Objetos de Luz, de Marie Carré e Acácio de Almeida | 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo


                                                                                                           PERSPECTIVA INTERNACIONAL
Exibido no Festival Internacional de Locarno
Objetos de Luz estará disponível para exibição na plataforma Sesc Digital a partir de 20 de outubro (quinta feira), 00h05, até 02 de novembro (ou até alcançar o limite de 1500 visualizações). Saiba mais informações aqui.


O documentário português “Objetos de Luz” teve sua estreia no Festival Internacional de Cinema de Locarno, Suíça. Idealizado por Marie Carré, tem direção desta e do multi-artista e diretor de fotografia português Acácio de Almeida. No elenco: Isabel Ruth, Manuel Mozos e Samuel Costa. Acácio de Almeida é a imagem do cinema português, tendo colocado sua assinatura como diretor de imagem em mais de 150 filmes. Aparece agora como realizador desta obra.

“Trabalhar a luz é como trabalhar os signos da vida. É ser Deus por um dia, ou melhor, por uma rodagem.”

De conversas e reflexões gravadas nos almoços em família surgiram os textos do “Homem de Luz” que fala de um mundo de vivências, memórias e coisas imaginadas. As cenas e imagens se sucedem brincando com objetos, definindo cada elemento e a nós mesmos como “Objetos de Luz”. Perguntas e respostas, imagens e takes de filmes antigos direcionam a narrativa. Uma trip lúdica através de cenas dos filmes de Acácio, objetos de memórias e reflexões que revivem o passado do cinema.


Ficha Técnica
Título original e ano: Objects of Light, 2022. Direção: Marie Carré e Acácio de Almeida. Roteiristas: Marie Carré, Regina Guimarães e Acácio de Almeira. Artistas: Isabel Ruth, Luís Miguel Cintra, Acácio de Almeida, Andrea Nunes, Óscar Cruz, Leonor Afonso, Camila, Manuel Mozos, Luiza Valente, Rafaela de Oliveira, João Pedro Santos, Joana Silva Fernandes, Sónia Gonçalves. Gênero: Documentário, Biografia. Nacionalidade: Portugal. Som: Sérgio Silva. Desing de Som: Pedro Góis, Marcelo Tavares. Fotografia: Acácio de Almeida. Edição: Tomás Baltazar. Design de Produção: Rodrigo Areias. Produção: Bando À Parte. Duração: 67min. Classificação Indicativa: 16 anos.
O documentário faz mais sentido para aquele público familiarizado com as obras do diretor e que portanto será capaz de reconhecer as referências. Aqui tais objetos e imagens têm vida própria e se questionam encerradas em suas latas. O cinema seria a prisão que guarda tais memórias e as recordações que a elas remetem e nos segue vida afora.  Ao final, algumas questões ainda permanecem. O que sempre prevalece é a luz interior que mantém viva a vontade de realizar cinema.

Acácio de Almeida é um cinematografo premiadíssimo em festivais ao redor do mundo. Um dos prêmios que recebeu no Brasil, por exemplo, foi no renomado Festival de Gramado por seu trabalho em "A Sombra dos Abutres'' (1998). Tem cerca de 149 trabalhos na fotografia de filmes, também atua no departamento de câmera, produz, atua, escreve e dirige. 

Vinheta da Mostra SP



Horários de exibição

20/10

14:00

MIS - MUSEU DA IMAGEM E DO SOM

27/10

15:50

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 2

30/10

21:10

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - AUGUSTA ANEXO 4


Mais informações e compra do ingresso, visite o site da Mostra SP.


Site Oficial: https://46.mostra.org/

#mostrasp #46ªmostra #46mostra
 
Instagram: @mostrasp
Twitter: @mostrasp
Youtube: /mostraSP
Facebook@mostrasp
 

Escrito por Helen Ribeiro

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)