Kobra: Auto Retrato, de Lina Chamie | 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

                                                                                                                                       MOSTRA BRASIL

O documentário “Kobra Auto Retrato” passou pela Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e contou tanto com sessões gratuitas no vão livre do Masp como sessão para convidados. Além de eventos de pré estréia esta semana na capital paulista. Nestes momentos, pode-se dizer que a reação do público foi bastante positiva e em algumas das ocasiões as salas ficaram lotadas. 

Sob o olhar sensível e apurado da cineasta Lina Chamie, a produção, narrada pelo próprio artista, segue uma linha temporal descritiva que traz fatos desde os primeiros anos, o início de carreira, seus primeiros trabalhos como Street Art até se tornar o muralista mundialmente conhecido dos dias atuais.

A produção vai a periferia onde nasceu e cresceu como uma criança que não se adaptava à realidade e só pensava em arte, lotando cadernos de desenhos. Daí ter ganhado dos colegas o apelido de Kobra. O jovem Eduardo começou a se expressar na clandestinidade, como um adolescente pichador. Mas até neste aspecto ele já demonstrava um gosto próprio pela arte de rua, mudando o que para a sociedade era sinônimo de “vagabundo” para uma forma de expressão e um caminho para a auto suficiência. 

Trailer

Ficha Técnica

  • Título original e ano: Kobra Auto Retrato, 2022. Roteiro e Direção: Lina Chamie. Com: Kobra. Gênero: Documentário. Nacionalidade: Brasil. Músicas: Claude Debussy, Racionais MC's, Felix Barreira (a.k.a. Gordão), György Ligeti, Steve Reich, Gustav Mahler, O Grivo, César Franck, Bodes & Elefantes, Piotr I. Tchaikovsky, Iannis Xenakis, DJ Lean Rock, Demigodz. Direção de Fotografia: Lauro Escorel, ABC. Montagem: Lina Chamie . Direção de Produção: Jefferson Pedace. Som Direto: Juliano ZoppiDesenho de Som: Lina ChamieEdição de Som e Mixagem: Pedro Noizyman. Produzido por: Lina Chamie e Vinícius Pardinho. Produção ExecutivaVinícius Pardinho e  Jefferson PedaceProduçãoGirafa Filmes. Distribuição: Imovision. Duração: 84min. 

O filho de tapeceiro e dona de casa começou a fazer pequenos trabalhos, como cartazes e pinturas de cenários, até que foi chamado para decorar um famoso parque dos anos 90 e seu trabalho lhe rendeu algum dinheiro. A partir de então, seu talento foi reconhecido ganhando visibilidade.

Entretanto, o documentário vai além, adentrando também o universo mais íntimo do artista, dando ao público um relato comovente dos desafios enfrentados por ele no campo psicológico e das relações familiares.

Quem vê sua arte monumental, de colorido vibrante e intenso, não imagina as dores e lutas que estão por trás. Suas obras refletem sua busca interior e abordam questões sociais, ambientais, históricas, trazendo mensagens de fraternidade a não violência através de seu estilo único e impressionante.


Impossível pensar a cidade sem remeter a algum mural do artista. Seu trabalho ganhou o mundo, um deles, recentemente, chegou ao Walt Disney World Resort, como parte do Disney Springs Art Walk: A Canvas of Expression. A obra mostra crianças de sete lugares do planeta. Aliás, ele foi o primeiro artista brasileiro a ter um mural por lá. Sendo assim imortalizado em espaços mundiais e de grande visibilidade, apesar do próprio Kobra dizer que “prefere ser visto através de seus desenhos”.

Kobra - Auto Retrato” contou com exibição no Festival do Rio na 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e também em um importante de Festival de Documentários em Nova York. 

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Helen Ribeiro

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)