Thunderbolts*

 
Thunderbolts*, nova produção da Marvel que chega para concluir a quinta fase do MCU, é um dos filmes mais maduros que o estúdio já entregou ao seu público, mesmo que tal audiência nem sempre seja tão sagaz e entenda as entrelinhas. Após o sucesso estrondoso da série de filmes dos ''Vingadores'' (2012-2019, todos produzidos por Kevin Feige), o grupo de fãs de heroflicks no cinema se disse órfão de adaptações que trouxessem à eles o mesmo sentimento de pertencimento e tem sido ainda mais árduo aos produtores tentarem entregar produtos comerciais rentáveis e com consistência pelo backlash que longas com mais diversidade tem atraído, muitas vezes injustamente. 

O time do diretor Jake Schreier ganha então a missão de jogar nas telas um experimento sincero e que combine sobriedade, maturidade e uma conversa quase que terapêutica entre super heróis e saiba convencer os ardilosos fãs a sentarem na cadeira do cinema e refletirem sobre temáticas que causam dor a sociedade em plena modernidade, entre elas, a depressão e o próprio sentimento de não estar adequado ao que o mundo exige de cada um. A narrativa se liga aos acontecimentos pós ''Capitão América: Admirável Mundo Novo'' (Julius Onah, 2025), mas se o espectador não assistiu a série ''Falcão e o Soldado Invernal'' (Malcom Spelman, 2021) e os longas ''Viúva Negra'' (Cate Shortland,2021) e ''Homem Formiga e a Vespa'' (Peyton Reed, 2023) pode ficar um pouco perdido com quem são os anti-heróis que se juntam aqui para formar um grupo inusitado de defensores dos humanos. Principalmente se não tiver conhecimento que o bando não é o mesmo apresentado em ''O Incrível Hulk'', edição 449, pois foi a HQ mencionada que trouxe os Thunderbolts* à luz do sol pela primeira vez e personagens como Hulk, Deadpool, Venom, Duende Verde e muitos outros já chegaram a fazer parte de inúmeras variações do conjunto. Assim, o cinéfilo Marvelniano vai receber um grupo alternativo ao original, sendo eles, os ''Thunderbolts - Revolução'' que traz Yelena Belova (Florence Pugh reprisa o papel que esteve em Viúva Negra), Alexei Shostakov (também tem-se o retorno de David Harbour como o empolgado guardião vermelho russo), John Walker (Wyatt Russell é a segunda versão do Capitão América que vimos na série do Falcão e o Soldado Invernal), Bucky Barnes (Sebastian Stan vive o personagem pela oitava vez), Valetina Alegra de Fontaine (Julia Louis-Dreyfus voltando para uma quarta participação em um filme Marvel), Ava Starr (Hannah John-Kamen sai do universo do Homem Formiga e Vespa e cai aqui) e a filha do General Dreykov, Antonia (Olga Kurylenko também reprisa o papel em que esteve em Viúva Negra). Natasha Romanoff, Shang-Shi e Sharon Carter não estão presentes. Natasg pelo motivo claro do fim de sua jornada nos Vingadores. 

A apresentação de parte do grupo, já no filme da Viúva Negra, remexe nas origens e conexões entre eles visto que alguns aparecem como irmãos ou pais e filhas - algo que não ocorre nos quadrinhos. Desta forma, um certo sentimento de união e família é mais instigado e quando este filme se inicia, entendemos que Yelena está jogada no mundo realizando missões a torto e a direito para Valentina afim de tentar evitar abordar o assunto da morte de sua irmã e a ausência de seu pai. A líder da CIA e presidente de inúmeros grupos de experimentos secretos está enfrentando um pedido de impeachment no congresso norte-americano e para tentar se livrar de provas que a retirem do cargo, decide colocar em um local só todas estas e incinerar. Dentre documentos e outros arquivos, estão Ava, Yelena, John e Antonia. Além deles, um rapaz estranho, conhecido como Robert ou Bob (Lewis Pullman) também foi levado e corre risco como todos eles. Sem terem muito o que fazer e com nenhum poder sobre-humano, unem forças e tentam fugir dali. De Fontaine, no entanto, é avisada por sua ajudante Mel (Geraldine Viswanathan) o que está acontecendo e traz reforços para evitar que seus ex-combatentes trabalhem contra ela. A jovem também tem seu pé atrás com a chefe e deixa Bucky Barnes avisado do perigo que aquele grupo corre, as provas vivas dos erros da toda poderosa. Um absurdo de explosões, fogos, escaladas em grupo se dão e quase ao saírem, descobrem que o estranho entre eles é um experimento poderoso e que precisa de ajuda, pois Bob é o único que não escapa de Valentina. Durante a corrida, Bucky e Alexei se juntam à eles para então tentaram ajudar o jovem misterioso.

Durante alguns momentos dentro do espaço que estavam presos, Yelena e Bob conversam sobre a dor que o garoto sente. Um vazio muito forte que o faz ter dias ruins e dias normais. A super espiã indica ao jovem que tente ignorar a dor, pois é o que ela tem feito e diz compreender o que ele tem passado. Bob era viciado em drogas e se inscreveu em um experimento que desse à ele a oportunidade de desenvolver capacidade humanas inimagináveis, mas não necessariamente entende ou sabe o quê até compreender que se tornou alguém poderoso e invencível.

Trailer



Ficha Técnica
Título Original e Ano:  Thunderbolts*, 2025. Direção: Jake Schreier. Roteiro: Eric Pearson e Joanna Calo com argumentos de Eric Pearson - baseado nos personagens criados por Kurt Busiek e Mark Bagley (Thunderbolts), Stan Lee e Jack Kirby (Os Vingadores), Joe Simon e Jack Kirby (Capitão América), Paul Jenkins e Jae Lee (Centinela). Elenco:  Florence Pugh, Sebastian Stan, Julia Louis-Dreyfus, Lewis Pullman,  David Harbour, Wyatt Russell, Hannah John-Kamen, Olga Kurylenko, Geraldine Viswanathan, Chris Bauer. Gênero: Ação, Aventura, drama político, scifi, fantasia. Nacionalidade: EUA. Trilha Sonora Original: Son Lux. Fotografia: Andrew Droz Palermo. Edição: Angela M. Catanzaro e Harry Yoon. Design de Produção: Grace Yun. Direção de arte: Rory Bruen. Figurino: Sanja Milkovic Hays. Empresa Produtora: Marvel Studios. Distribuidora: Walt Disney Studios Motion Pictures. Duração: 02h06min.
A Marvel apresenta pela primeira vez o personagem Sentinela, criado por Paul Jenkins e Jae Lee, em 2000. Após problemas em casa com os pais, bullying na escola, e vicio em drogas, ele se vê depressivo e perdido aceitando ser parte de um experimento com uma fórmula ainda mais poderosa do que a injetada no Capitão América. O que ele não sabe é que sofrendo de esquizofrenia dissociativa, além de ser o herói, ele é também o Vácuo - um lado negro perigoso seu que ao ser liberto é ainda mais forte que Thanos e some com os seres humanos em segundos. Por fim, os deixa presos em salas de traumas e momentos sofridos que já passaram em suas vidas. Logo que tem ciência do poder magnânimo e desta dualidade de Bob, Yelena acredita que sabe o que fazer para ajudá-lo e, deixando Alexei imensamente extasiado, não tem outra escolha a não ser levar todos com ela para lutar e tentar auxiliar o complexo rapaz. 

Crédito de Imagens: © 2025 MARVEL. All Rights Reserved.
Florence Pugh revelou que insistiu muito com a produção para realizar o salto de um dos mais altos prédios do mundo no qual Yelena pula logo no start das cenas. A cena remete a um suicídio visto a temática que perambula o filme inteiro.


Com roteiro da dupla Eric PearsonJoanna Calo, a mega produção entrega ao público um blockbuster muito profundo e que sabe lidar bem com os muitos assuntos que puxa dentro da narrativa. Ao falar de depressão, solidão, amizade, irmandade, traz solidez e empurra a ação para o lado jogando o público dentro de um ''Beau Tem Medo'' (Ari Aster, 2023) menos agoniante e ao estilo Marvel de ser. A gargalhada vai surgir em piadas por aqui e por ali, mas o tom sério e mais reflexivo é muito bem direcionado e não se desequilibra. Com atuações pontuais do conjunto, os destaques ficam com a maravilhosa Julia Louis-Dreyfus e também o ator Lewis Pullman (Topgun Maverick, 2022). 

No todo, para quem não espera nada da produção, a surpresa será enorme e uma ótima pedida para os que tem jogado hate nos últimos filmes do estúdio. Aliás, a animação que ele pode também trazer é que Avengers: Doomsday, programado para 2026, deve ter a participação de alguns dos personagens, entre eles, o Sentinela. 

Avaliação: Três divãs da senhora Marvel (3/5).

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)