O Urso do Pó Branco, de Elizabeth Banks | Assista nos Cinemas

 
Este texto pode conter spoilers

Em 1985, algo extremamente inusitado ocorreu em uma floresta dos Estados Unidos, especificamente, na Georgia. O ex-policial e traficante de drogas Andrew Thornton foi encontrado morto após saltar de um avião carregando quilos e mais quilos de cocaína. A perícia afirmou que o paraquedas não aguentou o peso. Não só isto, mas a investigação sobre o caso levou a policia a entender que mais pacotes da droga deveriam estar por perto e depois de meses atrás do rastro do alucinógeno, foram encontradas 40 unidades abertas na mata próxima ao local e, para surpresa de todos, um urso de pelugem preta já desfalecido também e por overdose. O mesmo havia ingerido cocaína e, de algum modo, cerca de três a quatro gramas adentraram o sistema sanguíneo do animal (leia matéria do NY Times sobre a história aqui). Esta anetoda excêntrica, que também tem inspiração nos dados levantados pelo livro ''The Bluegrass Conspiracy: An Inside Story of Power, Greed, Drugs & Murder, de Sally Denton, inspirou o filme ''Cocaine Bear'', com direção de Elizabeth Banks. No tio Sam, a produção que conta com Keri Russel, O'shea Jackson Jr., Ray Liotta, Alden Ehrenreich, Jesse Tyler Ferguson, Isiah Whitlock Jr., Margo Martindale, Brooklynn Prince, Christian Convery, Ayoola Smart, Scott Seiss e muitos outros, ganhou estreia em fevereiro e só agora chega ao Brasil com o titulo de ''O Urso do Pó Branco''. 

Ao que se tem notícia, o urso real não matou ninguém, todavia, a ficção propõem o contrário. Assim, muitas mortes hilárias passam em sequência pelos olhos de quem assiste. Não há o que temer e o longa acaba não ganhando um aspecto de terror, mas sim comédia e aventura. Ademais, a trilha sonora, o design da produção e toda a sua ambientação usa e abusa do fato do ocorrido ter se dado nos anos 80 e a trama tem grande verossimilhança com os filmes que se assistia na sessão da tarde há trinta anos atrás. Com roteiro assinado por Jimmy Warden (The Babysitter: Killer Queen), o texto mistura histórias de pessoas diversas que entram em contato com ''o animal drogado''. Desde casais fazendo trilha pela floresta, a crianças matando aula ou grupos de jovens que assaltam desavisados pelas redondezas. Policiais, traficantes e pais preocupados também dão as caras.

Caso um dia você visite a cidade de Lexinton, Kentucky, não deixe de procurar pelo urso real e empalhado que está exposto por lá. No filme, o bicho é, na verdade, uma fêmea e os filhotes aparecem totalmente cocaínados. A distribuição brasileira é da Universal Pictures Brasil. 

Trailer

Ficha Técnica
  • Título original e ano: Cocaine Bear, 2023. Direção: Elizabeth Banks. Roteiro: Jimmy Warden. Elenco: Keri Russell, O'shea Jackson Jr., Ray Liotta, Alden Ehrenreich, Jesse Tyler Ferguson, Isiah Whitlock Jr., Margo Martindale, Brooklynn Prince, Christian Convery, Ayoola Smart, Scott Seiss, Kristofer Hivju, Matthew Rhys, Hannah Hoekstra. Gênero: Comédia, Suspense. Nacionalidade: Estados Unidos da América. Trilha Sonora Original: Mark Mothersbaugh. Fotografia: John Guleserian. Edição: Joel Negron.  Supervisor de Direção de Arte: Conor Dennison. Figurino: Tiziana Corvisieri. Distribuição: Universal Pictures Brasil. Duração: 01h38min.

Explicativo, o filme se inicia com a cena que remonta a queda de Andrew Thornton (Matthew Rhys) para a morte e o inicio da investigação policial, porém na dramatização esta vem como um acidente e não como no original. Pelas montanhas, um casal chamado Olaf (Kristofer Hivju) e Elsa (Hannah Hoekstra) se refresca, conversa sobre o reino animal e percorre a mata. Por alguns instantes avistam mais abaixo e assistem um urso se debater em uma árvore. Olaf acha estranho e começa a orientar a companheira, mas já é tarde demais. O urso já os está perseguindo e ele pouco a pouco vê Elsa sendo puxada para longe. Dali em diante, vamos conhecendo cada um dos personagens que veremos pelo filme tentando fugir do urso. A pequena Dee Dee (Brooklynn Price) e sua mãe Sari (Keri Russell discutem sobre uma passeio a Nashville ou a cachoeira para pintar, Daveed (O'Shea Jackson Jr.), Syd (Ray Liotta) e Eddie (Elden Ehrenreich) aparecem falando de ''negócios'', a policial florestal Liz (Margo Martindale) é vista fumando e esconde o ato do amigo e caipira Peter (Jesse Tyler Ferguson), enquanto Bob (Isiah Whitlock Jr.) decide ir averiguar de perto as redondezas e tentar por a mão em traficantes que tem relação ao incidente com o paraquedista morto. E as aventuras sangrentas na floresta tem start com a ida de Henry (Christian Convery) e Dee Dee a cachoeira, após decidirem faltar a aula. Claro, Sari descobre que a menina desapareceu e vai em busca dela pelas montanhas. Não demora muito e as crianças dão de cara com a ursa cheia de pó. Keri, que solicita ajuda de Peter e Liz também. O mais hilário é que os donos e gestores da droga perdida também vem a cidade para resgatá-la, mas a história toda vira uma maluquice só e não exatamente se consegue por as mãos nos objetos de desejo. 

                           Créditos: Universal Pictures 
Não saia da sala sem assistir as cenas pós créditos.

Apesar da produção idealizar que um animal sob o efeito de um alucinógeno vire ainda mais agressivo e letal ela não quer dizer que é pro-drogas. Aliás, é antes mesmo dos acontecimentos todos se darem que ela joga luz a propagandas anti-drogas e combate qualquer crítica que venha dizer o contrário por sua boa intenção em apenas ser uma dramatização com claro exagero cinematográfico. Os personagens com seus exageros e estereótipos combinam muito com a história e ainda que o filme traga crianças nesse contexto tão surreal as deixa livre de qualquer julgamento bobo e as posiciona falando de algo que sequer sabem o que é, mas que por vontade de ''serem as super espertas e modernas'', dizem que conhecem ou que já experimentaram com a supervisão de um adulto''. 

Elizabeth Banks, atriz, produtora e diretora, dirige seu quarto longa e se mostra cada vez mais sagaz e dinâmica, ainda que tenha trabalhado novamente em solo conhecido, que é o gênero da comédia. Aqui consegue sublinarmente nos fazer pensar em como o homem é prejudicial a natureza e pode provocar os maiores desastres sem tomar culpabilidade por suas ações. Traz atores muito entregues a proposta e os deixa livre para explorarem os exageros das caricaturas que interpretam e tudo sai melhor do que se podia imaginar. Alden Ehrenreich, que interpreta Eddie, tem um destaque fabuloso ao aparecer como um viúvo apaixonado e filho do dono da cocaína, Keri Russell e os atores mirins Brooklynn Price e Christian Convery também acrescentam muito a aventura e comicidade das situações sem realmente serem comediantes.

A tosquice politicamente-incorreta que ''O Urso do Pó Branco'' atinge é validada por sua surrealidade ainda que baseada em fatos. É o puro suco da comédia e não chega a ser um besteirol, mas sim um filme divertidaço e que merece ser visto, respeitando sua classificação: 18 anos. 

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)