Por que tantas adaptações de jogos falham em capturar a essência de suas obras originais? Nos últimos 30 anos, temos observado diversas produções que tentam levar jogos ao cinema, mas frequentemente enfrentam problemas de execução. Esses problemas variam desde baixo orçamento e desconexão com a narrativa do jogo até uma busca por um realismo deslocado, ou até mesmo a exploração do nome da franquia para gerar um 'hype' que rapidamente se revela injustificável. É raro encontrar exemplos de boas adaptações que traduzam efetivamente o espírito do game em um longa-metragem live action. Há uma diferença crucial entre o espectador passivo de um filme e o jogador que interage ativamente com o mundo criado, seguindo as regras estabelecidas. Considerando isso, transpor o sentimento de 'Until Dawn' (lançado originalmente em 2015) para o formato de filme é uma tarefa desafiadora. Apesar de sua linguagem visual ser cinematográfica e facilitar esse processo, o jogo foi estruturado narrativamente para funcionar com base nas escolhas do jogador. Seus méritos residem, sem dúvida, na combinação de uma jogabilidade simples com a liberdade e o peso de suas decisões. Por meio dessa interação, a narrativa extrapola os clichês do terror e permite diversas possibilidades, tornando a experiência de acompanhar a história divertida e envolvente.
O filme de 2025, dirigido por David Sandberg, falha miseravelmente em entregar um longa-metragem à altura da obra original. Sem a possibilidade de interação do público com os rumos da narrativa, a história se apoia em um loop temporal vinculado às mortes dos cinco protagonistas. A premissa até possuía potencial — algo já bem explorado em A Morte Te Dá Parabéns (Christopher B. Landon,2017) —, mas rapidamente se desmancha ao longo da trama, apodrece com o tempo e culmina em uma conclusão apática e frustrante.
Crédito de Imagens: Screen Gems, PlayStation Productions, Mangata Production, Vertigo Entertainment, Coin Operated, Filmhouse Hungary / Sony Pictures - Divulgação
A produção cinematográfica que traz um grupo de amigos tentando sobreviver até o amanhecer chega no aniversário de 10 anos de lançamento do jogo.
Os clichês do gênero estão todos presentes, o elenco tem seu carisma, mas a direção raramente consegue criar momentos de tensão ou verdadeiramente memoráveis. Aposta pesado nas mortes violentas, mas sem atribuir a elas qualquer peso dramático. O loop temporal, que tenta simular a variedade de escolhas do jogo, rapidamente se revela cansativo e pouco inspirado. A trama, completamente nova, tenta forçar conexões com a história vivida no jogo — pontos frágeis, inseridos apenas para justificar a sua adaptação.
A verdade é que o filme poderia ter qualquer outro nome — com pequenas alterações, ninguém faria sequer uma associação direta com o jogo. Trata-se de um terror clichê e medíocre, com poucos momentos realmente interessantes. Pode até funcionar como passatempo em uma sexta-feira descompromissada, mas dificilmente vai manter alguém envolvido e interessado... até o amanhecer.
Trailer
Ficha Técnica
- Título Original e Ano: Until Dawm, 2025. Direção: David F. Sandberg. Roteiro: Blair Butler, Gary Dauberman - baseado no jogo original Playstation / ©2024 Sony Interactive Entertainment Europe. Elenco: Ella Rubin, Michael Cimino, Odessa A'zion, Ji-young Yoo, Belmont Cameli, Maia Mitchell, Peter Stormare, Tibor Szauervein, Lotta Losten, Mariann Hermányi, Willem van der Vegt. Gênero: Terror. Nacionalidade: EUA e Hungria. Trilha Sonora Original: Benjamin Wallfisch. Fotografia: Maxime Alexandre. Edição: Michel Aller. Design de Produção: Jennifer Spence.Empresas Produtoras: Screen Gems, PlayStation Productions, Mangata Production, Vertigo Entertainment, Coin Operated, Filmhouse Hungary. Distribuidora: Sony Pictures Brasil. Duração: 01h43min.
EM EXIBIÇÃO NOS CINEMAS
0 comments:
Postar um comentário
Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)