Ghostbusters - Apocalipse de Gelo, de Gil Kenan | Assista nos Cinemas

 

Neste mais novo longa da franquia estrelada por Paul Rud, Billy Murray e cia, Gil Kenan, que também assina o roteiro ao lado de Jason Reitman, assume uma tarefa ingrata. Dirigir uma sequência de um blockbuster de sucesso já é uma responsabilidade e tanto. Quando se trata de tentar requentar o sucesso de uma obra de 40 anos atrás, nem se fala! E sendo o público alvo o público nerd, sabemos como é: qualquer que seja o resultado, ele será odiado em maior ou menor escala.


Nesta sequência direta de Ghostbusters: Além da Vida (Jason Reitman, 2021), temos um filme muito mais dinâmico, bem humorado e melhor escrito. Apesar de seu carro chefe ainda ser a nostalgia e das referências serem onipresentes, ele supera a necessidade do longa anterior de copiar ipsis litteris a trama dos originais da década de 1980.


Além de trazer de volta os caça-fantasmas originais (exceto o falecido ator Harold Ramis, interprete do Dr. Egon Spengler), o fantasma Geléia, versões mini do vilão Marshmallow, a antiga casa de bombeiros do primeiro filme e até o personagem Walter Peck (que retorna como prefeito!) tentando congelar as atividades do grupo, a direção de arte do filme tem um trunfo a mais para incorporar a aura de nostalgia pretendida. Mesmo se passando nos dias atuais, várias tecnologias obsoletas são vistas em tela, como telefones de disco. Mas o mais impressionante é que mesmo as novas invenções introduzidas pela equipe de cientistas que surge para compor o time têm uma estética “futuro do passado”.


E por falar em direção de arte, a caracterização de McKenna Grace como Phoebe está de parabéns ao deixar a menina incrivelmente parecida com o avô, Egon Spengler. Apesar da história ser sobre a equipe, Phoebe é a clara protagonista e vive revoltada pela impossibilidade de liderar - ou mesmo pertencer ao seu time - por ser a mais nova, mesmo que seja a mais capaz. Isso seria dilema o suficiente para a personagem, mas ainda introduzem o clássico plot da amizade proibida. Aqui, uma caça-fantasma vai ter sentimentos contraditórios por… uma fantasma.


Créditos: © CTMG. All Rights Reserved.

A produção está sendo lançada quarenta anos após o primeiro filme ter chegado as salas em todo o mundo e no ano de comemoração dos 100 anos da Columbia Pictures.  O filme também surge como espécie de homenagem ao diretor Ivan Reitman, responsável pelos dois primeiros longas da franquia.

Além de manjado, o conflito carece de aprofundamento. Mas, a bem da verdade, nem teria como ser aprofundado no meio de tanta trama mais importante. Para enfrentar um vilão tão poderoso quanto o deus milenar Garraka, os roteiristas escalaram um time de mocinhos tão grande que quase não cabe junto em tela. Embora isso funcione em alguns momentos, um personagem importante como Trevor (Finn Wolfhard) é deixado de lado. Sua paixonite do filme anterior, a jovem Lucky (Celeste O'Connor), é trazida de volta, mas nem o romance é desenvolvido e a presença da moça na cidade não é sequer explicada de forma satisfatória.


O simples lema “menos é mais” teria salvado o filme. E talvez um vilão que fizesse mais juz à própria ameaça. Mas ainda é uma boa diversão. Kumail Nanjani, Dan Aykroyd e Paul Rudd funcionam muito bem como alívios cômicos. E quando forem assistir, lembrem-se: tem cena pós-créditos!


Trailer

Ficha Técnica

Título original e ano: Ghostbusters -Afterlife, 2021. Direção: Gil Kenan. Roteiro: Gil Kenan e Jason Reitman - baseado no roteiro de Ivan Reitman, Dan Akroyd e Harold Ramis. Elenco: Paul Rudd, Mckenna Grace, Logan Kim, Celeste O'Connor, Annie Pots, Carrie Coon, Finn Wolfhard, Bill Murray, Dan Aykroyd, Ernie Hudson, Kumail Nanjiani, Patton Oswalt, Emily Alyn Lind e James Acaster. Gênero: Comédia, aventura, fantasia. Nacionalidade: Canada, Eua e Reino Unido. Trilha Sonora Original: Dario Marianelli. Fotografia: Eric Steelberg. Edição: Nathan Orloff e Shane Reid. Figurino: Alexis Forte e Ruth Myers. Distribuição: Sony Pictures Brasil. Duração: 01h55min. 

Escrito por Luana Rosa

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)