Caramelo, de Diego Freitas | Assista na Netflix


Caramelo, dirigido por Diego Freitas, acompanha a história de Pedro (Rafael Vitti), um jovem cozinheiro que, quando recebe a promoção dos sonhos, descobre um diagnóstico de câncer no cérebro e passa a contar com a ajuda do seu novo companheiro, um doguíneo Caramelo, para tentar superar esse momento.

Diego conduz a história muito pela visão de Caramelo (interpretado por Amendoim), o começo do filme é inteiro na perspectiva do simpático cãozinho e suas desventuras vivendo na rua. A fotografia usada, com cores bem fortes e usando muito amarelo para dar mais destaque à pelagem caramelo do cachorro é muito solar, muito alegre e combina com o filme.

Pedro e Caramelo se juntam pelo acaso e isso vai norteando a relação deles, o cachorro é importante para o diagnóstico do Chef, lambendo sua cara e parecendo indicar que tem algo ruim ali. Essa dinâmica poderia ter sido melhor amarrada porque, em momentos posteriores, Caramelo passa a indicar alimentos vencidos para o dono. 

O ritmo é bom e o elenco de apoio diverte, mesmo que sejam mal utilizados e quase que descartados em diversos momentos. A amiga Paula (Ademara Barros) some em determinado momento e não volta a aparecer, Luciana (Noemia Oliveira) tem mais tempo, mas também é deixada de lado. E não é que essas sejam personagens centrais ou essenciais para a trama, mas acabam ficando dispersas.

Crédito de Imagens: Migdal Filmes - © Courtesy of Netflix - © 2025 Netflix, Inc
A produção se tornou título brasileiro de maior alcance global na Netflix, pois se manteve entre os mais assistidos de outubro e quebrou um novo recorde ao chegar no Top 10 de 90 países

Quando o filme parte para o drama, ele perde seu fôlego, mas o diretor reconhece essa fraqueza e não deixa que esse segmento dure muito, o que é bom e ruim. Em parte porque o filme precisa de uma âncora emocional, o que tem, mas porque fica pueril esse segmento. Pode-se dizer que o drama dura menos do que deveria, mas na medida do que poderia.

Trailer



Ficha Técnica
Título original e ano: Caramelo, 2025. Direção: Diego Freitas. Roteiro: Diego Freitas, Rod Azevedo, Vitor Brandt - com argument original de Diego Freitas. Elenco: Rafael Vitt, Arianne Botelho, Kelzy Ecard, Bruno Vinícius, Ademara, Noemia Oliveira, Cristina Pereira, Olivia Araújo, Roger Goverth, Carolina Ferraz, Paola Carosella. Gênero: Comédia, Drama, família, aventura. Nacionalidade: Brasil. Trilha Sonora Original: Fabio Góes. Fotografia: Kaue Zilli. Edição: Vicente Kubrusly. Design de Produção: Larissa Cambauva. Empresa Produtora: Migdal Filmes. Duração: 01h41min.  Disponível na Netflix

O interesse amoroso de Pedro, Camila (Arianne Botelho), sua mãe Neide (Kelzy Ecard) e seu amigo Leo (Bruno Vinicius) são bons personagens de apoio e possuem sua relevância na história. Em especial Leo, que também está em tratamento oncológico e tenta mostrar para Pedro uma nova perspectiva da vida com câncer.

Ao fim, é um filme com muito coração, esteticamente interessante, em especial quando é preciso demonstrar os sintomas de Pedro, mas que acaba sendo raso nas dores e nos temas que evoca. Certamente vale assistir para se encantar com Caramelo, certeza que você já viu um companheiro desses por aí.

Escrito por João Pedro Fraga

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)