Um Lugar Bem Longe Daqui, de Olivia Newman | Assista nos Cinemas


Publicado em 2018 nos Estados Unidos, o livro da zoóloga e conservacionista norte-americana Délia Owens ''Where The Crawdads Sing'' foi um sucesso de vendas e figurou por inúmeras listas de leitura. Próximo ao seu lançamento, a obra foi escolhida pelo mais famoso ''Clube do Livro' estadunidense para ser lido por seus membros, o clube organizado pela atriz Reese Whitherspoon. O grupo foi criado em 2017 com a intenção de fazer seus membros lerem histórias mais diversas e inclusivas em todos os aspectos e é bombado nas redes sociais. A atriz que também se tornou produtora de filmes anunciou que a publicação, lançada no Brasil no ano seguinte com o título de ''Um Lugar Bem Longe Daqui'' pela Editora Intrínseca, viraria filme, o que acalentou o coração dos fãs. 

O enredo do bestseller gira em torno da jovem Kya Clark. Uma menina de origem humilde que morava com a família em um pântano próximo a cidade de Barkley Cove, na Carolina do Norte. Kya cresceu sozinha após a mãe abandonar o lugar devido a abusos frequentes do marido e pai da garota. Os irmãos também foram indo embora um a um e ela, por ser a menor e amar a casa em que morava, ficou para trás. Era chamada pelos moradores de Barkley Cove como ''a menina do brejo'' e julgada por suas roupas e falta de recursos. Não somente isto, era totalmente excluída da vida em sociedade, pois sequer teve a chance de estudar. Os únicos que a ajudaram foi o casal Mabel e Pulinho, pois eram donos de uma pequena mercearia, não tinham filhos e, de certa forma, não faziam parte da sociedade padrão por serem negros. 

Amante da natureza, Kya estudou o que viu ao seu redor e observou cada bicho e espécime que pôde. Também encontrou um meio de se sustentar vendendo mariscos que ela pescava. Um dia, andando pela mata se depara com o jovem Tate Walker e inicia uma bela amizade com ele que não demora a virar um romance. O rapaz se encanta com Kya e toda o seu conhecimento do pântano e dos bichos que moram nele, porém, ele está com os dias contados para ir a faculdade e o coração da moça fica dividido pelo encontro também com outro rapaz. O nada bom moço Chase Andrews. Mas quem dera ter o coração partido ou divido por gostar demais fosse o problema de Kya. A moça, na verdade, é incriminada após a polícia local encontrar próximo ao pântano o corpo de um homem sem vida e ela que nunca foi muito querida pela cidade só terá a ajuda do advogado Tom Milton que se torna empático e pega a causa para defender.

A atriz escolhida para viver a protagonista do enredo foi a britânica Daisy Edgar-Jones, mais conhecida por seu papel na excelente série da BBC/HULU ''Normal People'' e também pelo filme ''Fresh''. Daisy mandou a equipe de Um Lugar Bem Longe Daqui um vídeo de si mesma para a audição quando ainda estava no elenco da série ''War of The Worlds'' (2019) e se saiu muito bem já que conseguiu o papel. Também estão no elenco, Taylor John Smith como Tate Walkers, Harris Dickinson no papel de Chase Andrews, Michael Hyatt vive Mabel, Sterling Macer Jr é Pulinho e o renomado David Strathairn aparece como Tom Milton. A Sony Pictures lança oficialmente a película hoje nos cinemas brasileiros, mas ela esteve em horário de pré estréia desde a última semana. 

Trailer


Ficha Técnica

Título original e ano: Where The Crawdads Sings, 2022. Direção: Olivia Newman. Roteiro: Lucy Alibar - adaptação do livro homônimo de Delia Owens. Elenco: Daisy Edgar-Jones, Taylor John Smith, Harris Dickinson, Sterling Macer Jr, Michael Hyatt, David Strathairn, Logan Macrae,  Bill Kelly, Ahna O'Reilly, Garret Dillahunt, Jojo Regina, Luke David Blumm, Blue Clarke, Will Bundon, Jayson Warner Smith, Dane Rhodes. Gênero: Drama, Romance, Adaptação. Nacionalidade: Estados Unidos da América. Trilha Sonora Original: Mychael Danna. Fotografia: Polly Morgan.  Edição: Alan Edward Bell. Design de Produção: Sue Chan. Figurino: Mirren Gordon-Crozier. Distribuição: Sony Pictures Brasil. Duração: 02h5min.

A obra aclamada de Delia Owens consegue ser adaptada com extrema delicadeza e faz jus ao texto original. Com uma equipe, em maioria, feminina, o filme aborda temáticas tocantes como bullying, abandono, assédio, exclusão e etc. O roteiro é escrito pela indicada ao Oscar Lucy Alibar (Indomável Sonhadora) e dirigido por Olivia Newman. Newman tem em sua filmografia inúmeros curtas e episódios de série e este é seu segundo longa-metragem. Seu nome está vinculado ao documentário que deve sair em breve sobre a lei norte-americana que garantia o direito ao aborto e foi revogada este ano. Portanto, temos um super time e um que consegue colocar na tela toda a força necessária para empoderar mulheres e exibir um universo tão cheio ainda de abusos.

O filme é criativo, tem uma ótima fotografia, um figurino que remete aos anos sessenta e um ato final que surpreende. Ao explorar a jornada dessa menina que se transforma em mulher basicamente sozinha e precisa se cuidar, pois o mundo inteiro a abandona, faz o espectador ter empatia e torcer por um final, no mínimo, satisfatório. O desamparo e maus tratos familiar, os namoros com finais difíceis e o ódio gratuito que a personagem sofre torna o longa um drama talvez previsível, mas ainda assim muito forte pelos contornos que a história toma. A protagonista em nenhum momento pensa como homem, pelo contrário, tem atitude e se vira nos 30 como toda mulher na realidade o faria. Um romance que realmente consegue atingir seu público e ainda mais quem leu o livro. 

A atriz mirim Jojo Regina interpreta Kya criança e Daisy Edgar-Jones vive a fase adulta

Daisy Edgar-Jones tem um semblante parecidíssimo com Anne Hathaway, mas se diferencia e muito na atuação. A britânica, aliás, consegue entregar um sotaque no ponto e a personagem também cresce do meio para o fim e tudo por conta de seu ótimo trabalho. Tanto Taylor John Smith quanto Harris Dickinson nos fazem ter ódio e amor de seus ''machos encantadores e tóxicos'' e o conhecido ator David Strathairn vive um advogado que abre os olhos dos moradores da cidadezinha sobre a crueldade cometida por eles ao deixar uma criança sozinha no mato e sequer a acolher quando esta veio pedir ajuda. E a reviravolta da história é algo que pode até deixar o público de boca aberta, aliás.

Algo inusitado é que após o lançamento da produção lá fora a autora Delia Owens e seu ex-marido foram procurados para dar depoimento, pois há uma investigação sobre um assassinato de um caçador ilegal, ocorrido em 1995, no Zâmbia, e que pode talvez ter envolvimento de ambos (leia a matéria do New York Times aqui). Contudo, não houve declaração de Owens sobre o assunto.

Kya (Daisy Edgar-Jones) e Tate (Taylor John Smith) compartilham o amor pela natureza

Ninguém mais que Reese Whiterspoon poderia produzir esta história e levar aos cinemas. A atriz com sua produtora Hello Sunshine já tem uma catalogo de mais de quarenta produções, entre filmes e séries. Algumas já até premiadas e aclamadas pelo público.

Ao saber do envolvimento de Whiterspoon com o projeto, a cantora Taylor Swift, que havia lido o livro e estava produzindo o álbum ''Folklore'' na época conseguiu se juntar a equipe do filme e ficou responsável pela canção tema. Lançou então a belíssima ''Carolina'' há alguns meses atrás. 

Um Lugar Bem Longe Daqui é daqueles filmes que te fará sentir um misto de emoções e, por isto, é altamente indicado.

Avaliação: Três colares de conchas (3/5)


HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)