Vidas Passadas, de Celine Song | Assista nos Cinemas


Os mistérios do amor são insolúveis! Há milênios as artes se debruçam sobre este tema. Afinal a Ilíada começou com a procura de Menelau por sua esposa Helena, apaixonada por Páris; as Mil e Uma Noites são resultado da decepção amorosa do sultão Xariar com a traição de sua primeira esposa. Entre alegrias e decepções, as estórias deste sentimento tão maravilhoso são contadas das mais variadas formas. E agora chegou a vez do filme Vidas Passadas, dirigido pela estreante Celine Song, diretora sul-coreana-canadense, contar sua jornada de amor.

Aqui temos a linda e envolvente estória romântica de Nora (Greta Lee) e Hae Sung (Teo Yoo). Quando crianças em Seul, na Coreia do Sul, vivenciaram seu primeiro amor, interrompido quando a família de Nora migrou para o Canadá. Após 12 anos, o casal se encontrou nas redes sociais, ela morando em Nova York, ele ainda em Seul, e, conversando por vídeo, claramente demonstram o amor que ainda sentem um pelo outro, rompido de novo por Nora quando pede que, por um tempo, não se falem mais, pois ela precisa se dedicar à carreira de escritora. Um bom tempo depois, mais de uma década, o engenheiro Hae rompe com sua namorada e vai visitar a escritora Nora em Nova York, que agora está casada com um norte-americano, o também escritor, Arthur (John Magaro).

Os encontros deles por uma ''Big Apple'' deslumbrante são mágicos. Entre passeios turísticos, o amor de infância ressurge com força total, demonstrado em pequenos gestos, olhares e palavras. Arroubos não aparecem em tela, a cultura coreana não permite isso. É tudo muito delicado, sutil, com muitas desculpas e faces ruborizadas. Nesses detalhes da cultura asiática, tão diferente da brasileira, vê-se a ousadia que é um abraço, um aperto de mãos, um diálogo mais íntimo.

Créditos: Califórnia Filmes
O longa é baseado na vida pessoal da diretora que também é casada com um escritor, se mudou de país durante a infância e também teve um encontro, na companhia do esposo, com uma ex-paquera da juventude.

Os sul-coreanos acreditam no conceito de vidas passadas, que cada ser vivo passou por muitas reencarnações. A soma destas trajetórias permite que algumas pessoas encontrem suas almas gêmeas na contemporaneidade. Mas, para isto, são necessárias milhares de coincidências, de experiências, de ações, em todas estas vidas antigas. Nesta concordância de fatores, as pessoas se encontram ou se desencontram. O destino dos apaixonados depende do somatório destas sutilezas.

O par da linda Nora é o coreano Hae? O esposo norte-americano Arthur a tudo presencia, dando espaço à esposa para finalizar esta experiência do passado. Até se oferece para receber a visita do amigo de infância de sua companheira em casa, saindo os três para jantar comida italiana. Os embates do trio criam novas situações, a dificuldade de comunicação entre os dois homens pois falam línguas diferentes, sua disputa pela mesma mulher, a civilidade no trato entre os dois encobrindo ciúmes, esperanças e os encantamentos por Nora. A hostilidade e o respeito mútuo mais uma vez demonstrado em pequenos atos, em olhares e gestos.

Com indicações ao Oscar 2024 nas categorias de ''melhor filme'' e ''melhor roteiro original'', a roteirista e diretora Celine Song cria uma obra única, onde o “quase” toma tanto importância quanto o concreto. Essas subjetividades do que poderia ter acontecido vão num crescendo e, com pequenos sobressaltos ocasionalmente, roteiriza as relações amorosas de uma maneira única. Sutilmente, mas com muito sofrimentos, as escolhas dos personagens, acrescidas das experiências das vidas passadas, vai criando um presente onde alguém vai sofrer, Nora, Hae ou Arthur, representados por excelentes atores. Emoldurado por uma Nova York, magnificamente fotografada, esse encontro na Big Apple vai definir o destino de todos.

Trailer

Ficha Técnica
Título original e ano: Past Lives, 2023. Direção: Celine Song. Elenco: Greta Lee, Teo Yoo, John Magaro, Moon Seung-ah, Leem Seung-min, Ji Hye Yoon, Choi Won-young, Ahn Min-Young, Seo Yeon-Woo, Kiha Chang, Shin Hee-Chul, Jun Hyuk Park. NacionalidadeEUA, Coreia do Sul. Gênero: Drama, Romance. Trilha Sonora Original: Christopher Bear e Daniel Rossen. Direção de Fotografia: Shabier Kirchner. Montagem: Keith Fraase. Figurino: Katina Danabassis. Direção de Arte: Alan Lampert. Design de Produção: Grace Yun. Produtoras: A24, CJ ENM Co.,  Killer Films, 2AM. Distribuição: Califórnia Filmes. Duração: 105 minutos
Obra madura de uma excelente diretora, Vidas Passadas é uma linda estória de amor. O espectador apaixona-se pelo trio, pela luta dos três por esse sentimento que é o amor, tão desejado e inalcançável, mas que às vezes brilha na vida de algumas pessoas. As vidas passadas e a presente definem a existência de cada um dos personagens. O filme, com essas reflexões, ressoa por dias no coração de cada um dos espectadores. Impossível não se emocionar com a cena final!
Nota: 9/10.
HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Marcelino Nobrega

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)