Mato Seco Em Chamas, de Adirley Queirós e Joana Pimenta | 55º Festival de Brasília


MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL - LONGA METRAGEM

Exibido em 14/11, às 20h30min.

Combinação de realidade e ficção, o longa co-dirigido por Joana Pimenta e Adirley Queirós retrata uma gangue feminina do Sol Nascente, região periférica do Distrito Federal, onde descobriu-se haver petróleo. Essas "gasolineiras" extraem e processam petróleo em sua própria refinaria, revendendo gasolina para motoboys da região a preço bem inferior ao do mercado. Paralelamente a isso, a população local precisa lidar com um toque de recolher restritivo que impede a circulação noturna de pessoas, sob a vigilância severa de um carro blindado da força de segurança que faz rondas noturnas em busca de infratores. A realidade de faroeste urbano das protagonistas não poderia ser mais diferente da propaganda higienizada do que é Brasília aos olhar turístico. Uma paisagem semiárida que mistura cidade com área rural, onde o horizonte se perde na vegetação seca do Cerrado até encontrar a cidade mais próxima, é o cenário da história destas mulheres, que resistem ao sistema que ameaça puni-las pelo contexto de criminalidade no qual estão inseridas. O filme reflete sobre o encarceramento e a desumanização sofrida pelas pessoas que passam pelo sistema penitenciário, estigmatizadas para sempre pela sociedade que promete igualdade, mas parece estranhamente fetichizar o punitivismo.


Ficha Técnica
Título original e ano: Mato Seco Em Chamas, 2022. Direção e Roteiro: Adirley Queirós e Joana Pimenta. Elenco: Joana Darc, Lea Alves, Andreia Vieira, Débora Glamurosa, Gleide Firmino e Mara Alves. Gênero: Ficção, Documentário, Drama e Crime. Nacionalidade: Brasil. Trilha sonora: Muleka 100 Kalcinha. Direção de Fotografia: Joana Pimenta. Direção de Arte: Denise Vieira. Som: Francisco Craesmeyer. Montagem: Cristina Amaral. Produção: Adirley Queirós. Produção Executiva: Simone Gonçalves. Direção de Produção: Andreia Queiroz, Luana Otto, João Niza. Produtora: Cinco da Norte e Terra Treme. Distribuição: Vitrine Filmes. Duração: 153min. 

Mato Seco em Chamas tem ares de distopia, mas também soa assustadoramente atual, potencializando a construção de sua estética quase-documental com a atuação potente de seu elenco de personagens reais, interpretando híbridos de suas personas verdadeiras com pitadas de ficção. Elementos de suas biografias trazem grande dose de sinceridade a suas atuações, usando de longas cenas de monólogos e interações espirituosas entre as intérpretes para conquistar o público (missão na qual são surpreendentemente bem-sucedidas). As gasolineiras são críveis, respiram, dançam, têm tesão e sonhos, alguns deles interrompidos, misturando-se com o ambiente que as envolve e absorve. Um filme denso e desafiador que tira o público de sua zona de conforto, questionando-o de suas certezas e dando margem para ressoar após o fim da sessão.


Serviço :

55º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

De 14 a 20/11. Ingressos para a Mostra Competitiva: 20 R$ (inteira) ou 10 R$ (meia).

Local: Cine Brasília, Complexo Cultural de Planaltina e Complexo Cultural Samambaia.

Informações e inscrições para oficinas e atividades de mercado: www.festcinebrasilia.com.br

Escrito por Petterson Costa

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)