Mundo Estranho, de Don Hall e Qui Nguyen | Assista nos Cinemas

 
A 61º película dos estúdios Disney de animação tem um colorido forte e muita contemporaneidade. ''Mundo Estranho'', que remete em seu título original a quadrinhos de ficção científica publicadas pelas  antigas Avon Comics e Atlas Comics, esta última predecessora da Marvel, trazem ao público uma conversa clara sobre exploração de outros mundos por um grupo técnico, mas também permeado por familiares que embarcam na expedição por conta do parentesco com um ex-famoso aventureiro que se perdeu. O visual do filme até faz paralelo ao sci-fi de CS Lewis ''Além do Planeta Silencioso'' e muitos até farão comparações com uma das mais recentes animações de sucesso do estúdio, ''Encanto'' - algo aceitável já que a produção de ambos os filmes são quase a mesma. Outros autores que podem ter inspirado a trama também são H. G. Wells e Sir Arthur Conan Doyle

O longa conta com direção de Don Hall e Qui Nguyen e roteiro deste último. No elenco de dubladores originais: Jake Gyllenhaal, Jaboukie Young-White, Gabrielle Union, Dennis Quaid, Lucy Liu, Karan Soni, Alan Tudyk, Adelina Anthony e muito mais. Jake e Dennis, aliás, já viveram pai e filho em ''O Dia Depois de Amanha'' (2004, Roland Emmerich) e aqui retornam para um reencontro bastante apropriado visto que seus personagens são afastados pelo sumiço do personagem de Dennis, Jaegar Clade, mas reunidos pela investida deste filho chamado Searcher Clade em colaborar com uma expedição que pode ajudar o planeta e o seu lar a sobreviverem a um envenenamento no solo. Não somente a dupla tem momentos ótimos em cena, como também o personagem do filho de Jake, Ethan (Jaboukie Young-White) e até o cachorrinho da família participa de toda a viagem. Ou ainda as mulheres que estão totalmente empoderadas liderando a missão e pilotando as máquinas e aeronaves.

Strange World, título original da película, chega aos cinemas esta quinta-feira (24) em pleno fim de semana de ''black friday'' e diversas promoções em ingressos para o cinema. Um baita empurrãozinho para toda a família acabar indo ver o filme.

Trailer

Ficha Técnica
Título original e ano: Strange World, 2022. Direção: Don Hall e Qui  Nguyen. Roteiro: Qui Nguyen.  Dublagem original: Jake Gyllenhaal, Jaboukie Young-White, Gabrielle Union, Dennis Quaid, Lucy Liu, Karan Soni, Alan Tudyk, Adelina Anthony. Gênero: Animação, aventura, família. Dubladores brasileiros: Marcos Campos, Caio Freire Luiz Antônio Lobue, Carla Masumoto, Marisa Mainarte, Camila Castellani, Fabio de Castro, Giovana Calegaretti, Giovanni Mamede, Katia Campos, Ma Zink.  Nacionalidade: Estados Unidos da América. Trilha Sonora Original: Henry Jackman. Direção de Arte: Larry Wu. Edição: Sarah K. Reimers. Supervisão de Animação: Louis Jones, Kim Hazel, Andrew Feliciano, Michael Franceschi e Jason Figliozzi. Design de Produção: Justin Cram e Mehrdad Isvandi. Distribuição: Walt Disney Studios. Duração: 01h42min. 
Searcher Clade (Jake Gyllenhaal) e sua família vivem em sua fazenda e tem uma vida cultivando e cuidando do lugar. O homem perdeu o pai, Jaegar Clade (Dennis Quaid), em uma expedição há muito tempo atrás e tem esse vazio no peito. Como também é pai do jovem Ethan (Jaboukie Young-White) e esposo de Meridian (Gabrielle Union), vive para sua família e não se arriscaria a sair do seu lar se não fosse por algo muito importante como a sobrevivência deles ali. Belo dia uma velha amiga de seu pai bate a porta e o invoca para uma missão que os levará a um lugar desconhecido e ali podem tentar entender o que está acontecendo com o solo das fazendas e etc. A principio, ele resiste. Mas acaba partindo com a tripulação. A esposa e o filho, apesar de Seacher insistir para ficarem, também acabam entrando de alguma forma na missão e quando eles chegam a este lugar totalmente estranho e repleto de criaturas perigosas e vivas é uma correria só para tentarem ficar juntos e se unir contra elas. Mais que isto, irem a fundo na expedição e averiguarem o lugar que parece ter uma conexão muito forte com o solo de onde vivem originalmente.

Para surpresa da família, encontram muito mais do que esperavam e a aventura se torna um reencontro familiar, mais do que uma luta pela sobrevivência e uma corrida contra o tempo para salvarem o planeta. Os personagens masculinos são vistos em três gerações, avô, pai e filho. Um relacionamento que começa a se reconstruir com a viagem e criar laços ainda mais fortes. O avô é o famoso cara aventureiro, sagaz e cheio de vida, o pai, a preocupação em pessoa de deixar todos bem e salvos e o filho com muitas características de ambos, porém, com sua identidade própria.

Temos na tela uma família com tonalidades e diferenças e a multirracialidade deles é um dos aspectos mais interessantes, pois se respeitam e se amam. As mulheres se destacam por serem tão potentes quanto os personagens masculinos e logo ao inicio do filme entendemos que Ethan é um personagem LGBTQ. A apresentação da vida amorosa do rapaz é natural e não soa nada lacradora ou impositiva e o filme consegue construir um bom caminhar para relações familiares que tem muitos conflitos, mas nada que vá contra a vida do outro. Apenas preocupações normais e sensíveis de bem estar.


O filme nos entrega um visual impressionante e muito adequado para animações Disney. Os seres e organismos que conhecemos são altamente estranhos e, ainda que se pareçam com um ou outro bicho da fauna universal, são totalmente diferentes. Splat, uma gosma azul andante que se afeiçoa do grupo é o menos perigoso do lugar e um dos bichinhos que promete trazer muitas gargalhadas as crianças e adultos. A participação ativa do cachorro da família Clade em toda as aventuras também. As construções todas aliás, nos fazem rir e nos emocionam pela boa intenção que a produção parece querer causar.

A dublagem brasileira como sempre arrasa. Marcos Campos dá vida a Searcher Clade, Caio Freire a Ethan e Luiz Antônio Lobue ao vigoroso Jaegar Clade. Carla Masumoto é Callisto Mal, a personagem que também é de Lucy Liu e Marisa Mainarte é Meridian, a esposa de Clade, no original interpretada por Gabrielle Union. A indicação certa é assistir em qualquer idioma, mas o produto que a distribuidora entrega no Brasil é de alta qualidade, então não há porquê não ver dublado.

Henry Jackman assina a trilha sonora do filme e esta embala bons momentos da viagem conseguindo energizar toda a estranha jornada dos personagens meio a fuga e andanças por este novo mundo. O canal da Walt Disney até disponibilizou um vídeo especial sobre o som do filme e é super indicado assistir (clique aqui).  

Em suma, a animação causa amorosidade e afeto e é disso que toda jornada precisa. Um colorido primoroso, traços super especiais e personagens cheios de encanto e bravura.

Avalição: Três reencontros de amor (3/5)

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)