Triângulo da Tristeza, de Ruben Östlund | 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo


PERSPECTIVA INTERNACIONAL
Filme Vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes deste ano

Esta coprodução da Suécia, França, Grécia e Dinamarca é um tapa nas fuças da humanidade. Não poupa ninguém, nem ricos, poderosos e belos, nem feios, pobres e subalternos. Nós somos reis da merda, parafraseando um simpático personagem do filme, um ricaço russo capitalista. Esses detalhes escatológicos, merda, vômitos, sujeira, abundam a película, em sequências de fazer gargalhar. Essa sátira escancarada é tão impactante, que ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes 2022.

O diretor sueco Ruben Östlund estrutura seu filme de duas horas e meia em três atos. Em cada cenário, ele se diverte em desprezar o gênero humano com um roteiro hilário, fazendo-nos dar muitas risadas nervosas em suas discussões de poder, gênero e classes. Interessante observar como, entre as piadas, nossa contemporaneidade é discutida com muita verve e sarcasmo, nossas fotos instagramáveis, nossas citações de assuntos importantes retiradas do google, nosso verniz de civilização deturpado pela lei da selva, tudo é colocado em seu verdadeiro contexto, sem firulas nem meias verdades.

No primeiro ato, temos um casal de modelos. O rapaz Carl (Harris Dickinson) e a moça Yaya (Charlbi Dean) tem um complicado relacionamento porque ela ganha muito mais que ele. Eles se embrenham em discussões de gênero porque o bonitão insiste em que eles tem que ser iguais no relacionamento, para desagrado da namorada. Entre passarelas, castings, restaurantes e hotéis de luxo, suas vidas de posts de ''instagram'' são manchadas pelas discussões. O mundo da moda é exposto na sua versão mais ridícula.


Ficha Técnica
Título original e ano: Triangle of Sadness, 2022. Direção e Roteiro: Ruben Ostlund. ElencoHarris Dickinson, Charlbi Dean, Woody Harrelson, Vicki Berlin, Henrik Dorsin, Zlatko Burić. Nacionalidade: Suécia, França, Grécia, Dinamarca. Gênero: Comédia, Drama. Trilha Sonora Original: Fredrik Wenzel. Edição: Mikel Cee Karlsson e Ruben Östlund. Direção de Arte: Gabriel de Knoop e Daphe Koutra. Design de Produção: Josefin Åsberg. Figurino: Sofie Krunegård. Duração: 142min. 
A odisséia por este mundo dos ricos e belos continua agora num cruzeiro de luxo. O casal belíssimo foi convidado para viagem por seu alcance nas redes sociais. Nesse navio encontramos os verdadeiros milionários, de várias nacionalidades, suas birras e seus caprichos. O rico mais desbocado é o russo Dimitry (Zlatko Burić), o autointitulado rei da merda, fabricante de fertilizantes agrícolas, um capitalista ferrenho. Para se contrapor a ele, temos o Capitão do navio, personagem de Woody Harrelson, um imprestável bêbado que é marxista e que, se não fosse pelo trabalho da imediata Paula (Vicki Berlin), não conseguiria fazer o navio de cruzeiro funcionar. Entre diversas diatribes, o cruzeiro passa por uma noite dos infernos, onde uma tempestade marítima interrompe o jantar de recepção do capitão. Prepare-se para uma orgia de acontecimentos insanos, clara garantia de gargalhadas, os ricos também sofrem. Até que o amanhecer chega, a tempestade passa e um ataque de piratas, afundando a embarcação se dá. Desgraça pouca é bobagem!

Pulamos para o terceiro ato. Agora tudo mudou, poucos sobreviventes chegaram a uma ilha deserta, e agora as relações de poder e gênero mudaram, os poderosos agora não são mais os ricos e bonitos, e sim quem consegue pescar e trazer alimentos. O nosso casal belíssimo, como se adaptará a essas novas condições? Soltando alguns spoilers, eles sobrevivem. As relações se alteram, mas sempre há os que insistem e não desistem da vida.

O filme é excelente, um tapa na nossa cara, para fazer-nos realmente pensar nas nossas relações pré-concebidas de poder, dinheiro e beleza. É aquele tipo de sátira que não poupa ninguém e é magnífica exatamente por conta deste fator, por nos desnudar e nos fazer refletir sobre nossa convivência e relações. 

Nota: 9/10.

Vinheta da Mostra SP



Horários de exibição

22/10

20:30

CINE MARQUISE Sala 1

28/10

18:00

CINESESC

02/11

20:30

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 1


Mais informações e compra do ingresso, visite o site da Mostra SP.


Site Oficial: https://46.mostra.org/

#mostrasp #46ªmostra #46mostra
 
Instagram: @mostrasp
Twitter: @mostrasp
Youtube: /mostraSP
Facebook@mostrasp
 

Escrito por Marcelino Nobrega

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)