La Situación, de Tomás Portella | Assista nos Cinemas

Ana (Natalia Lage) é uma mulher com a qual muitas espectadoras podem se identificar. Solteira há algum tempo, sua vida não exatamente tem tido muitos acontecimentos. Mesmo com a amiga/prima fajuta Yovanka (Thati Lopes) que se instalou em sua casa por alguns dias e nunca mais foi embora. Sua amiga Letícia (Julia Rabello) por outro lado vive tentando alimentar o casamento, mas os filhos sempre voltam pra casa nos momentos mais impróprios. É quando uma notícia traz ânimos novos a Ana, ela tem uma herança a receber na Argentina de uma avó falecida. Aparentemente, ela herdou um terreno por lá e é após ter conhecimento dos documentos que decide viajar até o lugar. Chama então Yovanka e Letícia para acompanhá-la e juntas irem tirar alguns dias de folga das vidas normais que levam. 

O que parecia ser algo simples, uma viagem para receber uma herança, se torna um caso de polícia e internacional. As três se envolvem em mil tipos de confusões e acabam sendo procuradas por bandidos e pela polícia brasileira e argentina, já que o terreno herdado por Ana está no meio de uma investigação policial que envolve tráfico, assassinatos e mafiosos argentinos e até uruguaios. 

A produção da Migdal Filmes, em Associação com a Caravela Filmes, tem lançamento da Star Distributions e é uma verdadeira integração regional entre Brasil e Argentina com uma leve passadinha pelo Uruguai. A direção é de Tomás Portella (4x100: Correndo Por Um Sonho e Impuros: O Filme) e além do trio Natália Lage, Thati Lopes e Julia Rabello, tem no elenco, Dudu Azevedo, Soledad Pelayo, Marcelo Gonçalvez e Roberto Suarez

Trailer 


Ficha Técnica
Título original e ano: Lá Situacion, 2023. Direção: Tomás Portell. Roteiro: Carolina Castro e Natália Klein. Elenco: Natália Lage, Júlia Rabello, Thati Lopes, Dudu Azevedo, Marcelo Gonçalvez, Roberto Suarez, Soledad Pelayo. Gênero: Road Movie, Comedia. Supervisor de Som: Tomas Além e Rodrigo de Noronha. Produção: Iafa Britz, Carolina Castro e Rômulo Marinho. Produção: Migdal Filmes em associação com Caravela Filmes. Coprodução: Star Original Productions. Distribuição: Star Distributions. Duração: 01h24min.
Apesar das mil confusões que o filme apresenta, sua leveza é transparente. É daquelas produções para curtir com as amigas e não se preocupar muito com reflexões e mensagens que a obra pode ou não trazer. O trio de protagonistas é irreverente e tem química. Conquistam e convencem a plateia muito fácil, aliás. A bola de neve com que "as situações" que estas três mulheres vivem na tela as levam a lugares inimagináveis, mas muito hilários. Não só isso, fala de um ou outro dilema feminino sem soar corriqueiro.

Ana é a solteira certinha do grupo, Yovanka a hippie malucona e Letícia a super mulher, mãe e amiga. Os estereótipos perfeitos e que engajam bem o público em dilemas muito simples, mas reais. Uma quer um amor, outra é livre e feliz e a outra pronta pra um tudo. O final dessa jornada, só assistindo para saber, mas não espere nada convencional.
        
                                                                                                                         Créditos: Divulgação 
"La Situación" traz o famoso estilo de roadmovie com cara e carga feminina para conquistar o público no "mês da mulher."

Bem produzida, dirigida e atuada, a comédia lembra outro roadmovie brasileiro-argentino que é sensacional, "La Vingança", de Fernando Fraiha (leia texto aqui). Talvez ele não atinja o mesmo lugar equilibrado que o filme de Fraiha, mas é uma boa iniciativa e propõe um bom intercâmbio cultural entre Brasil e suas fronteiras. Mais que isso coloca mulheres na tela para serem protagonistas de suas próprias aventuras e desventuras. 

                                                                                         Créditos: Divulgação 

Natália Lage e Dudu Azevedo são um quase casal no filme de Portella.

O longa ganhou inúmeras Pré Estreias e Exibições de Imprensa em Estados Brasileiros, desde o início de março, e sua falta de pretensão conquistou o público durante os eventos. 

Avaliação: Dois tickets só de ida e meia volta na América Latina  (2,5/5).

Hoje nos Cinemas

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)