Air - A História Por Trás da Logo, de Ben Affleck | Assista Nos Cinemas

 
Você pode não ter visto Michael Jordan jogar, mas você sabe quem ele é. A lenda do basquete nos anos 80 e 90 é até hoje incomparável e fez história na NBA pelo Chicago Bulls, equipe icônica sediada em Chicago, Illinois. Jordan, após vencer uma das maiores competições universitárias, em 1982, foi contratado pelo time e iniciou sua carreira de forma profissional. O novo filme do ator, produtor e diretor Ben Affleck, ''Air - A História Por Trás da Logo'', não é especificamente uma cinebiografia do jogador, afinal, ele sequer está no longa, ao mesmo tempo que está. A produção joga luz e faz o recorte sobre como foi projetado o marketing de um dos maiores e bem sucedidos contratos já feitos na história do esporte, a criação de uma linha de tênis específica para um jogador de basquete. Neste caso, um dos maiores da Historia, Michael Jordan.

Na trama, o espectador vai conhecer nomes importantes que fizeram a indústria do esporte norte-americano crescer, como o visionário Sonny Vaccaro (Matt Damon), o diretor de marketing da Nike, Rob Stresser (Jason Bateman), o designer criativo da marca, Peter Moore (Matthew Maher), o CEO da empresa, Phil Knight (Ben Affleck), e um de seus executivos, Howard White (Chris Tucker). Juntos, o time de homens trabalhou para trazer o iniciante Michael Jordan como o ''embaixador'' de um novo tênis só dele. Na época, a Nike estava mal, economicamente falando, e o marketing com celebridades da música, esporte e cinema era algo bem sucedido entre as grandes do momento, Adidas e Converse. Particularmente, Michael Jordan preferia a Adidas e possuía um super interesse em fechar contrato com eles. Porém Sonny teve a idéia de oferecer um negócio multimilionário ao jogador e uma linha especifica e diferenciada. A realidade conta, inclusive, que o agente de Jordan, David Falk (Chris Messina), nomeou o tênis como ''Air Jordan'' e a Nike confessa que foi uma sugestão de ambos os lados. Logo, na dramatização, se tem cenas que evocam esse conflito sobre o criador do nome, mas não chega a ser necessariamente um dilema. E sim uma coincidência.  

Para além das questões marketeiras, o aceite de Jordan ao contrato contou com responsabilidade grande de seus pais. O filme evidencia especificamente como isto foi feito. Ainda que o agente do jogador não o quisesse, Sonny correu atrás para apresentar a ideia a mãe e ao pai de Michael Jordan, e, apesar da trama evidenciar o time criativo por trás da idéia, também traz a força de Deloris, mãe do jogador, para entender a proposta e contorná-la em beneficio do filho. O campeão da NBA, aliás, foi quem escolheu a atriz Viola Davis para viver sua mãe nas telas e, sem sombras de dúvidas, não teria outra artista com maior significância. O marido da ganhadora do Emmy, Grammy, Oscar e Tony, Julius Tennon, interpreta o pai do esportista. Já Michael é visto no filme de relance e não exatamente tem falas e aparece especificamente. Sua figura é interpretada por Damian Delano Young. O conceito que o diretor tem para esta escolha é que "ele não fez queria o filme como uma biografia, pois todos sabem quem Jordan é. Que ele é onipresente". Assim, prefere forcar no que está ao redor dele e o auxílio a ser grande dentro e fora das quadras.

© 2023 Amazon Studios. All Rights Reserved                        
Com muita ironia e comicidade, ''Air - A História Por Trás da Logo'' traz um elenco de peso em uma sólida parceria de Ben Affleck e Matt Damon com produção da Amazon Studios.

O longa une imagens reais a dramatização para contar a história, usa dados estatísticos específicos para demonstrar e fazer o espectador visualizar a virada no jogo que foi para Michael Jordan e para a Nike realizarem tal parceria comercial. "O tênis de um Deus do basquete que pode lhe fazer flutuar" ganhou o mundo e só em seu primeiro ano faturou um total de 126 milhões contra uma quantia de 3 milhões em multas que a Nike se comprometeu a pagar devido a regra quebrada pelo design - os atletas não podiam, naquela época, entrar em quadra com tênis coloridos, outro grande ponto para a empresa. Afinal, Michael é um homem negro e quebraria barreiras com um tênis que pensasse também nesta questão.

Há uma preocupação básica em ambientar os anos em que se deram as negociações e figurinos, estilos de maquiagem e cabelo estão no ponto em cada um dos personagens. O confere veio até mesmo da esposa de Sonny Vaccaro que ao visitar o set disse que "as roupas de Matt estavam idênticas as de Sonny". O longa não esquece de evidenciar o mundo ultra masculino das empresas, mas a força de uma mãe e de uma mulher inteligente consegue lutar páreo a páreo com a ambição dos machos de plantão.

Honras e louros a interpretação de Viola Davis que faz toda e qualquer cena em que aparece ser um momento para a enaltecer. A participação de Marlon Wayans como um dos grandes apoiadores de Jordan no início de carreira também é algo marcante. Afinal, o ator é pouco visto fora da cena da comédia. Chris Tucker foi outra ótima escolha no elenco ao passo que Matthew Maher, visto sempre em papéis pequenos, também.

                            © 2023 Amazon Studios. All Rights Reserved  
Matt Damon revelou em diversas entrevistas que Ben Affleck o dirige desde que eles se conheceram, ainda criança, e juntos iniciaram o sonho de se tornarem artistas. Os atores são amigos há quarenta anos ou mais.

Matt Damon e Ben Affleck ganharam um Oscar pelo roteiro do excelente ''Gênio Indomável'' (1998), e desde então foram vistos juntos como amigos, mas não exatamente trabalharam em muitas obras novamente. A parceria voltou a acontecer de forma explicita quando os dois atores se reencontram em ''O Grande Duelo'' (Ridley Scott, 2022 - leia texto aqui). Desde então decidiram montar uma produtora, a Artists Equity. ''Air'' vem com assinatura da mesma e, para a felicidade dos amigos, devem trabalhar em seis produções que vem por ai, entre elas um curta, um filme para tv e cinco longa-metragens.

Não há em tese livros que baseiam a história contada em Air especificamente, mas o mercado literário tem publicada a obra que traz as memórias de Phil Knight em "Shoe Dog - A Memoir By The Creator of Nike", escrito pelo próprio (veja aqui). Uma que auxiliou o roteirista Alex Convery na produção do roteiro além das inúmeras publicações sobre a jornada de Michael Jordan na NBA.

Trailer

Ficha Técnica
Título original e ano: Air, 2023. Direção: Ben Affleck. Roteiro: Alex Convery. Elenco: Matt Damon, Viola Davis, Jason Bateman, Chris Messina, Julius Tennon, Chris Tucker, Matthew Maher, Gustaf Skarsgård, Marlon Wayans e Ben Affleck. Gênero: Biografia, Comédia, Drama. Nacionalidade: EUA. Fotografia: Robert Richardson. Supervisão de Direção de Arte: A. Todd Holland. Edição: William Goldenberg. Figurino: Charlese Antoinette Jones. Distribuição: Warner Bros Pictures Brasil. Duração: 01h52min.

Para os amantes da dupla que produz o filme, é assistir a maturação do trabalho. Para aqueles que amam os bastidores do esporte, é uma baita jogada, e para os que amam ir ao cinema, é uma investida de sucesso. Então não marque bobeira e vá assistir. 

Avaliação: Três pares de tênis ultra estilosos e meio (3,5/5).

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)