Maze Runner - Correr ou Morrer


Quando Maze Runner (escrito pelo norte-americano James Dasher) foi lançado no Brasil, vi muita gente comentando sobre como era legal, mas por alguma razão não animei de ir atrás do livro. Mesmo assim, desde então ele esteve na minha listinha de próximas leituras... demorou, mas após ver o trailer do filme finalmente ganhei coragem para comprar e começar a ler. Agora entendo o porquê de tantos elogios.. que livro bom, gente!

Sinopse:

Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho. 
Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo. Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr, correr muito. 


O livro todo é permeado por um clima de mistério. Assim como Thomas acorda no escuro, sem nenhuma ideia do que está acontecendo ou onde está, o leitor também não recebe muitas informações sobre a história. Seria uma distopia? Uma história apocalíptica? Se passa no presente ou no futuro? O que há fora do labirinto? Enfim, não sabemos.. e vamos recebendo respostas aos poucos, juntamente com Thomas e os demais personagens. E as respostas nesse primeiro volume são escassas, viu? Apenas o suficiente para nos orientar. No começo somos apresentados a como funciona a clareira e o labirinto e mais tarde descobrimos somente o suficiente para nos dar uma ideia do que esperar nos próximos volumes da série. 

A trama é cuidadosamente construída, com muita ação, suspense psicológico e emoção. Me senti jogado nesse labirinto, confuso e curioso assim como os personagens.  A cada virada de página, havia uma nova surpresa e assim comecei a devorar as páginas, ansioso para chegar ao final e descobrir mais sobre a história, sobre quem era Thomas e o propósito do labirinto. Não há muito desenvolvimento de personagens (no sentido de que esse não é o foco da narrativa. Não quer dizer que eles não sejam interessantes e carismáticos) ou de um romance (pelo menos não nesse primeiro livro), o que eu acho importante. Mesmo assim, isso acaba sendo um diferencial entre outros livros YA e no fim das contas.. Maze Runner acaba sendo um livro único, simplesmente fascinante. Mal posso esperar para colocar minhas mãos no segundo volume da série e novamente mergulhar nessa história! Quem ainda não leu, CORRE!

PS: A adaptação cinematográfica de Maze Runner foi dirigida por Wes Ball e tem Dylan O'Brien (Teen Wolf), Will Poulter (Família do Bagulho), Thomas Brodie-Sangster (Game Of Thrones) e Kaya Scodelario (Skins) no elenco. Marquem na agenda: o filme estréia dia 18 de Setembro. Can't Wait!


Escrito por Vitor Souza

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)