Alma Viva, de Cristéle Alves Meira | 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo


                                                                                                     COMPETIÇÃO NOVOS DIRETORES

Alma Viva é como um delicioso pastelzinho de belém! Com os ingredientes certos, derrete na boca, adoça a alma e te faz suspirar com seus sabores! A menina Salomé (Lua Michel) é a melhor amiga da vozinha (Ester Catalão), bruxa do vilarejo, mãe corajosa de filhos de dois pais e que sempre ajudou todos da comunidade na morte dos seus entes queridos.

Até que uma noite a idosa faz a passagem para o mundo espiritual. E Salomé herda seus poderes místicos. O vilarejo nas montanhas assombrosamente então vê a menina ser possuída pela avó e se vingar em noites sonâmbulas de seus desafetos.

Para acabar com essa onda de bruxarias, a solução encontrada é enterrar a avó o quanto antes, pois ela é uma alma viva, atuando no mundo real. Mas até o enterro, acontecem muitas confusões. A família desunida, a briga por dinheiro, os desafetos de décadas das velhinhas da aldeia, tudo isso é motivo de muita risada e pancadaria.


Ficha Técnica
Título original e ano: Alma Viva, 2022. Direção: Cristéle Alves Meira. Roteiro: Cristéle Alves Meira e Laurente Luneta. Elenco: Lua Michel, Ana Padrão, Jacqueline Corado, Duarte Pina, Arthur Brigas, Catherine Salée, Martha Quina, Leonel Reis, Sónia Martins, Amadeu Alvs, Eliane Caldas, Viriato Trancoso, Valdemar Santos, São Domingos, Nuno Gil. Gênero: Drama. Nacionalidade: Bélgica, Portugal, França. Trilha Sonora OriginalAmin Bouhafa. Fotografia: Rui Poças. Edição: Pierre Deschamps. Direção de Arte: Rafael Mathé.  Duração: 1h25min.
Nesse país rural e quase medieval, vemos os problemas concretos do Portugal contemporâneo. Muita pobreza e falta de oportunidades levando os jovens a migrarem para França, Salomé por exemplo vive no país vizinho e só volta para Portugal nas férias de verão, o afluxo de euros vindo dos que fugiram do país e conseguiram melhores oportunidades no exterior, os incêndios nas áreas rurais destruindo as poucas florestas que restaram, a falta de estudo dos que ficaram, a ciência sendo substituída pela superstição. Mas, além de todos estes problemas, a diretora e roteirista Cristéle Alves Meira encanta o espectador com um Portugal folclórico, com folguedos de diabinhos espancando de brincadeira as pessoas nas ruas, com estátuas medievais de São Jorge e o Dragão em capelas nas montanhas, com pessoas fazendo figas para espantar o mau-olhado. 

Exibido na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2022, esse filme é o candidato de Portugal a uma indicação na categoria de melhor filme estrangeiro do Oscar 2023. Um filme da terrinha para se divertir muito com as trapalhadas da família da bruxinha Salomé e de seus vizinhos malucos! 

Nota: 8,5/10.

Vinheta da Mostra SP



Horários de exibição

20/10

16:10

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - AUGUSTA SALA 1

24/10

19:10

RESERVA CULTURAL - SALA 1

31/10

18:50

CINE MARQUISE Sala 1

01/11

15:50

CINESESC


Mais informações e compra do ingresso, visite o site da Mostra SP.


Site Oficial: https://46.mostra.org/

#mostrasp #46ªmostra #46mostra
 
Instagram: @mostrasp
Twitter: @mostrasp
Youtube: /mostraSP
Facebook@mostrasp

Escrito por Marcelino Nobrega

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)