A Primeira Profecia, de Arkasha Stevenson | Assista nos Cinemas


Em junho de 1976, ''A Profecia'', de Richard Donner, estreava nos cinemas e iniciava uma bela jornada cinemática que resultaria em uma franquia estadunidense de seis produções para contar o renascimento do anticristo e o papel da igreja católica perante o ocorrido, sendo elas: Damien, A Profecia 2 (1978), A Profecia 3 (1981), A Profecia 4 - O Despertar (1991) e um remake homônimo do primeiro filme (2006). A mais recente, titulada ''A Primeira Profecia'', chega agora as telas de todo o mundo com direção de Arkasha Stevenson e dá uma volta na história contando o inicio de tudo em um prequel bem realizado e com ótimas performances, incluindo, a atuação da atriz brasileira Sônia Braga que vive a personagem ''Irmã Silva'', responsável por um orfanato em Roma, Itália, que assiste crianças necessitadas e especiais junto a freiras de todas as idades em processo de entrada no clã católico apostólico romano. O terror é estrelado por Nell Tiger Free e traz ainda no elenco: Nicole Sorace, Ishtar Currie-Wilson, Andrea Arcangeli, Tawfeek Barhom, Ralph Ineson, Charles Dance, Maria Caballero, Dora Romano e Bill Nighy. Fazem parte da franquia também duas produções televisivas datando de 1995 e 2016.

Na trama escrita pelo trio Tim Smith, Arkasha Stevenson e Keith Thomas, com argumentos de Ben Jacoby, a jovem Margaret Daino (Nell Tiger Free) é enviada dos Estados Unidos a Roma para tomar seus votos e iniciar sua vida em cristo. No lugar, é recebida pelo Cardeal Lawrence (Bill Nighy) que a conduz, muito satisfeito por sua chegada, até o orfanato administrado pela Irmã Silva (Sônia Braga). Margaret passa a dividir moradia com Luz (Maria Caballero), moça amistosa que em breve também tomará os votos. No orfanato-convento, a récem-chegada fica encantada com o trabalho das Irmãs e presta atenção especial em Carlita (Nicole Sorace), uma criança que sempre está de castigo ou afastada das outras por conta de seu comportamento ou desenhos macabros. Margaret começa a se perceber na menina, pois também enfrentou problemas na infância e decide enfrentar a Irmã Silva para respeitar Carlita e a ajudar com seus pensamentos vis. No entanto, recebe notícias do Padre Brennan (Ralph Ineson), um religioso ex-comungado, sobre uma conspiração maligna na Igreja Católica que parece envolver Carlita e todos os superiores como o Cardeal Lawrence e a Irmã Silva. Com o intuito de entender a situação e ajudar, Margaret acaba descobrindo mais do que imagina até sobre si.

 ''A Primeira Profecia'' é baseada nos personagens criados por David Seltzer e sua pré-produção foi iniciada ainda em 2016. A distribuição do longa é da 20th Century Studios.

Trailer


Ficha Técnica

Título Original e Ano: The First Omen, 2024. Direção: Arkasha Stevenson. Roteiro: Tim Smith, Arkasha Stevenson, Keith Thomas - com argumentos de Ben Jacoby e baseado nos personagens criados por David Seltzer. ElencoNell Tiger Free, Sônia Braga, Nicole Sorace, Ishtar Currie-Wilson, Andrea Arcangeli, Tawfeek Barhom, Ralph Ineson, Charles Dance, Maria Caballero, Dora Romano e Bill Nighy. Gênero: Terror. Nacionalidade: Eua. Trilha Sonora Original: Mark Korven. Edição: Bob Murawski e Amy E. Duddelston. Fotografia: Aaron Morton. Produção: David S. Goyer e Keith Levine. Distribuição: 20th Century Studios Brasil. Duração: 119min.

Idealizado para trazer mais informações aos fãs da franquia sobre como foi possível trazer o anticristo ao mundo, o longa surge como um excelente terror. O espectador é levado a investigar junto a protagonista os ocorridos macabros que se exibem na tela. Assim, acompanha-se a jovem Margaret estranhar um mundo que talvez ela já faça parte e sequer saiba. Cenas assustadoras de partos tenebrosos se dão e temáticas como maternidade, infância e o sobrenatural vem à tona e deixam qualquer um de olhos atentos. 

Formas do tinhoso, mãos horripilantes e roupas que no escuro ganham vida dão aquele leve horror e o efeito não exagerado escolhido aqui auxilia a trama a caminhar e se desenvolver bem. As enganações por quais o espectador passa é a mesma que a personagem central tem de sentir e, talvez, somente para o fã mais assíduo dos filmes seja mais óbvio perceber os rumos que se está tomando. No entanto, a direção não deixa que nada se revele facilmente e mantêm sua audiência atenta a alimentando com dados complementares como um quebra cabeça onde ao final do jogo tudo se encaixa perfeitamente. 

                      Photo courtesy of 20th Century Studios. © 2024 20th Century Studios. All Rights Reserved.
''A Profecia'' (1976) chegou a ser indicado a duas categorias no Oscar, ''Melhor Canção Original'' e ''Melhor Trilha Sonora Original'', ambas assinadas por Jerry Goldsmith. A trilha acabou levando a estatueta.

O filme conta com uma pequena participação do ator Charles Dance (Tywin Lannister de Game of Thrones) como o Padre Harris e o personagem instiga o espectador a querer saber mais e mais da trama quando é morto de forma sobrenatural durante um encontro com o Padre Brennan logo no start dos trabalhos. As pressuposições que vão crescendo a partir dali implementam e preenchem o enredo de forma maravilhosa.

É delicioso assistir Sônia Braga ganhar uma personagem de tanta importância e arrasar como sempre. A presença de Bill Nighy, que já interpretou vampiros, homens apaixonados e atrapalhados e é um super camaleão, é intrigante e cheia de dualidade. Ralph Ineson consegue causar impacto desde o momento que sua voz ressoa. O ator tem um timbre ultra potente e grave que quase assusta de tão perfeito que o é.

Arkasha Stevenson estréia na direção de longas após ter conduzido curtas e produções para a tevê. Sua câmera consegue agoniar e assustar sem traumatizar. Um direcionamento que busca conectar a trama como um todo e chega a um ótimo resultado, pois não pesa a mão. Também não faz o espectador sofrer e prefere deixar oculto a enganar - tática sagaz, aliás. O texto também não pesa a história e segue um curso normal para um prequel. 

Em suma, não há excessos, como muitos outros do gênero costumar fazer e a trilha sonora segue um ritmo mediano que não alcança suas anteriores. No mais, é um filme que agrega e, sendo assim, já traça um caminho muito edificante.

Avaliação: Três nascimentos demoníacos (3/5).

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)