Juntos, de Michael Shanks


O body horror é um subgênero do horror que explora a violação do corpo, seja fisicamente ou, até mesmo, psicologicamente. Nesse filme de Michael Shanks, sua estreia na direção de longas, os horrores do corpo são explorados para tratar de relacionamentos fadados ao fracasso. 

Tim (Dave Franco) e Millie (Alison Brie) estão de mudança para o interior, ela aceitou uma proposta de emprego para lecionar numa escola nova, ele está se recuperando de um evento traumático, mas não parece contente com a mudança. Tim é um músico e deseja perseguir esse sonho, mesmo que não esteja fazendo nada para isso no momento. 

O casal já não se relaciona sexualmente há algum tempo e isso causa muita frustração em Millie, que não vê onde ela estaria errando, mas ela respeita o afastamento de Tim por conta da recente perda dos pais, que o deixou abalado. Millie tenta se reconectar com o amado, propõe uma caminhada na mata e eles acabam caindo num poço e ficam presos uma noite inteira lá. Quando acordam, suas pernas estão grudadas.

Crédito de Imagens: 1.21, 30WEST, Picturestart, Princess Pictures, Tango Entertainment / Diadmond Films Brasil, Divulgação
O longa foi inteiramente filmado na Austrália, com um total de 21 dias de filmagem.

Shanks explora alguns terrenos do terror, usando sonhos para expandir o que sabemos sobre os personagens, seus medos, seus anseios, em especial Tim. Há uma cena de sonho que é tão procedural em terror que o efeito fica em segundo plano. Porém, a construção que o diretor tece para trabalhar a questão do relacionamento em declínio é surpreendentemente boa. 

Algo na caverna faz com que Tim se sinta atraído por Millie, não no sentido comum da palavra, é como se o corpo dele desejasse se fundir a ela, ser um com ela. Enquanto no campo do raciocínio lógico eles parecem estar cada vez mais distantes, em momentos de vida, em vontade de estarem juntos, o corpo grita outra coisa. 

É bom ver Alisson Brie e Dave Franco tão entrosados e se divertindo em seus papéis, com um texto que consegue trabalhar as ideias de forma madura, questionando se eles estariam juntos porque se amam ou só porque se acostumaram com a presença um do outro. Terminar um relacionamento, ainda mais um relacionamento longo, é um desafio e nenhum dos dois parece querer encarar essa realidade.

Trailer

Ficha Técnica 
  • Título Original e Ano: Together, 2025. Direção e Roteiro: Michael Shanks. Elenco: Dave Franco, Alison Brie, Damon Herriman, Mia Morrissey, Karl Richmond, Jack Kenny, Francesca Waters, Aljin Abella, Sarah Lang, Rob Brown, Ellora Iris, Charlie Lees & MJ Dorning, Tom Considine, Melanie Beddie, Nancy Finn, Mark Robinson, Michael Shanks, Sunny S. Walia. Gênero: Terror, Ficção Científica, Romance. Nacionalidade: Austrália e Estados Unidos. Trilha Sonora Original: Cornel Wilczek. Fotografia: Germain McMicking. Edição: Sean Lahiff. Design de Produção: Nicholas Dare. Direção de Arte: Sam Jamieson. Figurinista: Maria Pattison. Empresas Produtoras: 1.21, 30WEST, Picturestart, Princess Pictures, Tango Entertainment. Distribuidora: Diamond Films Brasil. Duração: 1 h 42 min.


O filme é muito forte nesse sentido, mas deixa um pouco a desejar no horror corporal em alguns momentos, o diretor consegue gerar nervosismo no espectador, mas nem sempre a medida usada é suficiente, há quase uma higienização e um medo de ser visceral. Ainda assim, tem bons momentos.

HOJE NOS CINEMAS

Participe da promoção #JuntosNoCinema. Saiba mais em: diamondfilms.com.br/juntos

Escrito por João Pedro Fraga

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)