Em um ano em que o Brasil está no centro da agenda ambiental global, a Embaixada do Reino Unido, junto às organizações Oceana e Instituto Mar Urbano, realiza no Cine Brasília, nos dias 7 e 8 de agosto, o festival Tela Verde: Mostra Britânica de Proteção da Natureza. O evento celebra, por meio da linguagem audiovisual, a parceria entre britânicos e brasileiros na luta pela preservação do meio ambiente.
A mostra reúne três produções audiovisuais que dialogam entre si ao apresentar histórias inspiradoras de proteção à natureza. A programação inclui os documentários britânicos Ocean, narrado por David Attenborough - uma das maiores vozes da conservação ambiental no mundo - e Guardians, produção da United for Wildlife, fundada pelo príncipe William, que homenageia guardiões ambientais de diferentes partes do planeta. Entre os ativistas apresentados estão as mulheres do povo Guajajara, que habita a margem oriental da Amazônia, no Maranhão.
Completando este diálogo bilateral, o Brasil é representado pelo documentário Quanto Vale o Azul?, do Instituto Mar Urbano, que aborda a importância da conservação da vida marinha e o potencial da Economia Azul no país. O filme foi lançado em junho na terceira Conferência dos Oceanos da ONU, em Nice, na França, e faz agora sua primeira exibição nacional em Brasília.
Na abertura da mostra, dia 7 (5a feira), estarão presentes a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, uma das entrevistadas do último episódio da série documental Guardians, e a embaixadora do Reino Unido, Stephanie Al-Qaq . Na programação do dia 8 (6a feira), Ademilson Zamboni, diretor geral da Oceana e Ricardo Gomes, do Instituto Mar Urbano, farão a apresentação dos filmes que integram a programação.
Voltada a um público amplo — de ambientalistas e educadores a estudantes, ONGs e amantes do cinema e da natureza — a mostra busca sensibilizar, engajar e fortalecer o compromisso coletivo com o futuro do planeta.
A iniciativa reflete as prioridades compartilhadas por Reino Unido e Brasil na agenda climática e na valorização da biodiversidade, especialmente no contexto da COP 30, que será realizada em Belém do Pará, em novembro de 2025.
A mostra faz parte do calendário de celebrações oficiais dos 200 anos de relações diplomáticas entre Reino Unido e Brasil.
FILMES EM EXIBIÇÃO
GUARDIANS
Duração: 59 min | Ano: 2025 | Direção: Benjamin Zand | Classificação: Livre
Narrado pelo Príncipe William, o documentário revela o trabalho de guardiões da natureza ao redor do mundo, incluindo a Terra Indígena Caru, no Maranhão. Um tributo emocionante a quem protege o planeta com coragem e dedicação.
QUANTO VALE O AZUL?
Duração: 30 min | Ano: 2025 | Direção: Ricardo Gomes | Classificação: Livre
Ambientado no Rio de Janeiro, o documentário apresenta a Economia Azul como caminho para conciliar desenvolvimento e preservação, destacando ações concretas de conservação da vida marinha.
Ambientado no Rio de Janeiro, o documentário apresenta a Economia Azul como caminho para conciliar desenvolvimento e preservação, destacando ações concretas de conservação da vida marinha.
OCEAN
Duração: 108 min | Ano: 2025 | Direção: Colin Butfield, Toby Nowlan, Keith Scholey | Classificação: Livre
Narrado por Sir David Attenborough, “Ocean” mergulha nos mistérios e desafios dos ecossistemas marinhos, reforçando a importância da sua recuperação e proteção.
Narrado por Sir David Attenborough, “Ocean” mergulha nos mistérios e desafios dos ecossistemas marinhos, reforçando a importância da sua recuperação e proteção.
SERVIÇO
Tela Verde: Mostra Britânica de Proteção da Natureza




Realização: Embaixada do Reino Unido
Apoio: Secretaria de Cultura e Economia Criativa | Cine Brasília | BOX Cultural | Instituto Mar Urbano | Oceana | Gráfica Movimento | United for Wildlife
0 comments:
Postar um comentário
Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)