Em Trânsito, de Christian Petzold



Christian Petzold, diretor de Bárbara (2012) e Phoenix (2014), finalmente conclui sua “trilogia” que leva a idéia de 'amor em tempos de opressão' com 'Em Trânsito, longa que chega hoje aos cinemas. Apesar de seus predecessores serem bastante distintos, eles também exibem o mesmo tema: amor, guerra e luta contra autoridades violentas. E aqui Petzold segue por caminhos similares, mas insere ainda a questão da imigração.
           
Baseado no livro homônimo de Anna Seghers (informações aqui), escrito em 1942, a trama revela a história de Georg (Frank Rogowski), um alemão que fugiu de seu país, após a invasão nazista, e conseguiu a oportunidade de chegar a França. Esta última, ainda em guerra com sua terra natal, é rapidamente conquistada. Enquanto isto, o homem precisa é levar uma carta até Weidel, um famoso escritor compatriota que também está pelas redondezas e deve viajar em breve para o México. Algo inusitado ocorre e Georg acaba sendo confundido com o escritor, então este tem a chance de viajar no lugar de Weidel. Ademais, uma mulher (Paula Beer) está a procura de seu marido e, por acaso, se encontra também com Georg.


A película, como muitas outras, nos introduz uma história que é um instrumento para falar de algo além de sua sinopse. Assim, é relevante destacar como esta vem cheia de subcamadas e em nenhum momento se volta especificamente para uma só ou é simplória. Não temos como saber ao certo o que acontece ali. Portanto, vários dos dados históricos apresentados não são explícitos, mas você logo percebe a época devido aos acontecimentos e também aos objetos em cena (mise-en-scène).

Temos assim um personagem que se movimenta e segue um curso intrigante. Ele também se envolve com a situação de refugiados em Marselha, palco do enredo, e os conflitos criados ali acabam o atingindo e dando mais consistência ao filme. 
           
Em Trânsito mostra com clareza como a sociedade, de algum jeito, anda para trás em uma velocidade incrível. Sentimos, na verdade, que há um ciclo vicioso entre sair e voltar a situações perturbadoras. O tema dos refugiados, sua humanização e o enfoque nas guerras passadas trazem luz a inúmeros debates e ainda que haja sensibilidade dos personagens em se envolverem em romances parece ainda que o filme dá uma volta em si mesmo.   
Trailer


Ficha Técnica

Titulo original e ano: Transit, 2018. Direção: Christian Petzold. Roteiro: Christian Petzold - baseado no livro de Anna Seghers. Elenco: Frank Rogowski, Paula Beer, Goderhard Giese, Lilien Batman, Maryam ZareeGênero: Drama. País: Alemanha, França. Trilha Sonora Original: Stephen Will. Fotografia: Hans Fromm. Figurino: Katharina Ost. Edição: Bettina Böhler. Distribuidora: Supo Mungam Films. Duração: 01h46min. 

Onde assistir: 
SÃO PAULO
Cine Belas Artes
Cinearte

RIO DE JANEIRO
Estação NET Rio
Cine Laura Alvim

PORTO ALEGRE
Guion Cinemas

BRASÍLIA
Cine Cultura Liberty Mall

CURITIBA
Cineplex Novo Batel

SALVADOR
Saladearte Paseo

RECIFE
Moviemax Rosa e Silva

VITÓRIA
Cine Jardins

GOIÂNIA
Lumière Banana Shopping

JOÃO PESSOA
Cinépolis Manaíra Shopping
           

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Lucas Pereira

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)