Flux Gourmet, de Peter Strickland | 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo


                                                                                                          PERSPECTIVA INTERNACIONAL
Exibido na Seção Encontros do Festival de Berlim

O diretor e roteirista inglês Peter Strickland é muito querido em festivais de cinema mundo afora. Com filmes como Katalin Varga (2009), seu primeiro longa, Berberian Sound Studio (2012), O Duque de Burgundy (2014) e Vestido Maldito (2018) no seu currículo, sua visão de mundo original, inusitada, atrai o público que gosta de filmes cult.

Flux Gourmet, coprodução inglesa, americana e húngara de 2022, segue essa tradição. Humor macabro, escatologia, arte e teatro, são estes os temas que norteiam este divertido filme. Todo ano um grupo de performances culinárias é escolhido para se hospedar em uma mansão rural e se apresentar para fãs sofisticados. Nestes happenings, os artistas têm que ser criativos, chocantes e juntar o melhor do teatro e da culinária. A curadora do evento, a estranha Jan Stevens (Gwendoline Christie), acompanha tudo de perto e faz de tudo para influenciar o grupo escolhido.

Temos muitas brigas artísticas, lutas de egos, arranca rabos por causa de pequenos detalhes. O grupo teatral é liderado por uma tirana, irredutível nas suas visões, mas a curadora também não é fácil, os embates começam cedo. A trupe que assessora os eventos é também muito excêntrica, principalmente o jornalista que registra diariamente as apresentações. Sofrendo de flatulência crônica, passa todo o filme usando o banheiro e disfarçando os ruídos. Assustado propositalmente pelo médico da mansão e achando que vai morrer, até topa participar dos happenings, fazendo endoscopias e outros exames intestinais ao vivo.


Ficha Técnica
Título original e ano: Flux Gourmet, 2022. Direção e Roteiro: Peter Strickland. Elenco
Asa Butterfield, Gwendoline Christie, Ariane Labed, Fatma Mohamed, Makis Papadimitriou, Leo Bill, Paolo Bafico, Harry Alexander, Richard Bremmer. Gênero: Comédia, Drama, Terror. Nacionalidade: Reino Unido, EUA, Hungria. FotografiaTim Sidell. Edição: Matyas Fekete. Design de Produção: Fletcher Jarvis. Desenho de Som: Tim Harrison. Direção de Arte: Harold Chapman. Figurino: Saffron Cullane. Produtoras: Lunapark Pictures, Red Breast Productions, Bankside Films. Produtores: Serena Armitage, Pietro Greppi. Duração: 111min. Classificação Indicativa: 16 anos.

Coroando as confusões, temos ataques terroristas do grupo teatral que foi preterido no evento do ano, discursos constrangedores em jantares de gala, orgias do grupo teatral e dos moradores do castelo, fetiches com comida. Tudo com muito humor britânico e gerando muitas gargalhadas. Até o final apoteótico, com a cura do jornalista, a morte de um dos integrantes da trupe e a apresentação final, aplaudida com fervor pelos fãs aristocratas da mansão, é muito engraçado.


O filme é cult. Temos que entrar no seu ritmo, lembrando que é um universo artificial, criado para diversão do espectador. Interpretações artificiais, cenários estilosos, roteiro excêntrico, é um filme de festivais, que não atinge o grande público, mas vai encontrar sua base de fãs de filmes neste estilo fora do olhar comercial. 

Nota: 8/10.

Vinheta da Mostra SP



Horários de exibição

21/10

16:00

CINESESC

24/10

18:20

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 1

26/10

14:00

RESERVA CULTURAL - SALA 1

02/11

15:45

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - AUGUSTA ANEXO 4


Mais informações e compra do ingresso, visite o site da Mostra SP.


Site Oficial: https://46.mostra.org/

#mostrasp #46ªmostra #46mostra
 
Instagram: @mostrasp
Twitter: @mostrasp
Youtube: /mostraSP
Facebook@mostrasp

Escrito por Marcelino Nobrega

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)