONADA) ( SUMMER OF SOUL (...OR, WHEN THE REVOLUTION COULD NOT BE TELEVISED) ), de Ahmir Questlove Thompson / EUA.

TERRA ESTRANGEIRA, de Daniela Thomas, Walter Salles / BRASIL.

THE NIGHT (LIANG YE BU NENG LIU), de Tsai Ming-liang / TAIWAN.

TITANE, de Julia Ducournau / FRANÇA.

ZIRALDO - ERA UMA VEZ UM MENINO, de Fabrizia Pinto / BRASIL.

ZIRALDO - UMA OBRA QUE PEDE SOCORRO, de Guga Dannemann / BRASIL.


SEÇÃO: Competição de novos diretores

Foto de Divulgação: Jane por Charlotte, Charlotte Gainsbourg.

66 QUESTÕES DA LUA (MOON, 66 QUESTIONS), de Jacqueline Lentzou / GRÉCIA, FRANÇA.

7 PRISIONEIROS, de Alexandre Moratto / BRASIL.

A COLHEITA DO TRIGO (MAIZISHULE), de Yu-qiang Tang / CHINA.

A FELICIDADE DAS COISAS, de Thais Fujinaga / BRASIL.

A GAROTA E A ARANHA ( DAS MÄDCHEN UND DIE SPINNE ), de Ramon Zurcher, Silvan Zurcher / SUÍÇA.

A LEI, de Amadeo Canônico / BRASIL.

A NOVA GAROTA (LA CHICA NUEVA), de Micaela Gonzalo / ARGENTINA.

A PORTA AO LADO (NEBENAN), de Daniel Brühl / ALEMANHA.

A TAÇA PARTIDA (LA TAZA ROTA), de Esteban Cabezas / CHILE.

A TERRA DE FRENTE, de Thiago Cóstackz / BRASIL.

AFTER BLUE (PARAÍSO IMUNDO) ( AFTER BLUE (PARADIS SALE) ), de Bertrand Mandico / FRANÇA. 

AILEY, de Jamila Wignot / EUA.

AMPARO, de Simón Mesa Soto / COLÔMBIA, SUÉCIA, CATAR.

ANATOMIA, de Ola Jankowska / POLÔNIA, FRANÇA.

AO ORIENTE (AL ORIENTE), de José María Avilés / EQUADOR, ARGENTINA.

ASSIM COMO NO CÉU (DU SOM ER I HIMLEN), de Tea Lindeburg / DINAMARCA.

ASSIM QUEIMAMOS (WE BURN LIKE THIS), de Alana Waksman / EUA.

AT THE END OF EVIN, de Mohammad Torab Beigi, Mehdi Torab Beigi / IRÃ.

ATLÂNTIDA (ATLANTIDE), de Yuri Ancarani / ITÁLIA, FRANÇA, EUA, CATAR

ATLAS, de Niccolò Castelli / SUÍÇA, BÉLGICA, ITÁLIA.

AYAR, de Floyd Russ / EUA.

AZOR, de Andreas Fontana / SUÍÇA, ARGENTINA, FRANÇA.

BI ABAN, de Mehrdad Koroushnia / IRÃ.

BLOODY ORANGES (ORANGES SANGUINES), de Jean-Christophe Meurisse / FRANÇA.

BOB CUSPE - NÓS NÃO GOSTAMOS DE GENTE, de Cesar Cabral / BRASIL.

BRANCO PURO (BEMBEYAZ), de Necip Çaghan Özdemir / TURQUIA.

CAPTAINS OF ZAATARI, de Ali El Arabi / EGITO.

CLARA SOLA, de Nathalie Álvarez Mesén / SUÉCIA, COSTA RICA, BÉLGICA.

COLMEIA (ZGJOI), de Blerta Basholli / KOSOVO, SUÍÇA, MACEDÔNIA DO NORTE, ALBÂNIA.

COMPARTMENT NO. 6 (HYTTI NRO 6), de Juho Kuosmanen / FINLÂNDIA, ALEMANHA, ESTÔNIA, RÚSSIA.

DANÇARINO CUBANO (CUBAN DANCER), de Roberto Salinas / ITÁLIA, CANADÁ, CHILE.

DISTRITO TERMINAL (MANTAGHEYE PAYANI), de Bardia Yadegari, Ehsan Mirhosseini / IRÃ, ALEMANHA.

DO OUTRO LADO (DEL OTRO LADO), de Ivan Guarnizo / COLÔMBIA, ESPANHA.

DOMANDO O JARDIM (MOTVINIEREBA), de Salomé Jashi / SUÍÇA, ALEMANHA, GEÓRGIA.

ELES TRANSPORTAM A MORTE (ELES TRANSPORTAN A MORTE), de Helena Girón, Samuel M. Delgado / ESPANHA, FRANÇA.

ENTRE DOIS CREPÚSCULOS (IKI SAFAK ARASINDA), de Selman Nacar / TURQUIA, FRANÇA, ROMÊNIA, ESPANHA.

ESPÍRITO SAGRADO (ESPÍRITU SAGRADO), de Chema García Ibarra / ESPANHA, FRANÇA, TURQUIA.

ESTRADA PARA O ÉDEN (AKYRKY KOCH), de Bakyt Mukul, Dastan Zhapar Uulu / QUIRGUISTÃO.

EU ERA UM HOMEM COMUM (I WAS A SIMPLE MAN), de Christopher Makoto Yogi / EUA.

FATORES HUMANOS (HUMAN FACTORS), de Ronny Trocker / ALEMANHA, ITÁLIA, DINAMARCA.

FEATHERS, de Omar El Zohairy / FRANÇA, EGITO, HOLANDA, GRÉCIA.

FÉDRO, de Marcelo Sebá / BRASIL.

FILME, O REGISTRO VIVO DE NOSSA MEMÓRIA (FILM, THE LIVING RECORD OF OUR MEMORY), de Inés Toharia / ESPANHA, CANADÁ.

FIM DA PRIMAVERA (JOLSOB), de Jaicheng Zxai Dohutia / ÍNDIA, ALEMANHA.

FOGO NAS MONTANHAS (FIRE IN THE MOUNTAINS), de Ajitpal Singh / ÍNDIA.

FREQUÊNCIAS MAGNÉTICAS (LES MAGNÉTIQUES), de Vincent Maël / FRANÇA, ALEMANHA.

HOLGUT, de Liesbeth de Ceulaer / BÉLGICA.

I COMETE - UM VERÃO NA CÓRSEGA (I COMETE - A CORSICAN SUMMER), de Pascal Tagnati / FRANÇA.

ILHAS (ISLANDS), de Martin Edralin / CANADÁ.

IMACULADA (IMACULAT), de Monica Stan, George Chiper-Lillemark / ROMÊNIA.

IRMANDADE (SESTRA), de Dina Duma / MACEDÕNIA DO NORTE, KOSOVO, MONTENEGRO.

JANE POR CHARLOTTE (JANE PAR CHARLOTTE), de Charlotte Gainsbourg / FRANÇA.

LA TRAVIATA, MEUS IRMÃOS E EU (MES FRÈRES, ET MOI), de Yohan Manca / FRANÇA.

LAMB (DYRIO), de Valdimar Jóhannsson / ISLÂNDIA, SUÉCIA, POLÔNIA.

LIDANDO COM A MORTE (DOOD IN DE BIJLMER), de Paul Sin Nam Rigter / HOLANDA.

LUA AZUL (CRAI NOU), de Alina Grigore / ROMÊNIA.

LUTA POR VINGANÇA (THE FLOOD), de Victoria Wharfe McIntyre / AUSTRÁLIA.

LUZ NATURAL (TERMÉSZETES FÉNY), de Dénes Nagy / HUNGRIA, LETÔNIA, FRANÇA, ALEMANHA.

LUZZU, de Alex Camilleri / MALTA.

MADALENA, de Madiano Marcheti / BRASIL.

MADEIRA E ÁGUA (WOOD AND WATER), de Jonas Bak / ALEMANHA, FRANÇA.

MAIOR QUE O MUNDO, de Beto Marquez / BRASIL.

MAR INFINITO, de Carlos Amaral / PORTUGAL.

MATEÍNA, de Joaquín Peñagaricano, Pablo Abdala / URUGUAI, BRASIL.

MEMÓRIA SUFOCADA, de Gabriel Di Giacomo / BRASIL.

MEU FILHO (MEIN SOHN), de Lena Stahl / ALEMANHA.

MEU TIO JOSÉ, de Ducca Rios / BRASIL.

MEUS IRMÃOS SONHAM ACORDADOS (MIS HERMANOS SUEÑAN DESPIERTOS), de Claudia Huaiquimilla / CHILE.

MINHA NOITE (MA NUIT), de Antoinette Boulat / FRANÇA.

MOMENTUM, de Edwin Charmillot / SUÍÇA

MURINA, de Antoneta Alamat Kusijanovic / CROÁCIA, BRASIL, EUA, ESLOVÊNIA.

NINGUÉM AO NORTE (NO ONE IN THE NORTH), de Zebin Zhang / CHINA.

NO LIMITE DO DESTINO (HIGAN NO FUTARI), de Yusuke Kitaguchi / JAPÃO.

NOSTROMO, de Fisnik Maxville / SUÍÇA.

O CONTO DO CARANGUEJO REI (RE GRANCHIO), de Alessio Rigo de Righi, Matteo Zoppis / ITÁLIA, FRANÇA, ARGENTINA.

O GRITO DAS LEOAS (LUANESHAT E KODRËS), de Luàna Bajrami / KOSOVO, FRANÇA.

O LEOPARDO DAS NEVES (LA PANTHÈRE DES NEIGES), de Marie Amiguet / FRANÇA.

O MAR À FRENTE (THE SEA AHEAD), de Ely Dagher / FRANÇA, LÍBANO, BÉLGICA.

O MELHOR LUGAR DO MUNDO, de Caco Ciocler  / BRASIL.

O OUTRO LADO DO RIO (THE OTHER SIDE OF THE RIVER), de Antonia Kilian / ALEMANHA, FINLÂNDIA.

O PERFEITO DAVID (EL PERFECTO DAVID), de Felipe Gómez Aparicio / ARGENTINA, URUGUAI.

O PLANETA (EL PLANETA), de Amalia Ulman / ESPANHA.

O RUÍDO DOS MOTORES (LE BRUIT DES MOTEURS), de Philippe Gregoire / CANADÁ.

OLGA, de Elie Grappe / SUÍÇA, UCRÂNIA, FRANÇA.

ONODA, 10 000 NIGHTS IN THE JUNGLE (ONODA, 10 000 NUITS DANS LA JUNGLE), de Arthur Harari / FRANÇA, JAPÃO, ALEMANHA, BÉLGICA, ITÁLIA, CAMBOJA.

OS DONOS DA CASA, de Carla Dauden / BRASIL.

OS INVENTADOS (LOS INVENTADOS), de Leo Basilico, Nicolás Longinotti, Pablo Rodríguez Pandolfi / ARGENTINA.

OUR MEN (MON LÉGIONNAIRE), de Rachel Lang / BÉLGICA, FRANÇA.

PEDREGULHOS (KOOZHANGAL), de P.S. Vinothraj / ÍNDIA.

PEGANDO A ESTRADA (JADDEH KHAKI), de Panah Panahi / IRÃ.

PENSAMENTOS SECUNDÁRIOS (ICH ICH ICH), de Zora Rux / ALEMANHA.

PEQUENA PALESTINA, DIÁRIO DE UM CERCO (YARMOUK, JOURNAL D'UN ASSIÉGÉ), de Abdallah Al-Khatib / LÍBANO, FRANÇA, CATAR.

POR UM PUNHADO DE FRITAS (POULET FRITES), de Jean Libon, Yves Hinant / FRANÇA, BÉLGICA.

POROPOPÓ, de Luís Igreja / BRASIL.

PRIMEIRO ENCONTRO (FIRST DATE), de Manuel Crosby, Darren Knapp / EUA

PROCURANDO POR VENERA (NË KËRKIM TË VENERËS), de Norika Sefa / KOSOVO, MACEDÔNIA DO NORTE.

QUANDO UMA FAZENDA SE INCENDEIA (WHEN A FARM GOES AFLAME), de Jide Tom Akinleminu / ALEMANHA.

QUARENTENA (MOLODI), de Alexander Seliverstov / RÚSSIA.

REGINA, de Alessandro Grande / ITÁLIA.

ROARING 20’S (ANNÉES 20), de Elisabeth Vogler / FRANÇA.

SABEDORIA DAS RUAS (GAEY WA'R), de Na Jiazuo / CHINA.

SALAMANDRA, de Alex Carvalho / BRASIL, FRANÇA, ALEMANHA.

SALOUM, de Jean Luc Herbulot / SENEGAL, FRANÇA.

SANGUESSUGAS - UMA COMÉDIA MARXISTA SOBRE VAMPIROS (BLUTSAUGER), de Julian Radlmaier / ALEMANHA.

SANS SOLEIL, de Banu Akseki / BÉLGICA, HOLANDA.

SEXPLICAÇÃO (A SEXPLANATION), de Alex Liu / EUA.

SUPERIOR, de Erin Vassilopoulos / EUA.

TEMPO RUY, de Adilson Mendes  / BRASIL.

TERRA SILENCIOSA (CICHA ZIEMIA), de Aga Woszczynska / POLÔNIA, ITÁLIA, REPÚBLICA TCHECA.

TRANSVERSAIS, de Émerson Maranhão / BRASIL.

TRÊS IRMÃOS (BRATRSTVO), de Francesco Montagner / REPÚBLICA TCHECA, ITÁLIA.

UM FORTE CLARÃO (DESTELLO BRAVÍO), de Ainhoa Rodríguez / ESPANHA.

UNCLENCHING THE FISTS, de Kira Kovalenko / RÚSSIA.

VENICE BEACH, CA., de Marion Naccache / FRANÇA, BRASIL.

VERA SONHA COM O MAR (VERA ANDRRON DETIN), de Kaltrina Krasniqi / KOSOVO, MACEDÔNIA DO NORTE, ALBÂNIA.

VOCÊ, EU E LÊNIN (SEN BEN LENIN), de Tufan TAstan / TURQUIA.

WHAT DO WE SEE WHEN WE LOOK AT THE SKY? (RAS VKHEDAVT, RODESAC CAS VUKUREBT?), de Alexandre Koberidze / ALEMANHA, GEÓRGIA.

WHO WE ARE - A CHRONICLE OF RACISM IN AMERICA, de Emily Kunstler, Sarah Kunstler / EUA.

YOU RESEMBLE ME (TU ME RESSEMBLES), de Dina Amer / EGITO, FRANÇA, EUA.

ZAHORÍ, de Marí Alessandrini / SUÍÇA, ARGENTINA, CHILE, FRANÇA.

ZALAVA, de Arsalan Amiri / IRÃ.

ZERE ( 3EPE ), de Dauren Kamshibayev / CAZAQUISTÃO.


SEÇÃO: Mostra Brasil

Foto de divulgação: Deserto Particular, Aly Muritiba


A VIAGEM DE PEDRO, de Laís Bodanzky / BRASIL, PORTUGAL.

ANTÍGONA 442 A.C., de Maurício Farias / BRASIL.

AS FACES DO MAO, de Dellani Lima, Lucas Barbi / BRASIL.

AS VERDADES, de José Eduardo Belmonte / BRASIL.

CURTAS JORNADAS NOITE ADENTRO, de Thiago B. Mendonça / BRASIL.

DESERTO PARTICULAR, de Aly Muritiba / BRASIL.

DESPEDIDA, de Luciana Mazeto, Vinícius Lopes / BRASIL.

JÁ QUE NINGUÉM ME TIRA PRA DANÇAR, de Ana Maria Magalhães / BRASIL.

MARES DO DESTERRO, de Sandra Alves / BRASIL.

MARINHEIRO DAS MONTANHAS, de Karim Aïnouz / BRASIL.

MUNDO NOVO, de Álvaro Campos / BRASIL.

O CIRCO VOLTOU, de Paulo Caldas / BRASIL.

O PAI DA RITA, de Joel Zito Araújo / BRASIL.

SARS-COV-2 / O TEMPO DA PANDEMIA, de Eduardo Escorel, Lauro Escorel / BRASIL.

SOL, de Lô Politi / BRASIL.

TARSILINHA, de Celia Catunda, Kiko Mistrorigo / BRASIL.

URUBUS, de Claudio Borrelli / BRASIL.


SEÇÃO: Perspectiva internacional

Foto de Divulgação: Roda do Destino, de Ryusuke Hamaguchi


18 KHZ (8 KILOHERZ), de Farkhat Sharipov / CAZAQUISTÃO.

18½, de Dan Mirvish / EUA.

A ARTE DA MEMÓRIA, de Rodrigo Areias / PORTUGAL, BRASIL. 

A CAIXA (LA CAJA), de Lorenzo Vigas / EUA, MÉXICO.

A CHIARA, de Jonas Carpignano / ITÁLIA, FRANÇA.

A CRÔNICA FRANCESA (THE FRENCH DISPATCH), de Wes Anderson / REINO UNIDO, FRANÇA, ALEMANHA.

A FEBRE DE PETROV (PETROVY V GRIPPE), de Kirill Serebrennikov / RÚSSIA, FRANÇA.

A FILHA (LA HIJA), de Manuel Martín Cuenca / ESPANHA.

A FLORESTA SILENCIOSA (THE SILENT FOREST), de Ko Chen-nien / TAIWAN.

A HISTÓRIA DA MINHA ESPOSA (A FELESÉGEM TÖRTÉNETE), de Ildikó Enyedi / HUNGRIA, FRANÇA, ALEMANHA, ITÁLIA.

A MULHER QUE FUGIU (DOMANGCHIN YEOJA), de Sang-soo Hong / CORÉIA DO SUL.

A NOITE DO FOGO (NOCHE DE FUEGO), de Tatiana Huezo / MÉXICO, ALEMANHA, BRASIL, CATAR.

ABSENCE, de Ali Mosaffa / REPÚBLICA TCHECA, ESLOVÁQUIA.

AHED'S KNEE (HA'BERECH), de Nadav Lapid / FRANÇA, ALEMANHA, ISRAEL.

ALTA DEMANDA: A VIDA E A OBRA DE DANI KARAVAN (DANI KARAVAN), de Barak Heymann / ISRAEL, POLÔNIA.

AMANHECER (ZORA), de Dalibor Matanic / CROÁCIA, ITÁLIA.

AMOR FATI, de Cláudia Varejão / PORTUGAL, SUÍÇA, FRANÇA.

ANNETTE, de Leos Carax / FRANÇA, EUA.

AO CAIR DO SOL (SUNDOWN), de Michel Franco / MÉXICO.

APPLES (MILA), de Christos Nikou / GRÉCIA, POLÔNIA, ESLOVÊNIA.

ARMUGAN (ARMUGÁN, EL ÚLTIMO ACABADOR), de Jo Sol / ESPANHA.

ARQUIPÉLAGO (ARCHIPEL), de Félix Dufour-Laperrière / CANADÁ.

AS BRUXAS DO ORIENTE (LES SORCIERES DE L'ORIENT), de Julien Faraut / FRANÇA.

AS SIAMESAS (LAS SIAMESAS), de Paula Hernández / ARGENTINA.

AURORA, de Paz Fabrega / COSTA RICA, MÉXICO.

BANTÚ MAMA, de Ivan Herrera / REPÚBLICA DOMINICANA.

BERGMAN ISLAND, de Mia Hansen-Løve / FRANÇA, ALEMANHA, SUÉCIA.

BIABU CHUPEA: UM GRITO NO SILÊNCIO (BIABU CHUPEA: UN GRITO EN EL SILENCIO), de Priscila Padilla / COLÔMBIA.

BOA SENHORA (MLUNGU WAM), de Jenna Cato Bass / ÁFRICA DO SUL.

BRIGHTON 4TH, de Levan Koguashvili / GEÓRGIA, RÚSSIA, BULGÁRIA, MÔNACO, EUA.

BRUNO REIDAL, CONFISSÕES DE UM ASSASSINO (BRUNO REIDAL), de Vincent Le Port / FRANÇA.

CAMILA SAIRÁ ESTA NOITE (CAMILA SALDRÁ ESTA NOCHE), de Ines Barrionuevo / ARGENTINA.

CAMINHO INCERTO (CAMINO INCIERTO), de Pau-Pablo García Pérez de Lara / ESPANHA.

CAPTAIN VOLKONOGOV ESCAPED (KAPITAN VOLKONOGOV BEZHAL), de Natasha Merkulova, Aleksey Chupov / RÚSSIA, FRANÇA, ESTÔNIA.

CHARUTO DE MEL (CIGARE AU MIEL), de Kamir Aïnouz / FRANÇA, ARGÉLIA.

COISAS VERDADEIRAS (TRUE THINGS), de Harry Wootliff / REINO UNIDO.

CONTATADO (CONTACTADO), de Marité Ugás / PERU, BRASIL, VENEZUELA, NORUEGA.

COW, de Andrea Arnold / REINO UNIDO.

DIÁRIOS DE OTSOGA, de Miguel Gomes, Maureen Fazendeiro / PORTUGAL.

ENCONTROS (INTRODUCTION), de Hong SangSoo / CORÉIA DO SUL.

ERRANTES - UMA HISTÓRIA ROHINGYA (ERRANCE SANS RETOUR), de Olivier Higgins, Mélanie Carrier / CANADÁ.

EU QUERO FALAR SOBRE DURAS (VOUS NE DÉSIREZ QUE MOI), de Claire Simon / FRANÇA.

EU VEJO VOCÊ EM TODOS OS LUGARES (RENGETEG – MINDENHOL LÁTLAK), de Bence Fliegauf / HUNGRIA.

EVOLUTION, de Kornél Mundruczó / ALEMANHA, HUNGRIA.

FANTASMAS (HAYALETLER), de Azra Deniz Okyay / TURQUIA, FRANÇA, CATAR.

FILHO DAS MONARCAS (HIJO DE MONARCAS), de Alexis Gambis / MÉXICO, EUA.

FRANCE, de Bruno Dumont / FRANÇA, ALEMANHA, BÉLGICA, ITÁLIA.

FUTURA, de Pietro Marcello, Francesco Munzi, Alice Rohrwacher / ITÁLIA.

GRAND CANCAN, de Mikhail Kosyrev-Nesterov / RÚSSIA.

GREAT FREEDOM (GROSSE FREIHEIT), de Sebastian Meise / ÁUSTRIA, ALEMANHA.

HIGIENE SOCIAL (HYGIÈNE SOCIALE), de Denis Côté / CANADÁ.

IMPASSE (ZASTOJ), de Vinko Möderndorfer / ESLOVÊNIA, SÉRVIA, MACEDÔNIA DO NORTE.

INTREGALDE (ÎNTREGALDE), de Radu Muntean / ROMÊNIA.

LET IT BE MORNING (VAYEHI BOKER), de Eran Kolirin / ISRAEL, FRANÇA.

LINGUI, de Mahamat-Saleh Haroun / CHADE, FRANÇA, BÉLGICA, ALEMANHA.

LISTEN, de Ana Rocha de Sousa / REINO UNIDO, PORTUGAL.

MÁ SORTE NO SEXO OU PORNÔ AMADOR (BABARDEALA CU BUCLUC SAU PORNO BALAMUC), de Radu Jude / ROMÊNIA, LUXEMBURGO, REPÚBLICA TCHECA, CROÁCIA.

MAJORITY (BI HAMEH-CHIZ), de Mohsen Gharaie / IRÃ.

MARX CAN WAIT (MARX PUÒ ASPETTARE), de Marco Bellocchio / ITÁLIA.

MEDO (STRAH), de Ivaylo Hristov / BULGÁRIA.

MEMORIA, de Apichatpong Weerasethakul / COLÔMBIA, TAILÂNDIA, REINO UNIDO, MÉXICO, FRANÇA.

MICKEY NA ESTRADA (MICKEY ON THE ROAD), de Mian Mian LU / TAIWAN.

MOTHERING SUNDAY, de Eva Husson / REINO UNIDO.

MULHERES CHORAM (WOMEN DO CRY), de Mina Mileva, Vesela Kazakova / BULGÁRIA, FRANÇA.

NO CHOICE (MAJBOORIM), de Reza Dormishian / IRÃ.

NO PAÍS DE ALICE, de Rui Simões / PORTUGAL.

NO TÁXI DO JACK, de Susana Nobre / PORTUGAL.

NOITE PASSADA EM SOHO (LAST NIGHT IN SOHO), de Edgar Wright / REINO UNIDO.

NOVE DIAS (NINE DAYS), de Edson Oda / EUA.

O ATLAS DOS PÁSSAROS (ATLAS PTÁKU), de Olmo Omerzu / REPÚBLICA TCHECA.

O CÃO QUE NÃO SE CALA (EL PERRO QUE NO CALLA ), de Ana Katz / ARGENTINA.

O COMPROMISSO DE HASAN (BAGLILIK HASAN), de Semih Kaplanoglu / TURQUIA.

O GRAVADOR DE HARUHARA-SAN (HARUHARASAN NO UTA), de Kyoshi Sugita / JAPÃO.

O JOVEM CAÇADOR DE BALEIAS (KITOBOY), de Philipp Yuryev / RÚSSIA, POLÔNIA, BÉLGICA.

O OUTRO TOM (EL OTRO TOM), de Rodrigo Plá, Laura Santullo / MÉXICO, EUA.

O SAL EM NOSSAS ÁGUAS (NONAJOLER KABBO), de Rezwan Shahriar Sumit / BANGLADESH, FRANÇA.

OS CÃES NÃO DORMIRAM ONTEM À NOITE ( SAG-HA DISHAB NA-KHABIDAND ), de Ramin Rasouli / AFEGANISTÃO, IRÃ.

OS INTRANQUILOS (LES INTRANQUILLES), de Joachim Lafosse / BÉLGICA, LUXEMBURGO, FRANÇA.

OS ÚLTIMOS (VIIMEISET), de Veiko Õunpuu / FINLÂNDIA, ESTÔNIA.

PEDRA DA NOITE ( PIEDRA NOCHE ), de Iván Fund / ARGENTINA, CHILE, ESPANHA.

PRISÃO DOMICILIAR (HOUSE ARREST), de Aleksey Guerman Jr. / RÚSSIA.

RADIOGRAFIA DE UMA FAMÍLIA (RADIOGRAPH OF A FAMILY ), de Firouzeh Khosrovani  / NORUEGA, IRÃ, SUÍÇA.

REFLEXÃO ( VIDBLYSK ), de Valentyn Vasyanovych / UCRÂNIA.

REGRESSO A REIMS (FRAGMENTOS) (RETOUR À REIMS (FRAGMENTS), de Jean-Gabriel Périot / FRANÇA.

RODA DO DESTINO (GÛZEN TO SÔZÔ), de Ryusuke Hamaguchi / JAPÃO.

SANREMO, de Miroslav Mandic / ESLOVÊNIA, ITÁLIA.

SEM DEIXAR RASTROS (ZEBY NIE BYLO SLADÓW), de Jan P. Matuszynski / POLÔNIA, FRANÇA, REPÚBLICA TCHECA.

SIMON CHAMA, de Marta Sousa Ribeiro / PORTUGAL.

SOUAD, de Ayten Amin / EGITO, TUNÍSIA, ALEMANHA.

SR. BACHMANN E SEUS ALUNOS (MR BACHMANN AND HIS CLASS), de Maria Speth / ALEMANHA.

STILLWATER, de Tom McCarthy / EUA.

TERRA DISTANTE (UZAK ÜLKE), de Erkan Yazici / TURQUIA.

HE BLIND MAN WHO DID NOT WANT TO SEE TITANIC (SOKEA MIES, JOKA EI HALUNNUT NÄHDÄ TITANICIA), de Teemu Nikki / FINLÂNDIA.

THE MOST BEAUTIFUL BOY IN THE WORLD, de Kristina Lindström, Kristian Petri / SUÉCIA.

TOVE, de Zaida Bergroth / FINLÂNDIA, SUÉCIA.

TRUMAN & TENNESSEE: UMA CONVERSA ÍNTIMA (TRUMAN & TENNESSEE: AN INTIMATE CONVERSATION), de Lisa Immordino Vreeland / EUA.

UM EQUILÍBRIO (YUKO NO TENBIN), de Yujiro Harumoto / JAPÃO.

M HERÓI (GHAHREMAN), de Asghar Farhadi / IRÃ, FRANÇA.

UM RIO CORRE, VIRA, APAGA, TRANSFORMA (A RIVER RUNS, TURNS, ERASES, REPLACES), de Shengze Zhu / EUA.

UMA NOVA VELHA PEÇA (JIAO MA TANG HUI), de Qiu Jiongjiong / HONG KONG, FRANÇA.

VENGEANCE IS MINE, ALL OTHERS PAY CASH (SEPERTI DENDAM, RINDU HARUS DIBAYAR TUNTAS), de Edwin / INDONÉSIA, SINGAPURA.

VISÕES DO IMPÉRIO, de Joana Pontes / PORTUGAL.

WHEN THE POMEGRANATES HOWL (VAGHT-E CHIGH-E ANAR), de Granaz Moussavi / AUSTRÁLIA, AFEGANISTÃO.

WHO WE WERE (WER WIR WAREN), de Marc Bauder / ALEMANHA.

UNI, de Kamila Andini / INDONÉSIA, SINGAPURA, FRANÇA, AUSTRÁLIA.


SEÇÃO: Retrospectiva

Foto de Divulgação: Os Verdes Anos, de Paulo Rocha


A ILHA DE MORAES, de Paulo Rocha / PORTUGAL.

MÁSCARA DE AÇO CONTRA ABISMO AZUL, de Paulo Rocha / PORTUGAL.

MUDAR DE VIDA, de Paulo Rocha / PORTUGAL.

O RIO DO OURO, de Paulo Rocha / PORTUGAL, FRANÇA, BRASIL.

OS VERDES ANOS, de Paulo Rocha / PORTUGAL.

SE EU FOSSE LADRÃO... ROUBAVA, de Paulo Rocha / PORTUGAL.


MOSTRA PLAY

São 131 títulos confirmados na Mostra Play, cada um deles terá um limite de visualizações!

Serão oferecidos três pacotes exclusivos (não são válidos para nenhuma exibição presencial) e devem ser solicitados via e-mail (pacote_mostraplay@mostra.org). O pagamento deve ser realizado via transferência bancária. Quantidade e valores: 5 ingressos (R$ 57,00), 10 ingressos (R$ 105,00) ou 15 ingressos (R$ 150,00).

A programação da Mostra Play e das salas tem outro formato, isto se deve porque nem todos os filmes que estão disponíveis nas salas poderão ser assistidos também virtualmente. O ingresso individual para cada título da Mostra Play estará disponível a partir do domingo, 17 de outubro, custa R$ 12,00 e pode ser comprado diariamente no site https://mostraplay.mostra.org (pagamento por cartão de crédito das bandeiras visa ou mastercard). Após a compra, os filmes ficam disponíveis por 72 horas e, após o play, por 24 horas.

MODO PRESENCIAL
Também é possível adquirir credenciais. A Permanente Especial (R$ 150), para sessões de segunda a sexta até as 17h55, e a Permanente Especial Folha (127,50), com 15% de desconto para o titular da assinatura para aproveitar sessões de segunda a sexta as 17h55h —as duas opções não contemplam finais de semana nem sessões noturnas.

Os ingressos avulsos custarão R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia-entrada), às segundas, terças, quartas e quintas, e R$ 30 (inteira) e R$ 15 meia-entrada, às sextas, aos sábados e domingos.

ITAÚ CULTURAL PLAY

Entre os dias 25 de outubro e 02 de novembro, a Itaú Cultural Play exibirá gratuitamente 
sete títulos, um por dia, sempre às 19h, que ficarão disponíveis por quatro horas.
25 de outubro, segunda-feira
Antígona 442 a.C., de Maurício Farias (Brasil)
26 de outubro, terça-feira
O Melhor Lugar do Mundo é Agora, de Caco Ciocler (Brasil)
27 de outubro, quarta-feira
Meu Tio José, de Ducca Rios (Brasil)
28 de outubro, quinta-feira
O Circo Voltou, de Paulo Caldas (Brasil)
29 de outubro, sexta-feira
Memória Sufocada, de Gabriel Di Giacomo (Brasil)
30 de outubro, sábado
Tarsilinha, de Celia Catunda, Kiko Mistrorigo (Brasil)
02 de novembro, terça-feira
SARS-CoV-2 - O Tempo da Pandemia, de Eduardo Escorel, Lauro Escorel (Brasil)

SESC DIGITAL

A Arte da Memória, Arquipélago (Archipelago), Biabu Chupea: Um Grito No Silêncio (Biabu Chupea: Un Grito En El Silencio), Caminho Incerto (Camino Incierto), Impasse (Deadlock), Errantes - Uma História Rohingya (Errance Sans Retour), Terra Distante (Faraway Land), Medo (Fear), Filme, O Registro Vivo De Nossa Memória (Film, the Living Record of our Memory), Por Um Punhado De Fritas (For a Fistful of Fries), Fantasmas (Ghosts), Mickey Na Estrada (Mickey on the Road), No País de Alice, Távola de Rocha, O Outro Lado Do Rio (The Other Side of the River), Estrada Para O Éden (The Road to Eden), O Sal Em Nossas Águas (The Salt in our Waters), O Jovem Caçador De Baleias (The Whaler Boy), Venice Beach, CA. são os títulos que a plataforma Sesc Digital irá disponibilizará, gratuitamente, durante a 45ª Mostra.

BAIXE O APLICATIVO

O aplicativo gratuito da 45ª Mostra já está disponível! 

Até o dia 21 de outubro, primeiro dia desta edição do festival, o app vai ganhando mais funcionalidades, reunindo toda a programação do evento e notícias. Também por meio do programa será possível fazer reserva de ingressos para credenciados e comprar ingressos individuais.

O aplicativo da 45ª Mostra pode ser baixado em celulares com sistemas operacionais Android (a partir da versão 7), pela Google Play, e em iOS (a partir da versão 11.4), pela App Store. A partir deste sábado (16), às 9h, o espectador poderá comprar pelo programa pacotes de ingressos para as sessões presenciais dentro do app.

Serviço:

Visite: htp://www.mostra.org/

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PATROCINADORES DA 45ª MOSTRA
Apresentam a 45ª MOSTRA o MINISTÉRIO DO TURISMO, o GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO, por meio da SECRETARIA DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA e a PREFEITURA DE SÃO PAULO. O evento conta com o patrocínio da SPCINE, SABESP e ITAÚ; a parceria do SESC; o apoio do PROJETO PARADISO; a colaboração do ITAÚ CULTURAL, da QUATRO CINCO UM, da VELOX, do MASP, do HOTEL RENAISSANCE, do CONJUNTO NACIONAL, da ACNUR - Agência da ONU para Refugiados e do MUSEU DA IMIGRAÇÃO; e a promoção da FOLHA DE S.PAULO, da GLOBO FILMES, da TV CULTURA, do CANAL ARTE 1 e da BAND NEWS FM.

Escrito por Bárbara Kruczyński

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