O que é um monstro? O monstro em si, aquele que o cria ou aqueles que o relega à condição de monstro. O filme de Steve Hudson, "Frankie e os Monstros", tenta responder essa pergunta com uma animação muito bonita, enquanto também nos leva numa formidável viagem sobre querer ser amado por ser exatamente quem se é.
Frankie (voz original de Asa Butterfield) é um monstro, mas também é uma criança rejeitada por seu criador, o Cientista Louco (voz original de Rob Brydon), que está sempre em busca da sua próxima grande criação, mas não encontra tempo para cuidar das dezenas de seres que já criou. No início do filme conhecemos a mais nova criação do Cientista, que recebe o nome de “Criação”. As referências a "Frankenstein" (James Whale,1931) são muitas e divertem.
Frankie e os Monstros moram no Castelo Grotescal, uma mansão no topo da colina de uma cidade em que os aldeões morrem de medo dos moradores do citado Castelo, assim como os monstros temem os o povo da cidade. A monstruosidade de cada lado é colocada em tela, assim como a doçura e a bondade.
Crédito de Imagens: Gringo Films, Aniventure, Assemblage Entertainment, Fabrique d'Images, GFM Animation, Wild Bunch, Traumhaus Studios, Senator Film - Paris Filmes / Divulgação
A co-produção entre Alemanha, França, Reino Unido e Luxemburgo é adaptada do graphic novel em série "Stitch Head" que já conta com seis livros
A história se coloca em movimento quando um circo chega à cidade. Prometendo um show de aberrações. O espetáculo é fraco e deprimente, mas quando o dono fica sabendo da existência de monstros na colina, uma ideia macabra passa por sua mente. Frankie, por sua vez, está cansado de não ser amado por seu criador, que só pensa na próxima invenção.
O menino é seduzido pelas promessas de amor da audiência que o dono do circo diz para ele, e então se junta à comitiva de aberrações. Porém, para ter cada vez mais amor, Frankie vai precisar dar cada vez mais de si, até as costuras e os limites entre o desejo de ser amado e o amor-próprio se desfazerem.
Trailer
Ficha Técnica
Título Original e Ano: Stitch Head, 2025. Direção: Steve Hudson e Toby Genkel (co-diretor). Roteiro: Steve Hudson - baseado no Graphic Novel de Guy Bass. Vozes Originais: Asa Butterfield, Joel Fry, Rob Brydon, Alison Steadman, Fern Brady, Tia Bannon, Jamali Maddix, Paul Tylak, Ruth Gibson. Dublagem brasileira: não divulgada. Gênero: Animação, Comédia, Aventura, Família. Nacionalidade: Alemanha, Luxemburgo, França, Reino Unido. Trilha Sonora Original: Nick Urata. Supervisão de Animação: Nirmal David. Design de Som: Guido Zettier. Produtores: Guy Collins, Adam Nagle, Marc Gabizon, Mark Mertens, Amanda Kerridge, Mark Rau, Michael Luda, Sonja Ewers. Empresas Produtoras: Gringo Films, Aniventure, Assemblage Entertainment, Fabrique d'Images, GFM Animation, Wild Bunch, Traumhaus Studios, Senator Film.Distribuidora: Paris Filmes. Duração: 01h29min.
O longa contou com sua estréia no Festival Annecy, na França, em junho deste ano. Além de passar também pelo Festival de Zurich, na Suíça, em setembro passado. As estreias comerciais iniciaram este mês de outubro, mas ele ainda ganha janela, e a sua última, em fevereiro do ano que vem, na Irlanda.
Frankie e os Monstros é daquelas surpresas que dão gosto de ver, com uma animação bonita, ainda que com frame rate alto, em alguns momentos, trata de amizade, de querer ser amado e de reconhecer a sua monstruosidade. Tem uma dublagem muito boa e divertida, mas que peca em balancear a trilha em alguns momentos. Ao final, ás vezes buscamos o amor nos lugares errados.
HOJE NOS CINEMAS
0 comments:
Postar um comentário
Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)