Sonne, de Kurdwin Ayub | 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo


                                                                                                 COMPETIÇÃO NOVOS DIRETORES

Prêmio de melhor primeiro longa-metragem ficcional no Festival de Berlim.


Sonne está disponível na plataforma Spcine Play desde 20 de outubro (quinta-feira) e ficará até 2 de novembro (ou até alcançar o limite de 800 visualizações). Saiba mais informações aqui.

A jovem diretora, roteirista e artista de vídeo e performance Kurdwin Ayub, nascida no Iraque e atuante em Viena, Áustria, depois de vários curtas metragens, documentários e videoclipes, estreou com seu primeiro longa metragem de ficção na Berlinale 2022 na secção ''Encontros'' e levou o prêmio GWFF Best First Feature Award. A inspiração para a obra surgiu após a diretora ter assistido um vídeo no Youtube de uma banda feminina que cantava em inglês, usando hijabs, conjunto de vestimentas preconizado pela doutrina islâmica. O hijab, no Islã, é o vestuário que permite a privacidade, a modéstia e a moralidade, “o véu que separa o homem de Deus”.

Kurdwin achou a ideia fascinante e tentou criar um documentário sobre o assunto, mas não recebeu resposta da banda. Ela, então, decidiu criar um projeto próprio baseado na ideia. Desde o princípio ficou definido que o filme teria o formato visual de um vídeo de Youtube, com planos diretos, de qualidade duvidosa feito como no próprio celular e se valendo de atores não profissionais para dar mais veracidade. Sonne não é uma autobiografia propriamente dita, embora os pensamentos e sentimentos da protagonista sejam autobiográficos e os próprios pais da diretora atuem como pais da personagem Yesmin. Quanto ao título - Sonne, vem de Sun, palavra inglesa que simboliza o sol da bandeira curda e poeticamente seria o sol que brilha para todos.

O quadro desta narrativa se abre com três amigas inseparáveis: Yesmin (Melina Benli), extremamente estudiosa, responsável e ligada às tradições familiares de origem curda (maior população apátrida do mundo, ou seja, que não possui um território próprio) sempre usa o véu no dia a dia, Bella (Law Wallner), de origem iugoslava e Nati (Maya Wopienka), de origem austríaca. Um dia, por brincadeira e tédio, fazem um vídeo com o celular cantando a música da banda REM, ''Losing my Religion'', usando os hijabs da mãe de Yasmin.  Uma delas posta o vídeo no Youtube que em pouco tempo viraliza, levando o trio a experimentar a fama e popularidade imediata e sem consistência.


Ficha Técnica
  • Título original e ano: Sone, 2022. Direção e Roteiro: Kurdwin Ayub. Elenco: Melina Benli, Law Wallner, Maya Wopienka, Kerim Dogan, Awini Barwari e Omar Ayub. Gênero: Drama. Nacionalidade: Austria. Fotografia: Enzo Brandner. Edição: Roland Stöttinger. Som: David Almeida-Ribeiro. Produção: Ulrich Seidl Filmproduktion GmbH. Duração: 88min.

Sonne aborda uma temática muito atual e real da fama instantânea da geração TikTok. Mostra adolescentes que vivem em grandes capitais com origens e culturas distintas, sem grandes talentos, falando sobre temas sem  profundidade e que cairão no esquecimento em pouco tempo. Vida real e mundo digital são colocados em questão. Também mostra que não são trajes que definem personalidade ou história de vida. O vídeo gera controvérsias, crise na família e entre os grupos mais tradicionais. Em casa teremos uma divisão de opiniões. 

Por um lado, Awini (Awini Barwari), a mãe tradicional, que praticamente não sai de seu lar e critica o pai por não cuidar bem dos filhos, ao mesmo tempo que passa pano no comportamento rebelde do filho homem, Kerim (Kerim Dogan). O pai, Omar (Omar Ayub), mais mente aberta que vê tudo como “normal nos dias atuais”, se encanta com o sucesso da filha e passa a atuar como seu agente levando as jovens a se apresentarem em eventos e festas da comunidade. Entretanto, para Yesmin o hijab tem um significado profundo, enquanto para as outras garotas é apenas uma fantasia. Isso trará grandes questionamentos e reflexões. Bella e Nati começam a entender e respeitar as causas patrióticas dos curdos e Yasmin passa a ser vista como um exemplo de liberdade. Isso lhe causa desconforto e angústia. Uma simples brincadeira assume proporções inimagináveis.

Uma obra dinâmica, sonora, colorida, envolvente e questionadora.

 Vinheta da Mostra SP



Horários de exibição

20/10

17:00

CINEMATECA - SALA GRANDE OTELO

22/10

16:00

CINE MARQUISE Sala 1

25/10

19:10

CINESESC


Mais informações e compra do ingresso, visite o site da Mostra SP.


Site Oficial: https://46.mostra.org/

#mostrasp #46ªmostra #46mostra
 
Instagram: @mostrasp
Twitter: @mostrasp
Youtube: /mostraSP
Facebook@mostrasp

Escrito por Helen Ribeiro

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)