Horizonte, de Rafael Calomeni | Assista nos Cinemas


O tão aguardado longa-metragem de ficção ''Horizonte'' enfim estreia para o grande público. O filme marca o debut do ator Rafael Calomeni como diretor. Roteiro e produção tem assinatura de Dostoiewski Champangnatte e Lu Klein e a produção executiva é de Cecília Brito. A película foi rodada no Estado do Goiás e é um projeto apoiado pelo Programa Goyazes.

Antes mesmo da estreia oficial, o drama vem ganhando destaque e recebendo reconhecimento. No Festival Satyros Bijou, em São Paulo, a performance de Raymundo de Souza foi laureada com o prêmio de melhor ator. Na edição de 2023 do Festival de Vassouras, no Rio de Janeiro, foi aclamado nas categorias de de ''melhor filme, melhor direção, melhor atriz (Ana Rosa) e melhor atriz coadjuvante (Alexandra Richter). Além de ser lembrado na mostra internacional que ocorre na Nicarágua, o FNCA 2023, onde ganhou como ''melhor filme internacional''. 

A narrativa se passa na pacata cidade de Aparecida de Goiânia e conta a história de Ruy (Raimundo de Souza), um idoso de 75 anos que vivia tranquilamente em um puxadinho nos fundos da casa de seu irmão mais velho. Na casa da frente, além de seu irmão, também vivia seu sobrinho-neto de nome Junior (Artur D’Farah), acolhido após ter sido renegado por seu pai Juarez. A vida tranquila vira de pernas para o ar após a morte do irmão. Como sempre acontece, a família que se via pouco, decide assumir a propriedade, indo contra os desejos do falecido. Juarez (Ronan Horta), a esposa Sônia (Alexandra Richter) e a filha Sara (Pérola Faria) decidem morar na casa principal enquanto Ruy e Junior terão que dividir o pequeno cômodo dos fundos.

Trailer



Ficha Técnica
Título original e ano: Horizonte, 2024. Direção: Rafael Calomeni. Roteiro: Dostoiewski Champangnatte. Elenco: Suely Franco, Raymundo de Souza, Alexandra Richter, Ana Rosa, Pérola Faria, Ronan Horta, Arthur de Farah, Paulo Vespúcio. Gênero: Romance, Drama. Nacionalidade: Brasil. Trilha Musical e Trilha Sonora Original: Daniel Lopes. Direção de Fotografia: Larry Sulivan. Direção de Arte: Carol Breviglieri. Edição e Cor: Thierry Paris. Desenho de Som: Daniel Lopes e Alexandre Griva. Produção Geral: Lú Klein. Produção Executiva: Cecilia Brito. Produção: Filmes do Interior. Distribuição: A2 Filmes. Duração: 108 min.
Juarez dá ordens expressas para que não haja qualquer tipo de contato entre eles. Será como se os dois não mais existissem. Sônia apesar de ter ideias próprias, obedece o marido para evitar conflitos maiores. A família só os procura por ocasião do noivado de Sara, para impressionar os familiares do pretendente fingindo ter um lar unido e sem desavenças. Sufocado por agressões e maus tratos, o idoso que já era solitário, se fecha mais ainda. Sua única amiga de longa data é a vizinha Dona Fia (Suely Franco) com quem ele ainda troca algumas poucas palavras.

Um dia, Ruy ouve no pequeno radio que lhe faz companhia, alguma notícia sobre um empreendimento social na cidade, que visa dar moradia para idosos sem família e com pouca renda. Ele mente na entrevista e consegue ser agraciado com uma bela casa. Dias depois, muda-se para a casinha em frente, a misteriosa Jandira (Ana Rosa) que atrai os olhares do idoso. Com seu violão, ele tenta fazer serenatas a moda antiga para estabelecer algum contato e talvez uma possível amizade.

                                                                                                       Créditos: Divulgação / A2 Filmes
O filme contou com pré-estreia no Rio de Janeiro, na última semana com a presença do elenco e da equipe técnica


Horizonte retrata de maneira poética, o perfil de muitos idosos, que apesar de terem familiares sentem-se sozinhos e incompreendidos, como se envelhecer fosse um fardo difícil de carregar. A narrativa transmite a doçura do primeiro amor na fase madura e os comportamentos dos velhos tempos, quando um simples café com pão de queijo era sinal de afeto. Se revela como um conto romântico e singelo que relata a cumplicidade do amor maduro. Mostra que é possível recomeçar a vida sempre e conhecer a paixão em qualquer idade.

Distribuído pela A2 Filmes, o longa estreia nos cinemas de Brasília, Belo Horizonte, Goiânia, Ponta GrossaPorto AlegrePalmas, Rio de Janeiro e São Paulo.

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Helen Ribeiro

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)