Avatar: Fogo e Cinzas, de James Cameron

 
Com "Avatar" (2009), James Cameron iniciou um projeto que combina desenvolvimento e aperfeiçoamento da tecnologia de captura de movimentos, com uma aventura sci-fi com pinceladas de mensagem de preservação ambiental. Sua continuação, "O Caminho das Águas", lançada em 2022, dobrou essa aposta, com lindas imagens, novos personagens e a expansão do mundo. Agora, uma vez mais em Pandora, "Fogo e Cinzas" tem a difícil missão de continuar expandindo esse universo em seus 195 minutos e justificar todo esse tempo.

Sobre tecnologia, a produção é uma evolução, mesmo que não tão suntuosa quando comparado ao filme anterior, mas a profundidade do 3D, as imagens de Pandora, tudo está ainda mais crível, ainda mais potente.

Nesse terceiro capítulo da saga, acompanhamos a família Sully tentando se reerguer dos eventos que o público acompanhou em O Caminho das Águas. Assim, enquanto Neytiri (Zoe Saldaña) presta o luto devido ao falecimento de Neteyam (Jamie Flatters), Jake (Sam Worthington) busca armamento pesado nos barcos destruídos na batalha. Ambos vivenciam a dor da perda à sua maneira e essas visões se chocam cedo na narrativa. Há, inclusive, um início de discussão sobre fé nesse ponto, é muito interessante como Cameron complexifica e engrandece o universo de inúmeras formas, com diferentes olhares. 

E é o que ele faz com o Povo das Cinzas, liderado por Varang (Oona Chaplin). Depois de orarem para a deusa e não receberem nada, esse clã de Na'Vis se volta para o fogo e para a destruição, performando saques e matando quem passar por eles. E o caminho da família Sully e do Povo das Cinzas logo se cruza, quando Spider (Jack Champion) precisa trocar sua máscara de oxigênio, a família embarca numa espécie de dirigível com mercadores. Esses dirigíveis são puxados por animais e são algumas das cenas mais bonitas do filme e isso não é pouca coisa. A forma com que Cameron filma a aventura, com ação frenética e momentos de respiro contemplativos, é muito especial, de quem sabe fazer Cinema, com letra maiúscula.

Kiri (Sigourney Weaver), Lo'ak (Britain Dalton) e Tuk (Trinity Jo-Li Bliss) seguem também essa jornada. Kiri busca despertar e se conectar com a  Grande Mãe, mas algo ainda a impede. Lo'ak deseja um lugar na sociedade Na'Vi e Tulkun para seu amigo Payakan, bem como quer assumir mais responsabilidades, mas Jake, com medo, não deixa que ele o faça.

Crédito de Imagens: © 2025 20th Century Studios. All Rights Reserved.
Avatar: Fogo e Cinzas tem lançamento previsto para 16 anos, uma semana e dois dias após o Avatar original (2009). Além disso, a produção chegará aos cinemas norte-americanos no 28º aniversário de Titanic (1997), filme de James Cameron vencedor do Oscar, que estreou em 19 de dezembro de 1997.

O comboio de mercadores é atacado e Varang acaba conhecendo Quarlitch (Stephen Lang). A busca por poder acaba por conectar eles, mas é o fogo e o desejo que os une. Tem uma cena em específico, na cabana de Varang, que é surpreendente pela proposta e pela forma que é filmada, um ritual intrigante.

Quarlitch arma o Povo das Cinzas e parte em busca de Spider, seu filho, que agora consegue respirar o ar de Pandora sem a necessidade de máscara. Com a ajuda de Kiri, o menino passa a poder fazer isso e, até mesmo, desenvolve um kuru (calda dos Na'Vi que os conectam à natureza).

Esse também é um importante ponto do filme, quanto da natureza local pode "infectar' quem se deixar conectar. Mesmo Quarlitch, um militar sisudo, ao conhecer Varang, se deixa vivenciar os costumes de seu povo, entendendo como eles se conectam com o todo, com a sua sociedade. Porém, querem Spider para tentar replicar nos humanos, que continuam explorando e destruindo Pandora, a habilidade de respirar o ar daquele planeta.

Pôster
As filmagens da super produção passaram pelos Estados Unidos da América, Ucrânia e Nova Zelândia

Esse mote gera cenas dignas de tragédias gregas, isso com um texto simples, mas personagens bem definidos. Se Neytiri odeia os humanos, ela também odeia Spider, mas então ela também odeia Jake? Ela odeia seus filhos? Até onde vai seu ódio? Se o ódio queima, o que pode sair das cinzas? Bem, vale essa digressão durante o filme.

Em falar em kuru, Varang tem uma habilidade interessante ao subjugar outros Na'Vi quando conecta os kurus. A vilã possui uma determinação forte e pensamos que isso seria colocado em choque com Neytiri, mas o filme sofre de cortes.

Trailer

Ficha Técnica

Título original e ano: Avatar: Fire and Ashes, 2025. Direção: James CameronRoteiro: James Cameron, Rick Jaffa, Amanda SilverElenco: Sam WorthingtonZoe SaldañaSigourney WeaverStephen LangKate WinsletCliff CurtisBritain DaltonTrinity Jo-Li BlissJack ChampionBailey Bass, Oona Chaplin. Nacionalidade: Estados Unidos da América. Gênero: Ficção científica, Aventura e Fantasia.  Direção de Fotografia: Russell CarpenterDireção de Arte: Dylan Cole, Ben ProcterDesign de Produção: Dylan Cole e Ben ProcterFigurino: Deborah Lynn ScottEdição: James Cameron, David Brenner, John RefouaTrilha Sonora Original: Simon FranglenEfeitos Visuais: Weta FX Tecnologia - Filmado com tecnologia 3D de alta performance, captura de movimento avançada e HFR (High Frame Rate)Produção: James Cameron e Jon LandauProdução Executiva: Josh McLaglen, David Valdes. Distribuição: 20th Century Studios BrasilDuração:  03h17min.
Se falou em um corte inicial de nove horas do filme, talvez seja exagero, talvez, conhecendo Cameron, não e isso fica evidente no filme. As voltas e voltas que a história dá, entre idas e vindas de um mesmo ponto podem soar cansativas. Talvez até mesmo uns pontos tocados pelo roteiro fiquem pelo caminho, sendo plantados, mas não suficientemente regados.

Mas as mais de três horas de duração são justificadas pelo espetáculo visual apresentado, por uma história fácil de se conectar e pela aventura frenética apresentada. Falando de política, de preservação ambiental, de família e religião, Fogo e Cinzas não só é um grande capítulo nessa saga, mas também é um Blockbuster de tirar o fôlego. O tempo voa enquanto nos divertimos mais uma vez em Pandora.

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por João Pedro Fraga

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)