Contra o Mundo, de Moritz Mohr | Assista nos Cinemas


O jovem ator Bill Skarsgärd descende de uma família repleta de artistas e tão novo já conta com uma filmografia extensa que vai além de 40 títulos, com dois deles previstos para este ano - ''Nosferatu'' e ''O Corvo''. Em seu mais recente trabalho , ''Contra o Mundo'', vive ''Garoto'', um menino que após ter os pais assassinados é treinado para virar uma máquina mortal e acabar com a ditadura dos Vander Koy, clã liderado por Hilda, papel de Famke Jansen. A produção tem direção do diretor alemão Moritz Mohr que estréia na condução de longas-metragens após a realização de uma série de tevê e três curtas. O elenco é formado por atores renomados como Michelle Dockery (Downton Abbey), Sharlto Copley, Brett Belman, Andrew Koji e outros.

Co-produção entre Alemanha, África do Sul e Estados Unidos, a película vem com muita violência explicita e ganhou a classificação máxima no Brasil e em muitos outros países. Chegou a passar pelo Toronto International Film Festival, em setembro de 2023, e iniciou sua caminhada de estreia pelo mundo esta semana. Mohr aplica ao filme um gênero tarantinesco com vibe de video game oitentista que possui um leve gosto de ''Jogos Vorazes'' e apesar do filme se desequilibrar em certas escolhas, apresenta um bom desenvolvimento e um plot twist pra lá de intrigante.

''Boy Kills World'', título original do longa, chega ao país com distribuição da Paris Filmes.

Trailer


Ficha Técnica
Título Original e Ano: Boy Kills World, 2023. Direção: Moritz Mohr. Roteiro: Tyler Burton Arend Remmers, Mortiz Mohr - baseado no curta ''Boy Kills World'', de Arend Remmers e Mortiz Mohr. Elenco: Bill Skarsgard, Famke Janssen, Jessica Rothe, Michelle Dockery, Brett Belman, Isaiah Mustafa, Yayan Ruhian, Sharlto Coplaey, Nicholas Crovetti, Cameron Crovetti, Quinn Copeland, Andrew Koji. Gênero: Drama, Suspense, Ação. Nacionalidade: Alemanha, África do Sul e Estados Unidos da América. Trilha Sonora Original: Ludvig Forssell. Fotografia: Peter Matjasko. Edição: Lucian Barnard. Direção de Arte: Kirk Doman e Charis Baleson. Figurino: Danielle Knox. Empresas Produtoras: Hammerstone Studios, Nthibah Pictures, Ventaro Filmes, Raimi Productions. Distribuidora: Paris Filmes. Duração: 01h55min. Classificação: 18 anos. 
Contra o Mundo segue uma linha narrativa onde o espectador acredita estar sabendo o que está acontecendo com a jornada dos personagens e, na verdade, ele está assistindo tudo como se fosse o personagem central, Garoto (Skarsgärd). O menino desde criança é treinado por Shaman (Yayan Ruhian) de forma brutal para lutar ferozmente e destruir aqueles que estão no poder. O menino que acaba ficando mudo muito pequeno tem sonhos surreais que claramente são provocados por alucinógenos que Shaman o dá sem que este saiba. Assim, tudo que o garoto imagina ou pensa saber vai se tornando uma verdade confusa sobre quem ele é e criando uma única certeza para ele: matar Helda Van Der Koy é sua única missão na vida e vingar a morte de seus entes queridos.

Os anos se passam e ele finalmente se sente pronto para lutar, mas Shaman não sabe ao certo se é a hora. Logo, na chegada da cerimônia em que os civis são ''castigados/mortos'' para causar medo e respeito, Garoto se rebela e sai atacando a segurança de Helda. Neste meio tempo dá de frente com os aliados e parentes da tirana, Melanie Van Der Koy (Michelle Dockery), Gideon Van Der Koy (Brett Belman e Glen Van Der Koy (Sharlto Copley). Melanie e Glen são casados e Gideon e Melanie, que são irmãos, são responsáveis pela cerimônia. O time de segurança dos Van Der Koy é extremamente vil e June27 (Jessica Rothe), uma lutadora sarada e que não leva desaforos para casa, sai batendo em qualquer um que ousar perturbar os ideais de seus superiores. 

Enquanto tenta se safar da perseguição que enfrenta, Garoto conhece os líderes da revolução Bennie (Isahah Mustafa) e Basho (Andrew Koji). Os homens querem derrubar os Van Der Koy há anos, mas um deles estava preso e o outro afugentado, pois todo o grupo da revolta houvera sido morto ou desapareceu. Mas com o imparável Garoto, percebem que finalmente tem uma grande chance e decidem ir pra cima com tudo e acabar com a dinastia sanguinária da família de Helda. O trio consegue chegar longe, mas é ao se depararem com a lider do clã que Garoto perceberá quem é e o porquê o Shaman o treinou. As memórias de seu passado, imagens da irmã Mina (Quinn Copeland) e a mãe sendo morta voltarão com novas e reveladoras surpresas. 

                                                                                                   Créditos: Courtesy of Roadside Attractions
A produção foi rodada em Cape Town, na Africa do Sul, em fevereiro de 2022.

Com um humor bastante ácido e até pesado, o filme desponta para um longa de ação surpreendente e inesperado. Porradaria, explosões, encontros e desencontros familiares e muito, muito sangue se dão em tela. Michelle Dockery está perfeita como a ambiciosa Melanie, Sharlto Coplay é o bobo da corte, pois é um dos apresentadores da cerimônia de abate dos civis. Já Gideon é o diretor de tudo. E nada pode dar errado, ainda que dê. Bill Skarsgärd está gigantesco em cena. Luta, apanha, e se passa por um grandalhão perdido que só quer vingança. Seu amor de irmão o motiva a ir longe e ele consegue mais respostas do que imaginava ter. Famke Jansen, está assustadora e muito maluca, sua ditadora cruel é guiada por motivos sanguíneos e é a sua entrada em cena que responde o que aqui e ali o espectador podia pensar ser verdade.  Yayan Ruhian aparece como um guia místico malucaço e ao fim do terceiro ato se entende o porquê. Jessica Rothe entrega uma guerreira potente e que vai até o fim para defender os seus.

O longa tem um tom de distopia ao mesmo tempo que é uma ação contagiante e cheia de entretenimento. O colorido pop que se exibe é atraente e muito parecido ao estilo visto em ''Kill Bill - Volume 1'' ( Tarantino, 2003). Um figurino de classe alta é visto nos Van Der Koy, enquanto os civis vestem fiapos e roupas rasgadas. A trilha de Ludvig Forssell constrói as ambientações em cenas de perseguições e porrada de forma crucial e a direção de Mohr é realmente muito necessária. O diretor vem com tudo e simplesmente apresenta ao público um filme bem atípico e que tem tudo para agradar os fãs de cultura pop.

                                                                                       Créditos: Courtesy of Roadside Attractions                               
Assim como Bill Skarsgärd seu irmão Alexander viveu um personagem mudo em ''Mute'' (2018) 

Personagens malucos, famílias poderosas, civis contra militares, Contra o Mundo embala uma jornada de vingança intimista que se torna uma ode ao afeto entre irmãos. 

Não saia da sala de cinema até o fim dos créditos.

Avaliação: Três socos no coração(3/5)

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)