Picasso - Um Rebelde em Paris, de Simona Risi


Cinebiografia documental, "Picasso - Um Rebelde em Paris", chama os amantes das artes plásticas ao cinema no que marca o aniversário de sua partida em quase 50 anos. Obra sobre a vida e obra do artista espanhol Pablo Ruiz Picasso, considerado um dos mais importantes e populares pintores do Século XX, conhecido como co-fundador do cubismo e pela variedade de estilos que ajudou a desenvolver e explorar é uma produção Italiana tem direção da cineasta Simona Risi. O roteiro é assinado pelo trio Sabina Fedeli, Didi Gnocchi e Ariana Marelli e conta com narração da atriz iraniana Mina Kavani (vencedora do Prêmio especial do Júri no Festival de Veneza, em 2022, por “No Beras”), que mostra as semelhanças de vida que tem com o pintor no mais puro reflexo de "uma estrangeira em um país distante".

A narrativa se inicia com a chegada de Picasso ainda jovem em território desconhecido, sem dominar a língua local. Ele logo se situa no bairro boêmio de "Montmartre", frequentado por artistas e anarquistas da época, e inicia seus trabalhos inspirados.

O filme apresenta entrevistas com especialistas, obras e locais frequentados por Picasso, também procura dar ao público uma visão correta sobre a jornada do homem e o rico legado produzido pelo artista no decorrer de todo seu período neste plano, trazendo informações importantes através de livros, cartas e imagens, para um público específico interessado em arte e cultura.

Crédito de Imagens: 3D Produzioni e Nexo Digital - Autoral Filmes, Divulgação,
Em vida, Picasso também se revelou um ótimo pensador moderno e soltou a conhecida frase “A arte é a mentira que nos permite conhecer a verdade.”

Logo, o espectador será apresentado ao maior acervo do pintor, com uma coleção de milhares de obras reunidas no Museu Nacional Picasso, em Paris. O lugar foi fundado em 1985 e relativamente novo contendo mais trabalhos não tão conhecidos. O Hotel Salé é o local oficial do Museu e só em 2012 foi oficialmente considerado um museu de arte. Mas voltando ao pintor, que considerado um gênio, e suas obras foram classificada em períodos - o Azul (1901-1904) revela um trabalho melancólico em tons frios de azul, o período rosa (1904-1906) joga cores mais quentes na paleta, temas ligados ao circo e a personagens alegres, por sua vez o período africano ou primitivista (1907-1909) vem com influência da arte africana e também da escultura ibérica. Sobrando ainda o cubismo analítico (1909-1912) com a decomposição das formas em múltiplos planos e perspectivas e cubismo sintético (1912 em diante) onde a retomada de cores mais vivas e uso de colagens e elementos gráficos.

Dentre suas obras mais importantes e conhecidas estão os quadros “As Meninas D’Avignon” (1907) “Guernica” e (1937). Produzidas em um espaço de trinta anos de distância e que denotam bem a diversidade do que o artista era capaz de dar ao mundo.

O roteiro da produção indica ao prêmio "Magnólia Award" neste ano, também foca na vida amorosa privada e na personalidade contraditória do artista. Isto porquê a vida amorosa de Pablo Picasso em Paris foi intensa, turbulenta e deixou marcas profundas tanto na vida pessoal quanto na sua produção artística. A capital francesa foi o palco onde ele conheceu várias de suas parceiras e musas, cada uma associada a fases distintas de sua obra e muitas tiveram relações longínquas com o pintor como a jovem  Marie-Thérèse Walter, com a qual teve um relacionamento por muito tempo escondido devido a sua idade, a fotografa Dora Maar e a pintora Françoise Gilot, sua última união. A unica que durou pouco menos de quatro anos foi com a bailarina Olga Khokhlova. Mas todas estas relações geram quatro filhos -  Paulo, Maya, Claude e Paloma. Todos nascidos entre 1921 e 1949 e já falecidos.

Trailer



Ficha Técnica

Título Original e Ano Picasso: Un ribelle a Parigi - Storia di una vita e di un museo, 2023. Direção: Simona Risi. Roteiro: Sabina Fedeli, Didi Gnocchi e Arianna Marelli. Narração: Mina Kavani. Gênero: Documentário. Nacionalidade: Itália. Direção de Fotografia: Lorenzo Giromini. Montagem: Beatrice Corti. Música original: Emanuele Matte. Produção: Franco di Sarro e Didi Gnocchi. Empresas Produtoras: 3D Produzioni e Nexo Digital. Distribuição: Autoral Filmes. Duração: 01h30min. 

Picasso viveu até a idade de 91 anos, prolífico durante toda a sua existência, criando mais de 50 mil obras entre pinturas, desenhos, esculturas, cerâmicas, gravuras e ilustrações. Ele foi cofundador do cubismo e que se revelou um verdadeiro símbolo de inovação e reinvenção contínua.

O documentário apresenta um recorte da vida deste renomado artista em uma hora e trinta e se sai bem ao que propõe. A primorosa direção de fotografia é assinada por Lorenzo Giromini. A trilha sonora original está a cargo de Emanuelle Matte. A diretora italiana Simona Risi tem em sua filmografia curtas, filmes para a tevê e este ano chegou a produzir especiais sobre a cidade de Sevilla na Espanha que abordam os jovens criativos do lugar. Neste filme de 2023 ganhou espaços diferentes da tevê e alcançando o público nos cinemas, algo que completa muito bem seu circulo de trabalho artístico. 

Picasso - Um Rebelde em Paris chega aos cinemas nesta quinta-feira (11/09), com distribuição da Autoral Filmes.

Escrito por Helen Ribeiro

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)