Força Bruta, de Sang-yong Lee | Assista nos Cinemas


A última vez que vimos o ator Don Lee na telona ele estava acompanhado de Angelina Jolie e ambos viviam heróis de uma nova fase da Marvel no aguardado ''Eternos'' (leia resenha aqui). A primeira muitos devem lembrar, pois foi com o grandioso Invasão Zumbi (2016, de Sang-ho Yeon), filme de enorme sucesso de bilheteria, que agora foi ultrapassado pelo longa Beomjoidosi 2, novo lançamento da Paris Filmes no país que ganhou título de Força Bruta.

O enredo apresenta ao espectador o detetive Ma Dong-seok, interpretado por Lee, com uma prática um tanto quanto ''polêmica'' de trabalho, pois o homem desafia bandidos na mão e os leva presos. Os colegas de trabalho o acham o máximo e o dia-a-dia no escritório é divertido. Certo dia, o chefe do detetive, Jeon Il-man, papel de Gwi-hwa Choi, decide acompanhá-lo em uma viagem ao Vietnam para repatriarem um criminoso. Il-man não fala inglês corretamente e vem de pouca serventia a Lee. Na realidade, os dois quase ficam presos no aeroporto por conta do 'pouco tato' do chefe de polícia. O alívio só vem com o auxilio e socorro de um compatriota que trabalha na Embaixada da Coréia do Sul. 

A dupla segue seu caminho e começa suas investigações no lugar. Estão ali para apreender bandidos que, aparentemente, tem sequestrado pessoas no Vietnam. Um deles, o assassino Hae-sang, interpretado por Sukku Son, está foragido por diversos crimes e acabara de cometer mais um. O sequestro e assassinato do filho de um grande empresário coreano. Contudo, Hae-sang acaba também matando todos diversos aliados que o ajudaram a chegar próximo do garoto para que não haja informações aos departamentos de justiça. Logo, um destes homens, com medo de retaliação, foge e vira informante por livre e espontânea pressão (para não dizer medo de apanhar) do detetive Lee. Mais personagens vão se aliando a Lee no lugar e alguns deles são bem picaretas, aliás. No entanto, nenhum consegue fugir das garras deste policial duro na queda.
                                                                                                                
                                                                                                                                                              Créditos: Divulgação    
Don Lee é o centro das atenções no filme e tem boa liderança em cena

O assassino procurado é cheio de artimanhas e consegue driblar a dupla de policiais e ir atrás de dinheiro na Coréia do Sul junto a família do jovem morto. Lee e Il-man então retornam para uma luta final com Hae-sang e este confronto se torna o grande ápice do terceiro ato no filme. Hae-sang é sanguinário e consegue ferir muitas pessoas, mas terá o que merece assim que o detetive por as mãos nele. 

Nesse meio tempo, a mãe do jovem morto acaba por virar uma das mulheres mais poderosas na Coréia, pois acaba tendo mais pessoas da família sendo mortas e a sede de vingança vem aliada a justiça que será feita pelos planos de Lee.

Créditos: Divulgação    
Gwi-hwa Choi, Don Lee e Sukko Son estão no filme que teve uma das melhores bilheterias do ano na Coréia do Sul, além de aclamação da crítica especializada.

O filme, que é continuação de Beomjoidosi, lançado em 2017 com titulo em inglês de ''The Outlaws'', é um barato só. Tem comédia, muita ação, muita porrada e muito sangue. Os personagens são muito potentes em cena e a trama é bem amarradinha. Don Lee é quase um ''Liam Neeson sul-coreano'' na fita, diria até que melhor, pois ainda encontra tempo para tentar ir a ''blind dates''. O personagem é demasiado importante para a caminhada da história e ainda que seja um pouco tosco é impressionante a sua força e moral justiceira. O humor também é seu ponto alto junto ao dos colegas de departamento policial. A atuação de Sukko Son como o bandido procurado é extremamente convincente. O olhar matador e perfil totalmente lunático são de deixar qualquer um com todos os pelos do corpo arrepiados. 

Força Bruta entrega um roteiro coeso e é um baita filme de ação para os que são fã do gênero. Ma Dong-seok, Min-Seong Kim, Sang-yong Lee e Young-jong Lee assinam o roteiro. O longa de 2017, ganhador de quase quinze prêmios, contou com Yoon-Seong Kang na direção e roteiro e o cineasta e roteirista não aparece na equipe deste aqui. É muito interessante que Don Lee e Ma Dong-seok são as mesmas pessoas, mas o artista usa o primeiro nome para produções internacionais e no filme interpreta alguém com o próprio nome de batismo. 

Trailer


Ficha Técnica
Título original e ano: Beomjoidosi 2, 2022. Direção: Sang-young Lee. RoteiroMa Dong-seokMin-Seong KimSang-yong Lee e Young-jong Lee. ElencoMa Dong-seok, Sukku Son, Gwi-hwa Choi, Ji-hwan Park, Heo Dong-won, Ha-Jun, Park Ji-young, Yo-sep Song. Gênero: Ação, Crime, Thriller. Nacionalidade: Coréia do Sul. Trilha Sonora Original: Kim Tae-seong. Fotografia: Sung-Lim Ju. Edição: Sun-min Kim. Dublês: Daniel Kwanghwee Choi. Distribuição: Paris Filmes. Duração: 01h46min.
.
Força Bruta foi lançado em maio deste ano na Coréia do Sul e teria lançamento no Brasil no inicio do mês, mas só está chegando agora aos cinemas e é importante motivar a cena dos filmes sul-coreanos por aqui. Ainda mais uma produção bem realizada e com ótima carga artística.

O filme tem na bagagem indicações a festivais asiáticos e levou prêmios no Chunsa Film Awards nas categorias de ''Melhor Filme Segundo o Júri Popular'', ''Novos Diretores'' para Sang-yong Lee e ''Ator Coadjuvante'' para Ji-hwan Park.

Avaliação: Três surras bem dadas (3/5).

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)