Cordialmente Teus, de Aimar Labaki | Assista nos Cinemas


Caro leitor, imagine-se zapeando entre vários canais de televisão na sua casa. Assim você consegue assistir vários programas de televisão ao mesmo tempo. Esta é a impressão que o filme brasileiro Cordialmente Teus passa. Pequenos episódios vão se sucedendo, interrompidos bruscamente como se alguém estivesse usando um controle remoto. Com o tema da história do Brasil, essas estórias pouco a pouco vão criando um sentimento de inquietude e desconforto, afinal ser brasileiro é viver no fio de uma navalha.
 
Nessa hora e meia de duração, o elenco passa por toda a nossa história, desde o Brasil Colônia até uma hipotética São Paulo do futuro. O elo que junta estas narrativas é o sofrimento dos excluídos, à mercê de uma elite sem escrúpulos, gananciosa e violenta. Temos indígenas torturados, escravizados africanos mortos, judeus aterrorizados com a inquisição, presos, etc, toda a gana de misérias humanas da trajetória do nosso país.
 
Os tons de cada trecho são variados. Temos desde a comédia até a tragédia, com sobretons irônicos, dramáticos, líricos ou aterrorizantes. Essa variedade de cores e matizes gera um desnível de qualidade nos contos. Alguns são magníficos, como o da judia louvando a memória do seu marido no porão de sua casa e a torturada política dando o depoimento de como seu bebê de seis meses foi queimado com um cigarro; outros nem tanto. Até mesmo a interpretação dos atores cria essa diferença, alguns se destacam bem mais que outros. 
 
Créditos: Divulgação   
 
É o primeiro longa-metragem do diretor Aimar Labaki. Ele ganha pontos por sua abordagem pouco usual. Tratar um tema importante como a história do Brasil com tantas camadas e subtextos é ousado e interessante, ainda que irregular. Os cuidados com a produção (cenário, fotografia, etc) demonstram um carinho especial pela ambientação da narrativa. É um trabalho autoral, feito nitidamente com paixão.

O roteiro é confuso para quem não conhece a história do Brasil. A curta duração de cada episódio não permite uma introdução adequada do momento histórico. Mas o sentimento de inquietude e revolta permanecem, mesmo que quem esteja assistindo não consiga compreender a totalidade do que está acontecendo. O nosso país não é fácil, definitivamente não é para iniciantes. 
 
Créditos: Divulgação    
 
Lançamento desta semana da Distribuidora Pandora Filmes em cinemas de todo o país, o filme Cordialmente Teus destaca-se pela paixão e pela crítica sociopolítica. Muito oportuno que seja lançado agora na época das eleições! Uma tragicomédia social brasileira para inquietar o seu eu acomodado! Imperdível!
 
Nota: 7,5/10          
 
Trailer
 
 

Ficha Técnica

 
  • Título original e ano: Cordialmente Teus, 2022. Direção e roteiro: Aimar Labaki. Elenco: Liz Reis, Marcos Breda, Agnes Zuliani Thaia Perez, Mawusi Tulani, Miriam Mehler, Maurício Xavier, Marina Mathey, Clovys Torres, Natalia Molina, Eduardo Silva, Igor Kovalewski, Debora Duboc, Diego Avelino, Ana Negraes, Edgar Castro, Eduardo Parisi, Aury Porto, Mariana Dias,  Anderson Kari Baia, Taty Godoi, Daniel Breda, Luah Guimarães, Vinicius Albano. Gênero: Drama. Nacionalidade: Brasil. Figurino: Anne Cerutti. Fotografia: Jacob Solitrenick, ABC. Montagem: Pedro Jorge. Direção de Arte: Ana Rita Bueno. Produção: Liz Reis, Ricardo Aidar. Distribuição: Pandora Filmes. Duração: 94min.

 

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Marcelino Nobrega

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)