A escritora norte-americana Freida McFadden iniciou sua carreira literária em 2013 com o livro "The Devil Wears Scrubs". Na obra, a autora, que foi estudante de medicina e posteriormente se tornou médica, introduziu ao público elementos do campo de saúde, inspirados nessa fase de sua vida. McFadden também passou por Harvard, onde estudou matemática, mas foi somente após concluir sua formação em medicina, especialmente a partir do aprofundamento no estudo do cérebro humano, que despertou um interesse mais consistente pela escrita de ficção. Essa trajetória acadêmica singular acabaria moldando sua escrita, marcada por um olhar clínico sobre a mente, o comportamento e os limites psicológicos de seus personagens.
Com vinte e sete obras publicadas, McFadden conquistou um sucesso enorme com o livro "A Empregada", de 2022. Na trama, Millie é uma jovem desesperada por trabalho que aceita um emprego de empregada na luxuosa casa da família Winchester, esta última que é formada pelo casal Nina e Andrew e a filha de Nina, a pequena Cecilia. À primeira vista, tudo parece perfeito, mas logo o comportamento instável da dona da casa, e o clima opressor do ambiente revelam que há algo muito errado. Conforme segredos vêm à tona, Millie percebe que entrou em um jogo psicológico perigoso, no qual nada é exatamente o que parece, e sobreviver pode exigir escolhas extremas. O livro teve seus direitos adquiridos ainda no mesmo ano de publicação e aclamação, mas só em 2024 o elenco foi finalmente formado. Nina Winchester é vivida por Amanda Seyfried, Andrew Wincherster é interpretado por Brandon Sklenar e Sidney Sweeney vive Millie. Também estão no elenco Michele Morrone como o jardineiro Enzo, Elizabeth Perkins como a mãe de Andrew e Indiana Elle vive Cecilia, ou Cece, como é mais chamada. A direção ficou por conta de Paul Feig (Um Pequeno Favor, 2018).
O filme acabou ganhando, no mundo inteiro, sessões para fãs do livro e exibições antecipadas ainda em dezembro do ano passado, mas estréia com mais horários nesta quinta-feira, 01 de janeiro, após recorde de salas lotadas (mais de 200 mil pessoas já assistiram ao filme só no Brasil).
Crédito de Imagens: Daniel McFadden/© 2025 Lionsgate
O filme foi rodado no inicio de 2025, entre janeiro e março,em Nova Jersey, nos Estados UnidosO texto adaptado por Rebecca Sonnenshine (conhecida pelo texto da série "Diário de Um Vampiro - 2011 a 2016) apresenta crucialmente a essência da história escrita por McFadden, afinal, adaptações tendem a usar a linguagem audiovisual com mais licença poética. Assim, houveram algumas mudanças na transposição da narrativa para as telas.
De maneira mais rápida e prática, o filme apresenta Millie perdida, dormindo em seu carro e tentando arrumar sua vida sem causar problemas. De forma instantânea, ela consegue a entrevista com Nina para ir trabalhar fazendo de um tudo na casa dos Winchester. Com a proposta vem ainda um quarto, no sótão da casa e uma folga aos sábados. Millie fica apreensiva que sua ficha criminal apareça, mas por um milagre, Nina aparenta não ter pesquisado o background da garota. Andrew e Cece então recebem a notícia de que terão a empregada morando junto com a família. Nos primeiros dias, Nina surta com qualquer coisa e parece inventar que seu trabalho foi jogado no lixo ou que as coisas estão fora do lugar. Millie se assusta, mas precisa do trabalho e apenas continua por ali o fazendo. A jovem fica um pouco desconcertada perto de Andrew, pois ele se mostra um cavalheiro e muito bonito. Já Cece se mostra irritante e difícil de agradar, assim como a mãe. Na casa também há um jardineiro, Enzo, mas este está sempre calado e dando olhares inquietantes para Millie, o que Nina não gosta.
Certo dia, Nina pede a Millie que reserve um hotel para a patroa e para Andrew passarem o fim de semana. O pedido se torna algo usado como um erro de Millie e Andrew usa o fator para se aproximar de Millie e passar mais tempo com ela. O que leva os dois a terem noites tórridas de sexo e Millie a crer que o homem não quer mais estar casado com a maluca da esposa. E Andrew termina tudo com Nina para que Millie assuma seu posto. Só que essa troca não é exatamente algo bom para a jovem e um mundo totalmente diferente se abre quando Andrew realmente mostra quem é de verdade.
Trailer
Ficha Técnica
Título Original e Ano: The Housemaid, 2025. Direção: Paul Feig. Roteiro: Rebecca Sonnenshine e Freida McFadden. Elenco: Sidney Sweeney, Amanda Seyfried, Brandon Sklenar, Michele Morrone, Elizabeth Perkins, Indiana Elle, Megan Ferguson, Peter Colandro, Dom DiPetta. Gênero: Suspense, drama, romance, adaptação. Nacionalidade: EUA. Trilha Sonora Original: Theodore Shapiro. Fotografia: John Schwartzman. Edição: Brent White. Figurino: Renee Ehrlich Kalfus. Designer de Produção: Elizabeth J. Jones. Empresas Produtoras: Lionsgate, Hidden Pictures, Pretty Dangerous Pictures, Media Capital Technologies. Distribuidora: Paris Filmes. Duração: 02h11min.
A trama literária traz um melhor e maior desenvolvimento ao personagem de Enzo, a transformação de Millie é mais lenta e interna além do seu romance com Andrew ser construído de forma gradual, há mais camadas simbólicas e Andrew tem o mesmo fim que tem no filme, porém com diferenças mais ligadas ao quarto onde Millie se hospeda quando chega na casa pela primeira vez. A punição psicológica que os personagens sofrem também ganham mais tempo nas páginas do livro visto que no filme a linguagem visual deixa tais cenas com mais ação e drama do que exatamente suspense, mas o gênero tem certa participação em algum momento.
Paul Feig, diretor, produtor e ator conhecido em Hollywood, nos entrega uma farofa daquelas que passamos bons momentos papeando com as amigas. Temos cenas de sexo bem filmadas e um clima tenso que se resolve com a união de mulheres, uma que já não aguenta mais o que passa e a outra que chega na história para limpar a sujeira, e tem força o suficiente para isto visto sua jornada traumatizante. Não temos em tela o melhor filme adaptado do ano, mas sim uma produção que só tem um interesse: audiência. E tem tudo para conseguir muita popularidade, algo que já vem do famoso livro.
EM EXIBIÇÃO NOS CINEMAS








0 comments:
Postar um comentário
Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)